@Cláudio
@Luís
Não conformada, peguei uma flashdrive e novamente a fiz bootável com o Puppy Linux... explorando o sistema, verificando todos os menus, eu finalmente consegui encontrar o GParted (acho que com o nervosismo dos dias anteriores, a falta de atenção dominava minha cabeça), excluí a partição da memória SWAP, como disseram... Reiniciei o PC... O tracinho piscante apareceu de novo... Mas, porém, entretanto, todavia, de repente a tela cor de vinho brilhante apareceu novamente e, dessa vez com "Ubuntu" e aqueles pontinhos brancos que piscam na cor laranja, informando que o sistema estava carregando! Problema resolvido!!
Eu só tenho uma dúvida: deixo como está e não mexo em mais nada, ou eu formato tudo de novo (não quero fazer isso, estou cansada)?
O netbook da minha irmã... Enfim, o portátil desliga, não abre mais nada e nem bootar uma distro pela RAM eu estou conseguindo mais...
Minha irmã disse que eu estou com mãos de ferro... não entendi o que ela quis dizer...
Detalhe: meu pai todo o tempo dizia: "Relaxa, ele só está te testando. Deixa ele descansar um pouco e esfria a sua cabeça. Uma hora você vai consertar ele e vai ficar tudo bem..." - Sábias palavras de meu pai.