O Debian Wheezy 7.0, a versão Estável, foi lançada com o Gnome 3 como ambiente desktop padrão. Mas ao iniciar o instalador é possível escolher outros desktops clicando em "Opções avançadas" e escolher o ambiente de desktop KDE, XFCE ou LXDE.
A proposta de ter o XFCE como ambiente desktop padrão no Debian 8.0 Jessie vem de uma recente lista de discussão por Joey Hess indicando as razões que são principalmente devido à capacidade de proporcionar o ambiente de desktop que tenha uma ISO de 700mb no CD1, com Gnome isso se torna impossível.
Com XFCE no Debian 8.0 Jessie viria também o LightDM como o gerenciador de telas padrão, mais leve que o GDM e não requer nenhuma dependência do Gnome, para que possa reduzir significativamente as dependências necessárias.
Debain 8.0 Jessie poderia ter como um ambiente de desktop também o novo XFCE 4.12 cuja libertação (embora não confirmada) pode ocorrer nos primeiros meses de 2014, a fim de ter um ambiente de desktop rápido e acima de tudo estável.
Atualmente ele é apenas uma proposta. Nos repositórios oficiais do Debian também encontramos outros ambientes de desktop disponíveis, tais como cinnnamon, E17, JWM, FluxBox e etc.