Clemens Toennies, a frente de seus desenvolvedores, anunciou o primeiro protótipo do Netrunner 13.06 SE. Nesta edição, certos componentes de software foram substituídos por seus equivalentes mais seguros. De acordo com o anúncio de lançamento, esta versão do Netrunner fornece privacidade e segurança em mente. Isso significa que você é capaz de usar a Internet de forma mais segura, e possivelmente poderá burlar a censura.
Além disso, há a capacidade de criptografar mensagens de e-mail com GPG e conversar com segurança com seus amigos via texto, áudio ou vídeo; você pode também criptografar arquivos e pastas ou usar uma partição criptografada a partir do Netrunner SE 13.06, que é construído sobre o Netrunner 13.06 e vem com as seguintes características e mudanças: Firefox com Tor pré-configurado, FoxyProxy, HTTPS Em todos os lugares e NoScript; Thunderbird com Enigmail; Vidalia como ferramenta de configuração Tor; Pidgin com suporte OTR para chats de texto criptografado.
O que é o Netrunner Stealth?
Tendo sua primeira versão lançada em 2010, o Netrunner vem para preencher a lacuna entre Kubuntu e KDE, isto porque o objetivo do Kubuntu é de entregar o KDE puro, sem qualquer modificação por parte da equipe de desenvolvimento da distro, já o Netrunner vem com o objetivo de “lapidar” o KDE, de forma a entrega-lo com recursos essenciais ao dia a dia, uni-lo as “nuvens” e entregar uma aparência renovada. Esta versão do Netrunner, a Stealth, fornece bastante privacidade e segurança (certos componentes de software foram substituídos por seus equivalentes mais seguros)