Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:24 Pesquisa avançada

Cooler girando demais?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Cooler girando demais?

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qua, 24 de Julho 2013, 9:02

Olá amigos! Cá estou eu com uma dúvida... (que novidade) :upsiu:

Anteriormente eu estava com problemas em relação a instalar o Ubuntu 12.04 LTS no meu notebook novo e devido a isso, fiquei um breve tempo com o rWindows 7. Águas passadas. Instalei o 13.04.

Mas, volta e meia estou aqui no note, fazendo qualquer tarefa simples como navegar na internet ou escrevendo um texto, e o cooler do note fica fazendo barulho. Entrando em atividade vigorosa e acalmando logo em seguida. A cada troca de aba no Firefox eu escuto um "vruuuuuuuuunnnnnnnnnnnn..." vindo do meu note. Com o frio que está fazendo aqui, não acredito que o meu note tenha motivos pra superaquecer assim como uma simples digitação não deve acelerar tanto o processador. Além disso, na época do rWindows meu note era bem silencioso.

O que pode ser?

PS: já instalei o laptop-mode-tools no meu Ubuntu.

Abraços!
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Re: Cooler girando demais?

Mensagempor Rafael Schonberg » Qua, 24 de Julho 2013, 11:28

Não tens os drivers da placa Gráfica instalada.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor CelticWarrior » Qua, 24 de Julho 2013, 13:28

Rafael Schonberg (24-07-2013, 11:28) escreveu:Não tens os drivers da placa Gráfica instalada.

Será mesmo? Os drivers open-source e/ou genéricos não deveriam resultar nesse sintoma. Contudo, é uma boa sugestão para iniciar o troubleshooting.
Galiza Nação!
CelticWarrior

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 24 de Julho 2013, 13:37

Eu apostaria nisso mesmo! No meu computador, se eu não tiver os drivers instalados (juntamente com o bumblebee) tenho o cooler ativo o tempo todo, como se estivesse a jogar!

Por isso neste momento, para averiguarmos, convém saber qual é exatamente o modelo do computador e se possível qual a placa de vídeo. O modelo diz-nos se é um sistema híbrido de placas de vídeo, caso comum para estes sobreaquecimentos.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qua, 24 de Julho 2013, 18:55

Obrigado à todos que me responderam. Desculpe ser meio vago e nem colocar emoticons nem citar nada. Estou respondendo pela resposta rápida por falta de tempo mesmo.

Poderia ser, mas não tenho certeza. Nos detalhes, aqui me aparece claramente:

Gráficos: Intel® Sandybridge Mobile x86/MMX/SSE2

Em todo o caso, se querem as especificações do meu notebook:

Aspire V-5-471
- Processador Intel® Core™ i3-2375M CPU @ 1.50GHz × 4
- 4GB Ram
- 500 HD (isso nem deve interessar :P )
- Ubuntu 13.04 32-bits (não consegui de maneira alguma instalar o 64-bits)
- Kernel atualizada 3.9.9
- laptop-mode-tools instalado

Qualquer coisa, me mandem notícias! Abraços, amigões! :D
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 24 de Julho 2013, 19:57

Foi um problema semelhante que me levou a mudar para o Debian. No meu caso, foi solução imediata!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Julho 2013, 0:07

Pelo que vi nos sites que falam desse modelo, ele só tem mesmo a placa Intel. Bom, então basicamente o que significa é que você não gosta do peso do Unity. O Unity utiliza muito processamento gráfico (muito dele desnecessário na minha opinião!!) e então faz o seu computador aquecer.

Acho um pouco estranho pois no meu caso ele não dispara se eu tiver a minha placa de vídeo ligada (tenho um sistema híbrido com uma nvidia). No entanto as exceções existem e podemos estar num caso desses.

Bom, partindo do princípio que a culpa é do Unity a solução será você usar um ambiente alternativo, nomeadamente o Gnome-Shell!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qui, 25 de Julho 2013, 2:36

Obrigado pelas respostas. Mais uma vez cá estou eu rapidamente, de passagem apenas.

Luis, seria uma alternativa até, mas eu justamente uso o Ubuntu porque gostei dele e foi uma das poucas distros que me chamou atenção no mundo Linux. Talvez até mesmo pelo seu apelo visual. Não sei se trocaria por outra distro. Sei que pra quem usa Linux a tempos, qualquer distro é melhor que voltar ao Windows. E ,de certo modo, concordo.

Claudio não pense que não foi a primeira coisa que me passou pela cabeça. Sou novo no mundo Linux mas aprendo rápido. Instalei inclusive o Gnome Classico (ou Fallback como é chamado agora no 13.04). Parece ter de nada adiantado. Além disso, ele tem "papado" a bateria bem rápido.

:( Acho que vou ter que voltar pro Windows...

Ao menos o meu computador de mesa ainda segue com Ubuntu.

Abraços. Me mandem notícias. Espero que boas. :)
Quando der eu volto.
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor CelticWarrior » Qui, 25 de Julho 2013, 15:27

Eu sigo sem poder lhe dar uma solução ou sequer uma ideia para iniciar o troubleshooting :( mas voltando um pouco atrás lembrei que no início você comentou que tinha instalado o laptop tools. Já tive más experiências com esse num netbook Intel, não só não notei qualquer diferença na duração da carga de bateria como também aleatoriamente as USB se desligavam (tinha apenas um rato conetado e tinha que reconetar sempre que se apagava) mas também é certo que não tive o sintoma que reportou. Ainda assim seria de testar sem esse. É que o problema pode mesmo estar aí ou nalguma configuração que está faltando.
Galiza Nação!
CelticWarrior

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qui, 25 de Julho 2013, 17:19

Cara, aí pode até ser... Mas se eu tirar isso, vou ter outro problema: meu notebook não vai desligar. Não, é sério. Se quer acompanhar esse drama, lê este tópico aqui:
viewtopic.php?f=36&t=5281

Instalar esse laptop-mode-tools foi a única coisa que consertou esse erro. Daí eu fico nessas... :/
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Imagem
rodrigo_sabbat

Próximo

Voltar para Questões gerais