Olá Luís,
Começando pelo computador mais lento, eu recomendo que você instale o Lubuntu. O Lubuntu é um irmão do Ubuntu, tal como o Xubuntu e o Kubuntu, que são outros irmãos. Em termos de peso eu diria que temos o seguinte por ordem crescente de peso:
Todos eles são irmãos degenerados do Ubuntu, ou seja, baseados em Ubuntu. O Lubuntu é claramente o mais leve, mas deve ter em atenção que ele não é o mais simples deles todos, coisa que o Ubuntu em termos de usabilidade ganha.
Em todo o caso, se você vai formatar, experimente instalar o Lubuntu e seguir este artigo e veja se se deu bem a trabalhar nele. Se gostar, perfeito, se não gostar escolhe outro. O artigo de personalização do Lubuntu é o seguinte (veja o video):
Caso ache que o Lubuntu é algo complexo, pouco fácil, experimente o Xubuntu. É pouco mais pesado, mas bastante mais completo:
Quanto ao outro seu computador, bom, eu gosto do Unity pelo seu conceito e por causa disso uso-o. Mas admito que ele está muito pesado. Você pode experimentar remover coisas que não precisa (veja a lista abaixo) no entanto não sei se mesmo assim vai gostar do produto final, mas experimente (use com precaução o último link):
Como o Unity por natureza é pesado, se calhar se você experimentar outro ambiente gráfico, chamado Gnome-Shell, ficará com algo tão moderno ou mais ainda, mas mais leve. Experimente o Gnome-Shell:
Depois de o instalar, poderá instalar inúmeras extensões (que sinceramente pouco ou nada põe mais lento, por isso use e abuse) para ter coisas tipo estas:
A resposta foi grande, admito, mas se calhar pouco informativa, por isso pergunte o que precisar! Ah e como vê, muitas vezes os utilizadores perguntam porquê que eu prefiro o forum em vez dos comentários do blog para responder a este tipo de perguntas. Aqui está o motivo! É mais prático para respostas grandes.