Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 23:20 Pesquisa avançada

Computador dedicado a downloads com acesso remoto

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Computador dedicado a downloads com acesso remoto

Mensagempor daniellfranco » Ter, 4 de Junho 2013, 1:42

Pesquisei... pesquisei... e pesquisei mais um pouco...
Definitivamente parece que não tem mesmo plugins para aceitar download http no Deluge :\
No próprio fórum do deluge tem alguns pedidos por esse tipo de plugin, mas a resposta que dão é que "não há necessidade de inventar a roda" eles dizem que o deluge é apenas um torrent downloader e para downloads http é para usar um browser... achei tópicos no google groups de gente mencionando que gostaria desse tipo de plugin para utilizar com a mesma finalidade que eu, mas foram todos respondidos com a citação de que o deluge é apenas um torrent downloader...

Sacanagem isso... :( :( :(

Pelo menos achei o Aria2 que parece suprir todas as minhas necessidades (torrent/http/ftp...) e também tem suporte a WebUI... não tem uma WebUI tão bonitinha como a do deluge mas serve...
Bom... vou testa esse Aria2, se for bom fica, senão ponho o qBitTorrent que eu ja uso aqui e gosto muito também + algum downloader e dai do uma pesquisada sobre como configurar uma área de trabalho remota ou por SSH mesmo :yeah:
Por enquanto to testando isso tudo no meu note... mas já to vendo as placas para montar um servidorzinho de baixo consumo (vou tenta conseguir menos de 50w de consumo).

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 5 de Junho 2013, 1:06

Por acaso você fez-me lembrar de algo que uma vez tinha lido e nunca mais me lembrei. Há um ou dois anos ouvi falar da interface do Aria2, mas nunca mais me lembrei dela! Um dia destes vou ter de abordar esse software que me parece muitíssimo interessante!

Entretanto, tal como eu sugeri, depois não deixe de partilhar aqui tudo o que você fez, nomeadamente a receita dos softwares e, se possível, fotografias do servidor! :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor daniellfranco » Qui, 6 de Junho 2013, 4:04

Então, testei o Aria2...
É muito bom... masss tem um problemão!!! e bota "ão" nisso!

Se o sistema reiniciar, digamos que por culpa de alguma queda de energia, ao retornar, vamos supor também que tenha alguma configuração para que o terminal já religue automaticamente (não sei se tem como, nunca precisei disso, e ainda não procurei se da para fazer) o aria2 e ative o rpc que seria o sinal para o webUI, todo o histórico de downloads some depois do sistema reiniciar (ou se fechar terminal que está rodando o aria2...), se fosse apenas o histórico de downloads HTTP tudo bem, mas some os torrents também necessitando que vc execute os .torrent novamente para retomar o download/seeding... e na minha opinião isso é uma falha terrível!!

agora já tenho que ir dormir... mas vou continuar pesquisando para ver se tem solução para essa falha amanha!

Um segundo probleminha, mas que não é de muito incomodo... É que o WebUI do aria2 não instala no aria2, no aria2 vc apenas executa o comando aria2c --enable-rpc --rpc-listen-all que irá ativar a comunicação do aria2 com o programa de WebUI, que será instalado no computador que está acessando o computador remoto ao invez de ser instalado no computador remoto para não precisar baixar nada para acessar o aria2! Mas isso pode ser contornado utilizando o site do criador (ziahamza) do WebUI para o aria2, mas assim eu teria que acessar um site que tem os arquivos do WebUI carregados, digitar o link de acesso ao meu computador remoto, digitar login e senha e dai entrar... me sinto um pouco inseguro em digitar caminhos para meu computador remoto em um servidor estranho...

EDIT: o WebUI do Deluge é infinitamente superior... pena o Deluge não ter plugin para download HTTP :(
Será que é muito difícil fazer um plugin para download HTTP pro Deluge?

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 6 de Junho 2013, 21:10

Desconhecia esse facto de perder a informação. Significa portanto que toda a interface está sempre totalmente em memória. Pode ser bom para otimizações e talvez segurança (não sei, estou a atirar ao ar possíveis motivos), mas para casos como esse de desligar é um problema. Em todo o caso, você não queria isto para um servidor 24/7!? Se sim, não precisa de se preocupar, ele não vai estar a trabalhar sobre um ambiente Windows 8)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor daniellfranco » Qui, 6 de Junho 2013, 21:28

Eu pensei nisso... o problema está em possíveis quedas de luz...

Mas... eu vou pesquisar mais afundo essa noite, quem sabe eu ache uma maneira de fazer o aria2 salvar um registro dos downloads... pelo menos fica melhor de retomar os downloads que ficaram pela metade durante uma queda de energia...

