Há muitos sites pela Internet que sugerem executar comandos no terminal que abrem o Atualizador de Programas do Ubuntu para fazer esta atualização de distribuição, ou seja da versão 13.04 para a versão Ubuntu 13.10. Será que isso é necessário? Depende!
Esse comando realmente existe e funciona, no entanto, ele é apenas necessário quando você está numa versão LTS do Ubuntu, por exemplo o Ubuntu 12.04. De resto, quando você está numa versão do Ubuntu não-LTS, então ela como tem um suporte curto e por isso sugere para se atualizar para a versão seguinte.
Por exemplo, no caso específico do Ubuntu 13.04, este tem apenas um suporte de 9 meses (veja imagem ao lado), o que significa em Janeiro de 2014 deixará de receber atualizações. Nesse sentido, quem tem o Ubuntu 13.04 deve atualizar para o Ubuntu 13.10 até janeiro, caso contrário poderá ficar com o seu sistema desatualizado ao ponto de correr riscos de segurança.
Sendo assim, e visto que o Ubuntu 13.04 (e inclusive o Ubuntu 12.10) não é uma versão LTS, então você simplesmente precisa de abrir o atualizador de programas (imagem abaixo à esquerda) e atualizar o sistema. Quando você tiver o sistema atualizado, o Ubuntu irá sugerir-lhe imediatamente para você atualizar para o Ubuntu 13.10. Simples!
Quando você clicar no botão "Atualizar", apresentado na imagem acima à direita, é solicitada a senha do sistema para poder avançar com esta atualização profunda. Digite-a. Após isso, será apresentada uma janela de boas vindas semelhante à da imagem abaixo à esquerda. Só depois de você clicar no botão "Atualizar" é que de facto o sistema irá iniciar a atualização, tal como se pode ver pela imagem abaixo à direita!
Mas faça backup antes!
Apesar do procedimento ser simples e ter altas probabilidade de correr bem, há sempre um risco associado, nem que seja apenas o risco de você se arrepender. Nesse sentido, recomendamos vivamente que você faça uma cópia de segurança do seu sistema atual para que você possa reverter todo o processo de atualização caso queira ou precise.
A cópia de segurança que você fizer irá permitir voltar exatamente ao estado inicial de quando a executou. Tudo isto é possível através do programa CloneZilla que você pode conhecer no link seguinte, que até inclui um vídeo demonstrativo do processo de backup e recuperação: