Não me esqueci deste tópico e por isso estou a revivê-lo com a minha experiência! Depois do Yury ter alcançado aquele excecional resultado no seu Xfce, hoje enquanto experimentar o Gnome 3.10, resolvi fazer o mesmo. O que descobri? Bom, descobri que as recomendações do Yury para o Xfce não funcionam a 100% para o Gnome 3.10 e por isso vou descrever aqui o que fiz.
Antes de mais, o resultado foi o seguinte:
Como ter o Firefox com a aparência do Gnome 3.10 no Gnome 3.10
Primeiro instalei o Gnome 3.10 (óbvio!) e depois comecei a instalar as extensões recomendadas pelo Yury, exceto o tema "White". Basicamente, fiz o seguinte nesta ordem:
- Inslatei a extensão Close Button;
- Instalei a extensão FxButton
- Instalei a extensão Hide Navigation Bar
- Instalei a extensão Stylish
- Instalei a extensão Hide Caption Titlebar Plus versão 2.6. Esta extensão não funciona a 100%, aliás, eu tive de instalar especificamente esta versão porque as mais atuais não têm suporte para Linux. Esta extensão permite tirar a barra de título e mais abaixo eu apresento mais pormenores sobre ela
- Instalei o tema FxOpera modificado pelo Yury. Atenção que este link vai para o dropbox do Yury.
- Por fim instalei o tema Gnome 3 Firefox, do stylish e proporcionado pelo Yury.
Para além destas instalações, obviamente tive de fazer algumas modificações. Primeiro, tive de reestruturar os vários botões apresentados. Para isso, cliquei com a tecla da direita do mouse em cima das barras de ferramentas e removi a barra de menus. Depois, voltei a clicar nas barras de ferramentas e escolhi a opção "Personalizar".
Na nova janela, arrastei para as barras o botão de "fechar" que é proporcionado pela extensão Close Button. Para além disso, arrastei também o botão da FxButton, que proporciona o botão das "ferramentas". Arrastei ainda alguns dos botões, reorganizando-os nas barras de ferramentas (isso pode ser visto no vídeo abaixo).
Relativamente à Barra de Título, esta foi removida através da extensão do ponto 5 acima. Não sei se existe uma maneira mais óbvia de remover barras de título no Gnome-Shell, não encontrei nada que facilitasse esse processo, tal como ocorre com o Compiz. Por isso, utilizei esta extensão.
Como disse acima, esta extensão chamada "Hide Caption Titlebar Plus" permite remover a barra de títulos do Firefox. Ela inicialmente era multiplaforma, mas desde a versão 2.7 que o autor desconsiderou o Linux. Por esse motivo, fui obrigado a instalar a versão 2.6 (o link está na lista acima). Depois de instalar a versão 2.6, fui às opções dela e desativei qualquer tipo de atualização:
Relativamente às configurações dessa mesma extensão, eu basicamente desliguei todas as opções. No final, as opções ficaram com este aspeto (clique nas imagens para visualizar melhor):
E pronto, só isto!
O resultado pode ser visto na primeira imagem deste post e pode ser visto no vídeo abaixo: