O Google I/O é um evento muito conhecido feito pela Google para o Mundo. Basicamente neste evento são apresentados inúmeros projetos onde a Google está presente. Aliás, um dos pontos mais interessantes deste Google I/O foi um centro de chromebooks que utilizavam o Debian como sistema para apresentar um software que mostrava alto sincronismo entre cerca de duas dezenas de computadores. Já agora, uma das notícias mais interessantes deste evento foi o número de utilizadores que já ativaram o seu android: 900 milhões!
Ora, um outro evento que ocorreu foi o abordado aqui neste texto: como ter acesso root aos novos óculos da Google, os Google Glass. Durante o processo, é mostrado o Ubuntu que é usado como ferramenta que comunica com o Google Glass para realizar então o processo de "rootear".
Tal como os apresentadores referiram, este processo faz perder a garantia dos Google Glass, portanto, é um processa nada recomendável. Toda a apresentação pode ser vista no vídeo abaixo, onde o Ubuntu aparece ao minuto 7:00.
Se você estiver atento vai reparar em dois pormenores: é utilizado o Unity como ambiente gráfico e é utilizado um dos Wallpapers padrão do Ubuntu 12.04, portanto o mais provável é que estão usar essa mesma versão do Ubuntu. O motivo é compreensível, querem alta estabilidade, que o Ubuntu 12.04 LTS tem esse grande objetivo.