Na Internet é cada vez mais oferecido ao utilizador a capacidade de modificar um website que utilize. Normalmente os designers disponibilizam opções de cores diferentes, mais escuras ou mais claras, mas o utilizador nunca pode modificar mais do que o permitido pelos criadores do site.

É nesse sentido que o Stylish foi desenhado. Com ele poderá modificar qualquer site na Internet com o apoio de ficheiros de estilo CSS. Desta forma poderá alterar os sites que mais visita, como o Facebook, Google, Youtube ou a Wikipédia.

Os utilizadores menos conhecedores de ficheiros de estilo gostarão de saber que existem milhares de ficheiros para utilizar com o Stylish já criados, e os utilizadores mais avançados ficam a saber que também poderão criar os seus próprios estilos.

Por último, e novamente para os utilizadores mais avançados, o Stylish é uma boa extensão pois permite testar num website em produção, com diferentes estilos, de forma rápida e sem complicações.

Instalação

A instalação desta extensão é extremamente simples, tal como outra extensão qualquer do Firefox. Esta extensão está disponível para as versões mais actuais do Firefox, nomeadamente o Firefox 4. Poderá instalar esta extensão no Firefox a partir da sua página oficial no site da Mozilla visitando a seguinte hiperligação:

Stylish: Add-ons for Firefox


Se preferir instalar sem sair do Ubuntued bastará clicar no botão que se encontra à direita (o link de instalação é o mesmo, tal como poderá ver no decorrer da instalação). No final apenas necessita de reiniciar o Firefox.

Instalação no Chrome

Se preferir o Google-Chrome (clique aqui para instalar o Google-Chrome), saiba então que esta extensão também está disponível para esse browser, no entanto ainda se encontra em desenvolvimento e poderá revelar-se um pouco instável.

Poderá instalar a partir da página oficial na seguinte ligação:

Stylish: Chrome Extensions

Caso prefira instalar mais rapidamente poderá então clicar no botão à direita sem necessitar de visitar outras páginas. Novamente, o link deste botão é exactamente o mesmo da página oficial da extensão, ou seja, a extensão não está hospedada nos servidores do Ubuntued!

A extensão fica instalada automaticamente, sem necessitar de reiniciar o browser, e poderá aceder no menu Chave Inglesa→Ferramentas→Extensões.

 

Configuração

Encontrará milhares de estilos personalizados na página userstyles.org. Bastará clicar no link seguinte e, no caso de não encontrar um estilo que goste na homepage, utilize a caixa de procura à esquerda para procurar na base de dados do site.

Restyle the web with Stylish

Após encontrar um estilo que lhe agrade clique no botão “Install with Stylish“, isso abrirá uma nova janela onde terá de clicar em Salvar.

No Google-Chrome o procedimento é parecido. Visite a página referida à pouco, e,  após encontrar a extensão que pretende utilizar, clique em “Install with Stylish” para instalar o ficheiro de estilo.

Veja um exemplo do que pode ser obtido com estes ficheiros de estilo, na imagem seguinte encontrará o estilo Wikipedia – Super Clean & Stylish Article Viwer. Poderá ver que a modificação é bastante profunda, dando um aspecto muito mais agradável.

 

4 Respostas ate agora.

  1. [...] De seguida terá também de instalar a extensão do Stylish, bastará seguir estas instruções: Stylish: Reestilize as páginas que mais utiliza [...]

  2. PereZ diz:

    Uso esta extensão praticamente desde que comecei a usar Firefox. Aquelas janelas brancas incomodam demais os olhos…

  3. @icaro_os diz:

    Mt interessante esse plugin/extensão e funcional.
    Parabéns pelo artigo Ubuntued!

Deixe um comentario