Olá Hailton,
Você fez um EXCELENTE trabalho com este tópico, Mesmo!! Gostei muito deste apanhado dos vários sistemas operacionais atuais! Vê-se claramente os pontos fortes de cada um e cada um tem os seus pormenores de beleza. Acho interessantíssimo ver todas estas visões de cada comunidade/equipa de desenvolvimento.
Sobre ser bonito ou não é tudo uma questão de gosto pessoal, muito sinceramente. Em todo o caso acho que efetivamente o iOS precisava de algo mais. Está a ficar num sistema demasiado só de ícones, no entanto, ele tem várias funcionalidades rápidas muito à imagem das várias ideias do Ubuntu Touch que foram apresentadas em Janeiro.
Já agora, tal como eu já tinha previsto em Janeiro, a Canonical não devia ter apresentado suas ideias. Como eu disse, o desenvolvimento do Ubuntu Touch seria demorado e as empresas que são altamente competitivas iriam tirar as melhores ideias para os seus sistemas. E assim foi! O iOS tem alguns pormenores aquando do sistema bloqueado que foram referidos pela Canonical.
Sobre o Ubuntu Touch, apesar de não ser na minha opinião o mais bonito, discordo sobre o facto de dizerem que ele é desorganizado. Nesse aspeto ele é até bastante organizado! Aliás bem mais que qualquer outro aqui apresentado! Ele proporciona os vários ícones de forma categorizada.
Entretanto, @Hailton, acho que apenas faltou alguns links sobre alguns dos sistemas aqui apresentados. Links de tópicos sobre esses sistemas e links sobre como testar. Por exemplo o FirefoxOS pode ser facilmente experimentado através desta funcionalidade:
Já sobre o Ubuntu Touch, apesar de não ser exatamente a mesma coisa, uma vez que o Unity8 será utilizado não só no Ubuntu Touch como no Ubuntu 14.10, então podemos ter uma boa visão do que será o Ubuntu Touch instalando o Unity8 no nosso computador: