Finalmente, sem erros.
Meu deskmod atual usando mint 15.
Como os senhores sabem, eu gosto muito de pular de distro em distro e saber o que está acontecendo. Apesar de ainda gostar muito do Ubuntu e achar que eles estao no caminho certo pra se tornar um a mais no mercado, não da pra nadar contra a maré e não aceitar que ainda falta a canonical acertar a performance de seu sistema operacional. Até agora OpenSuse e Xubuntu tem sido meus lugares comuns para quando quero trabalhar, mas como também dou aula, tenho um computador sobrando para testar vários outros sistemas.
Porquê finalmente?
Sempre tive problemas com o mint, hell, o meu mint favorito até agora era o 12 que era um frankstein (gnome shell+ cinnamon). A partir daí, breaks constantes, menus que demoravam horas para abrir ( e isso não era um problema apenas meu por que eu via os exatos erros no github do projeto) e com tudo isso, apesar de gostar muito da interface me afastava do mint e ainda, me fazia não recomendar ele para ninguém.
E aí Olivia chegou
Com a chegada da nova versão, me senti compelido a instalar e fui. Novamente, maravilhado por tudo aquilo que o mint tras que o ubuntu nao pensa. Um sistema onde eu não preciso saber cada coisa pra operar e que eu posso utilizar ele out of the box, economizando meu tempo. Mas ao mesmo tempo não me desrespeitando como programador: Aquele applet não está pegando? Olhe uma linha no json do applet para resolver.Apesar disso no entanto, eu sempre estava com aquele pensamento na cabeça (alguma hora vai parar, alguma hora vai parar...)
E até agora, não parou
E minha experiencia fica muito mais palatável. Eu me sinto em casa e sinceramente com um computador que me da as respostas tao fluidas quanto meu OpenSuse, o que me da conforto como usuário.
Só que agora vem a melhor parte
Uma coisa que eu só descobri agora, é que no firefox do mint vem automaticamente favoritado o blog do clem...e no blog do clem acontece uma coisa que eu sinceramente acho o maior barato no linux. O cara explicar pra gente como funciona o processo de criação da sua distribuição:
E o próprio também discutir com seus leitores as features do Linux mint
Isso é legal para caramba. Algo que eu só vi semelhante no elementary, mas de uma forma bem menos intrusiva. é legal ver o próprio clem respondendo os leitores e falando "poxa essa é uma boa idéia, vou falar com os desenvolvedores e talvez implementar". Esse sentido de comunidade me deixou apaixonado, considerando a hipótese de usar o mint diariamente.
Nem tudo são flores
Mint olivia ainda tras bugs. Existe um bug que não renderiza o wallpaper da expo algumas vezes(resolvendo-se trocando o modo do papel de parede quando acontecer) o que comparado ao que eu vivia antes no mint não é absolutamente nada...Mas eu ja vi esse bug no github e agora tenho confiança de que existem pessoas que estão me escutando e estao desenvolvendo para isso. Isso é Linux.Comunidade, união, trabalho e esquecer que ta batalhando contra a microsoft ou a apple, só usar um computador.
Linux Mint, você me ganhou.