por fsantana » Ter, 26 de Março 2013, 4:16
Claudio, obrigado pela sua pronta resposta.
Quanto à questão em 1, e indo de encontro à sua sugestão, mesmo em tutoriais que li, percebi e insisti com a finalidade de fazer o boot a partir da penUSB, porque pensei ser, (e acabou por acontecer) ser a derradeira opção que faltava para conseguir a instalação pretendida.
No que refere em 2, a situação reportada (provavelmente não foi bem explicada), mas o teste foi feito a partir de um ficheiro em formato MKV + ficheiro de legendas em formato SRT e não a partir de um DVD.
Em ponto 3, a opção de não ligar o WI-FI foi intencional (dado tratar-se de uma instalação para testar) e também como sugerido em alguns tutoriais que li, para impedir o download das actualizações - somente por isso, porque foi-me questionado por mais de uma vez, se queria ligar o WI-FI, tendo mesmo tido a possibilidade de visualizar as várias redes disponiveis.
No ponto 4, e no que se refere ao MS-Office (eu em W7 utilizo a versão 2010) testei diversos ficheiros, em que uns abriram mas outros não consegui que abrissem, daí ter referido que depois de baixar as actualizações eventualmente tudo ficasse ultrapassado, se tal não acontecer - pela dica que me deu, tenho sempre a alternativa de instalação do MS-Office no Ubuntu, que é uma optima solução.
No ponto 6, e dada a impossibilidade de ter testado a impressora multifunções, e conforme solicitado, esta é da marca EPSON, modelo STYLUS SX600FW, com interface de ligação USB/Ethernet, com os modos de impressora, digitalizador e fax (que utilizo qualquer um deles com bastante regularidade) não sejam impossíveis de os pôr a funcionar, crendo que é somente instalar os driver's adequados.
Agora temos o tema mais complicado de analisar (penso eu), a saber:
No ponto 7, questiona-me se o Ubuntu é só para experimentar ou para apostar nele no futuro.
Pois pelo que me apercebi na demonstração em teste, estou a aposta que seja mesmo para fazer uma migração completa no futuro próximo abandonando progressivamente o W7, e prevalecendo o Ubuntu.
A partição que fiz como já referi tem 30GB - de acordo com o que li, julgo ser suficiente para as 3 sub-partições ("raíz", "home" e "swap") - onde serão instalados os ficheiros de sistema em "/", os ficheiros pessoais, backups, etc. em "/home" e por fim a memória virtual em "swap".
Para o sistema (/) penso que 15GB serão suficientes, na "swap" estou a pensar reservar 2GB, na "/home" o restante de 13GB - acha valores aceitáveis ou sugere outros, isto levando em linha de conta as futuras versões do Ubuntu, porque não tenho a percepção se na progressão das versões mais antigas para a versão 12.04 ou mesmo a versão 12.10, o espaço ocupado pelo sistema tem aumentado significativamente ou tem-se mantido mais ou menos dentro do valor referido (15GB).
E não o maço mais porque a missiva já vai longa.
Desculpe o tempo que lhe tomei e aguardarei quisquer reparos e/ou informações adicionais com vista ao sucesso da instalação do Ubuntu.
Isto porque tal como eu disse no post inicial que aqui coloquei não tenho qualquer experiência na área de Linux.
Obrigado mais uma vez.