Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 13:40 Pesquisa avançada

Disponível o Alpha 2 do Mageia 4

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Disponível o Alpha 2 do Mageia 4

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 9 de Setembro 2013, 21:27

O segundo alpha do Mageia 4 foi lançado em 06 de setembro, dentro do prazo do cronograma de desenvolvimento da mageia 4, com muitas atualizações, novos pacotes e melhorias.Este alpha 2 vem com kernel 3.10.10, Systemd 206, RPM 4.11.0, Qt 4.8.5, RPM 4.11.0, e Perl 5.18.0. O Grub legacy é menu de inicialização padrão, mas o uso do Grub2 pode ser escolhido durante a instalação.

Além dos ambientes gráficos KDE 4.11, GNOME 3.9.11, LXDE, RazorQt, Xfce e E17, a Mageia 4 Alpha2 vem com o ambiente gráfico Mate e o Cinnamon (ver no wiki).

Dentre os aplicativos, destacamos o Libreoffice 4.1.1, o Firefox 23.0.1, o Steam 1.0.0. e muito mais.

Uma outra novidade é a MageiaWelcome (ver aqui no Fórum Mageia do Brasil). É um aplicativo que ainda está em desenvolvimento e que objetiva fazer uma apresentação inicial da Mageia, com dicas e orientações úteis de como instalar os repositórios de software (mídias), de como instalar aplicativos populares (inclusive codecs de áudio e vídeo) e de como acessar a documentação de ajuda e o suporte comunitário.

Outras melhorias estão sendo implementadas: ver Notas de Lançamento, Errata e mais notícias aqui. Todos estão convidados a auxiliar na caça aos bugs e a participar e contribuir para fazer a Mageia 4 ficar cada vez melhor.

Lembramos que esta é uma versão alfa e não deve ser instalado em máquinas de produção, deve ser usada apenas para testes.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Disponível o Alpha 2 do Mageia 4

Mensagempor Rafael Schonberg » Seg, 9 de Setembro 2013, 22:01

É bastante diversificado.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 9 de Setembro 2013, 23:19

Rafael Schonberg (09-09-2013, 22:01) escreveu:É bastante diversificado.

Não é muito diferente do Ubuntu :obvio: Mas sim, acho que o Mate não existe nos repositórios oficiais do Ubuntu.

Entretanto, acho super interessante utilizar os softwares mais atuais e até pormenores como o Steam. No entanto, acho estranho terem escolhido pôr o Gnome 3.9x. Não sei como ele anda, mas tendo em conta que é uma versão de transição para algo estável que vai ser o 3.10, não acho que seja uma escolha perfeita, mas programadores lá terão os seus motivos. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Seg, 9 de Setembro 2013, 23:50

Claudio Novais (09-09-2013, 23:19) escreveu:
Rafael Schonberg (09-09-2013, 22:01) escreveu:É bastante diversificado.

Não é muito diferente do Ubuntu :obvio: Mas sim, acho que o Mate não existe nos repositórios oficiais do Ubuntu.

Entretanto, acho super interessante utilizar os s mais atuais e até pormenores como o Steam. No entanto, acho estranho terem escolhido pôr o 3.9x. Não sei como ele anda, mas tendo em conta que é uma versão de transição para algo estável que vai ser o 3.10, não acho que seja uma escolha perfeita, mas programadores lá terão os seus motivos. :|

Acho que é uma escolha interessante ( 3.9.91???) não entendi o , (*3.9.11*) :obvio: , pois até a versão final terá 6 meses de testes a versão 3.10 do será lançada no final de setembro, infelizmente por não ser uma distro conhecidamente voltada para o , não sei se terá usuários suficientes para fazer os testes necessários, mas continuo achando estranho eles continuarem utilizando o grub-legacy, é ir contra 99% das distros, gerando uma incompatibilidade desnecessária, pois é sabido que existem diferenças entre o grub 2 e o grub-legacy, arquivos de configuração, número de partições etc...

Xterminator (22-05-2013, 14:13) escreveu:Não me conformo uma distro como a Mageia ainda trazer o grub-legacy como padrão, quando foi lançada a versão 2, pensei que o grub2 iria entrar como padrão automaticamente na 3
e vejo que continua na mesma, o que dificulta em partes a utilização do Mageia com outras distros, e exige trabalho manual na configuração do grub, note que até distribuições mais conservadoras como o debian já usa o grub2.
No mas é uma ótima distro, tirando algumas coisas que não gosto mas são suportáveis com o URPMI que é lento e usa o metodo hdlist o que torna inviável o uso da mesma para quem não tenha uma ótima conexão com a internet.

(*3.9.11*) Não consigo escrever (tres ponto nove ponto onze) mistérios :medo:
Editado pela última vez por Xterminator em Ter, 10 de Setembro 2013, 16:19, em um total de 1 vez.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 10 de Setembro 2013, 0:27

Xterminator (09-09-2013, 23:50) escreveu:(**) Não consigo escrever (tres ponto nove ponto onze) mistérios :medo:

:conf: 8|

Será a NSA? xD

Eu não faço ideia de como esteja o 3.9x, no entanto, o 3.7x não era algo bom para ser utilizado e precisamente nesse sentido que não recomendaria usar uma versão assim, transitória e em desenvolvimento.

Sobre o Grub-Legacy, há certas decisões que efetivamente não se compreende. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Ter, 10 de Setembro 2013, 0:30

Claudio Novais (10-09-2013, 0:27) escreveu:
Xterminator (09-09-2013, 23:50) escreveu:(**) Não consigo escrever (tres ponto nove ponto onze) mistérios :medo:

:conf: 8|

Será a NSA? xD

Eu não faço ideia de como esteja o 3.9x, no entanto, o 3.7x não era algo bom para ser utilizado e precisamente nesse sentido que não recomendaria usar uma versão assim, transitória e em desenvolvimento.

Sobre o Grub-Legacy, há certas decisões que efetivamente não se compreende. :|

Cara não consegui escrever g n o m e - s h e l l e nem 3 . 9 . 11, acho que estou sendo monitorado :troll:

gnome-shell <--escrevi denovo aqui g n o m e - s h e l l 3 . 9 . 11

gnome-shell shell-gnome

Rapaz isto é um crime contra minha pessoa eu não consigo escrever G N O M E :cry:
GNOME-SHELL;gnome ;3.9.11 ;gnome-shell
Editado pela última vez por Xterminator em Ter, 10 de Setembro 2013, 16:21, em um total de 2 vezes.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 10 de Setembro 2013, 0:55

Está na hora de instalar o Ubuntu 8)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Ter, 10 de Setembro 2013, 16:23

Claudio Novais (10-09-2013, 0:55) escreveu:Está na hora de instalar o Ubuntu 8)

Não entendi, hoje está funcionando normal. :crazy:
Coisa de louco.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 12 de Setembro 2013, 20:01

Essa situação é mesmo uma coisa que nunca vi! E se se "auto-corrigiu" ainda é mais caricata :conf:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Qui, 12 de Setembro 2013, 20:17

Claudio Novais (12-09-2013, 20:01) escreveu:Essa situação é mesmo uma coisa que nunca vi! E se se "auto-corrigiu" ainda é mais caricata :conf:

Não sei te dizer pois editei a mensagem para ficar correta, mas agora consigo digitar normalmente gnome-shell.
Xterminator

Próximo

Voltar para Notícias Gerais