Você que ta mais por dentro do Terminal... tem como fazer o terminal iniciar automaticamente o aria2 (ou qualquer outro programa) ao iniciar o sistema? digamos que em caso de queda de energia, com a BIOS configurada para religar a maquina ao "sentir" a energia, ao reiniciar o Terminal já re-inicia o aria2, que se tivesse um registro recuperável dos downloads ele já poderia retomar o download automaticamente sem necessitar de uma intervenção minha, e isso seria muito bom :upsiu:

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 6 de Junho 2013, 21:48

Se você quer simplesmente adicionar o aria2 ao arranque do Ubuntu:

Se quiser abrir o aria2 num terminal durante o arranque do Ubuntu, faça um pequeno script e ponha-o no arranque, da mesma forma que é explicado no link. Se precisar de ajuda para o script, é só pedir! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Exploit » Seg, 10 de Junho 2013, 5:41

o servidor está feito?
Exploit

Mensagempor daniellfranco » Seg, 10 de Junho 2013, 12:23

Exploit (10-06-2013, 5:41) escreveu:o servidor está feito?

Calma... rsrsrrs... tava meio corrido por esses dias... mas fica tranquilo... assim que eu terminar eu posto um passo-a-passo com as melhores soluções que eu achei durante toda essa pesquisa :upsiu:

daniellfranco

Mensagempor daniellfranco » Sex, 14 de Junho 2013, 14:14

Olá pessoal, não pude mexer muito no meu projeto de Download Center essa semana pois estava bem corrido aqui, ontem a noite eu já tive uma folga...

Então, ontem a noite, eu tava tentando por em pratica o projeto, vou usar o Deluge e o FatRat, apesar do FatRat suportar torrents também pela WebUi ele apenas aceita torrents de links magneticos, então quando eu pego um torrent de tracker fexado que apenas me fornece arquivos .torrent ele não aceita a não ser que eu esteja do computador em que ele esta rodadando, mas remotamente não aceita... e o Deluge aceita, ao adicionar torrent pelo WebUi do deluge vc apenas seleciona que quer a partir de um arquivo e dai vc ele abre a janela para selecionar o arquivo, faz o upload, e começa a baixar o torrent tranquilamente...
Então eu vou usar o Deluge pra torrent (logico hehehe) e o FatRat para downloads HTTP...

Então, com os programas está tudo resolvido, apenas estou com um problema, que pode ser até meio bobo mas eu estou me batendo baste... eu ainda nem dormi, fiquei a noite inteira tentando resolver isso, vir trabalhar sem dormir é tenso... ainda bem que hoje está mais tranquilo aqui...

Meu problema atual é o seguinte:
Eu não estou conseguindo configurar um host do no-ip através do roteador para ter acesso as portas do WebUi do Deluge e do FatRat remotamente... através do link criado pelo no-ip eu no maximo consegui acessar pela rede local quando ao invés de por o meu ip la no site do no-ip eu coloquei o ip da maquina local (10.1.1.100), mas assim não daria certo para fazer acesso remoto. Aparentemente está tudo certo as configurações... o roteador está configurado para jogar a porta da maquina para o ip geral na aba virtual server do roteador (TP-LINK, o modelo eu vou ficar devendo por enquanto, pois já não estou em casa) e também tentei por DMZ...

Detalhes:
Meu roteador detecta meu IP como IP Dinamico...
Eu utilizo internet via radio, pois aqui no meu baixo a ADSL mal pega...
Segundo a empresa que fornece o sinal via radio o meu ip é ip fixo...

Eu imagino que, mesmo que seja verdade que seja ip fixo (até pq eu ja notei que o meu ip mostrado naqueles sites como meuip.com.br nunca muda), ao passar pelo modem que alimenta a antena, o qual eu não tenho acesso, ele transforma em ip local e meu roteador reconhece como ip dinamico (pois fica 198.163.3.1) e cria mais um ip local por ele (que dai fica 10.1.1.1 que na realidade era diferente antes mas eu mudei por ser mais fácil esse numero)...

Talvez se eu tivesse acesso ao modem da antena eu pudesse redirecionar as portas com sucesso... mass.... como não dá... :\

Alguém tem uma ideia de como fazer isso dar certo sem mexer no modem???

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 18 de Junho 2013, 21:21

Não percebi bem, mas você tem uma rede interna certo? Geralmente o que se faz num router é o seguinte:

O router distribui o tráfego na rede, por isso você pode comunicar entre computadores da mesma rede. Para além disso a firewall dele deixa todo o tipo de ligações (normalmente) de dentro para fora (da sua rede para a Internet). Por outro lado, ele bloqueia TODAS as ligações que houverem de fora para dentro.

O que se faz normalmente é criar uma regra em que abre uma porta e reencaminha essa porta para um IP específico (e uma porta se quiser). Basicamente é isto.

No entanto não percebi bem de como você tem aí as coisas. Em todo o caso, recomendo vivamente a utilização de um DNS:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais