Neste pequeno artigo compartilho convosco como entrei para o mundo linux.
Um sonho
Sempre tive o sonho de poder usar o sistema operativo do pinguin uma vez que sempre encontrei depoimentos de usuarios que o sistema é melhor que windows e o melhor de tudo não é vulneravel a virus. Mas como não conhecia alguem que me podesse incar o caminho certo, fiquei apenas no sonho
Num belo dia eu esta a procurar nos discos do meu sobrinho um disco com drivers pra configurar o meu pc depois de uma reinstalação foi que encontrei um cd com o nome LINUX/UBUNTU 11.10 que o professor de informatica lhe tinha oferecido não pensei duas vezes eu disse pra mim mesmo é hora de esperimentar e ver quão bom é o sistema operativo, fiquei maravilhado de ver quão bonito,rapido era o sistema operativo que decidi instalar no hd em dual boot.
Como era inesperiente na areia fui tentar reproduzir musicas,videos nada funcionava e pedia pra instalar uns plagin. Foi dai que pensei que se um sistema não reproduz musica nem video por mais que seja seguro e estalvel de nada me adiantava.
Apesar de ter desistido não parei de pensar em como ter um linux funcional, foi assim que dei-me de cara com o linux mint mate que ao ler os detalhes pude saber que ele ja vem com os codecs de son e videos, baxei para não ter supresas demorei a experimentar pelo cd. Gostei tanto não so pelos codecs mais pelo facto de ser um pouco parecido ao windows, instalei no hd sem dualboot e fiquei com ele quase um ano neste periodo aprendi muita coisa bom os blogues disponiveis.
Não tarda sai a nova versão do ubuntu 12.04 precise como sempre gostei da beleza e da facilidade com que o unity porpociona baxei e substitui pelo mint e dai em diante so experimento outras distros no hd externo mas o precise nunca mais saiu do pc até agora.
Fui passando o testemunho aos meus amigos que pensavam que linux é dificil de usar dei-lhes o meu pc e pra supresa deles o sistema era lindo,leve, e facil de usar,instalei no pc do meu sobrinho a pedido dele e os outros meus amigos pediram pra eu instalar e configurar o pc deles mais olha so o azar dias depois fui trasferido pelo meu serviço pra outra provincia. Mas quando eu voltar deferias ja os prometi que instalo o linux no seus pcs.