Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:37 Pesquisa avançada

novo no mundo linux

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: novo no mundo linux

Mensagempor Chelios » Sáb, 3 de Novembro 2012, 17:05

muito obrigado
estou usando o ubuntu 12.04 msm,como eu disse ali,eu instalei o pear linux em outra maquina com configuraçoes idêntica a da minha,e notei q le ficou uns 20% mais "rapido" q o ubuntu.porém,logo veio os "contras"(ja q nao "manjo"),tive q instalar alguns programas q o ubuntu ja tem como padrão,e o jogo q eu jogo atualmente "league of legends" nao rodou nele,ficou dando tela preta,coisa q nao aconteceu no ubuntu 12.04

"a minha sugestão é você nestes primeiros dias experimentar tudo o que quiser no seu Ubuntu, estrague-o completamente! Leve-o aos limites"

e é justamente isso q estou fazendo =D,explorando pouco a pouco,vou ver se mais tarde dou uma fuçada legal aki forum
agora,eu estava dando uma olhada no topico,mostre seu desktop,e notei que vcs usam um docky,gostaria de saber como faço para obte-lo(a resoluçao aki é 1024x768)e a barrinha lateral nao fica legal,qualquer espaço é sagrado com essa resolução =/,eu pesquisei e achei um tal cairo-docky,ele é leve?seria o mais bonito?
quero um estilo o do pear,simples e bonito =)

obrigado mais uma vez

Chelios

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 3 de Novembro 2012, 17:46

Chelios (03-11-2012, 16:05) escreveu:muito obrigado
estou usando o ubuntu 12.04 msm,como eu disse ali,eu instalei o pear linux em outra maquina com configuraçoes idêntica a da minha,e notei q le ficou uns 20% mais "rapido" q o ubuntu.porém,logo veio os "contras"(ja q nao "manjo"),tive q instalar alguns programas q o ubuntu ja tem como padrão,e o jogo q eu jogo atualmente "league of legends" nao rodou nele,ficou dando tela preta,coisa q nao aconteceu no ubuntu 12.04

Claro que há voltas a dar que certamente resolvem os problemas, mas é por este motivo que eu acho que você deve manter-se no Ubuntu! Para já que ainda não tem muitos conhecimenos o melhor é manter-se no Ubuntu, mesmo sabendo que se calhar outra distro seria o ideal! Ah, eu uso o Ubuntu, portanto não é assim tão mau :upsiu:

Chelios (03-11-2012, 16:05) escreveu:"a minha sugestão é você nestes primeiros dias experimentar tudo o que quiser no seu Ubuntu, estrague-o completamente! Leve-o aos limites"

e é justamente isso q estou fazendo =D,explorando pouco a pouco,vou ver se mais tarde dou uma fuçada legal aki forum

Faça isso ao máximo mesmo! Execute/Experimente os vários artigos do Ubuntued:
Experimente personalizar da maneira que o pessoal partilha os ambientes no tópico dos deksopts e experimente também recomendações daqui destes tópicos (asicamente experimente tudo e daqui a uma semana formate tudo limpinho):

Chelios (03-11-2012, 16:05) escreveu:agora,eu estava dando uma olhada no topico,mostre seu desktop,e notei que vcs usam um docky,gostaria de saber como faço para obte-lo(a resoluçao aki é 1024x768)e a barrinha lateral nao fica legal,qualquer espaço é sagrado com essa resolução =/,eu pesquisei e achei um tal cairo-docky,ele é leve?seria o mais bonito?
quero um estilo o do pear,simples e bonito =)

obrigado mais uma vez

Não uso docks, portanto não sou o melhor a dar feedback sobre elas. Quanto à barra lateral do Ubuntu, ela pertence ao Unity. E ela faz parte de duas barras, ela própria e barra superior, portanto não pode mudar isso. Pode apenas ocultar com o Myunity por exemplo:

Em todo o caso, já que você está numa de experimentar coisas, experimente o Gnome-Shell (um outro ambiente gráfico independente). Em termos de conceito eu prefiro o Unity, no entanto o Gnome-Shell é algo muito integrado e sensivelmente mais rápido. Conheça-o:

Você tem também uma sessão mais leve chamada Gnome-Classic. Eu sinceramente já gostei mais dela, mas é uma questão de opinião, por isso se você gostar use-a:

Claro que como estes ambientes há outros, mas estes dois não fazem muito mais que instalar o ambiente em si. Já outros que foram referidos atrás, como o XFCE, KDE, LXDE, são ambientes que trazem mais coisas associadas e tenho algum receio em convidar a alguém iniciante a experimentar sozinho. Portanto não sugiro.

Um outro ambiente que você pode experimentar, que é ambiente e "programa que pode ser integrado noutro ambiente" é o que você falou, o Cairo. Conheça-o aqui:
Existe outras docks como o Cairo, mas lá está, eu não sou a pessoa que lhe pode dar feedback sobre a performance delas pois eu não as uso.

Entretanto, quando você exprimentar tudo e for formatar o computador eu sugiro que antes disso faça algo não para iniciantes. Apesar de não ser para iniciantes, como você vai formatar não interessa se correr mal! Mas atenção não vai correr mal pois é um artigo que está muito detalhado, o que facilitará a clareza das suas dúvidas. O artigo foi escrito pelo Luís Cardoso, é este link abaixo e você pode ver o resultado no vídeo abaixo:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Chelios » Qua, 7 de Novembro 2012, 16:37

fala galera
desculpa upar o topico,mas to com uma duvida aki,ai resolvi usar esse msm topico pra nao criar outro
instalei o docky,não o "cairo" =)
mas ele fica assim,sempre q eu coloco ele em "fundo 3d" ele fica com essa barrinha "extra" depois q instalei o amd driver catalyst 12.10 ficou assim =/,alguem sabe como resolver?
será q foi o driver,ou é algum erro no docky msm? Obrigado
Imagem

Chelios

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 7 de Novembro 2012, 16:57

Essa barra ocorre como bug uma vez que o Docky precisa de usar a placa de vídeo para renderizar a sua aparência.

Ora, atualmente, pelo menos até há alguns dias, o Catalyst ainda não estava disponível para o Ubuntu 12.10, portanto creio que o problema esteja exatamente aí! O problema está no facto de você não ter a placa de vídeo corretamente instalada, fazendo com que o docky não funcione corretamente. Neste momento acho que para quem tem ATI o melhor é ficar no Ubuntu 12.04. Ou então ir para o Ubuntu 12.10 mas sem instalar os drivers que são incompatíveis com o Xorg demasiado novo do Ubuntu 12.10.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Chelios » Qua, 7 de Novembro 2012, 17:50

a versão do driver q é 12.10 xD
estou usando o ubuntu 12.04 mesmo =D

Chelios

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 7 de Novembro 2012, 18:24

Ah ok. Bom, não sei qual será o problema mas ele está relacionado com o driver certamente. Porque você não instala o driver através deste artigo, visto que você está no UBuntu 12.04?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Chelios » Qui, 8 de Novembro 2012, 4:21

obrigado claudio,vou testar depois
agora,sobre as arq. 32-64bits,qual seria a "melhor",pra usar?
leio em alguns posts pela internet,pessoas falando q a 64bits é melhor,ai fiquei na duvida agora. :roll:

Chelios

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 14:11

Chelios a resposta é simples: a melhor é a arquitetura é a que for igual ao seu computador. Se o seu computador for 32bits, utilize a versão 32 bits; se for 64 bits, utilize o Ubuntu 64bits!

Assim irá aproveitar ao máximo as capacidades do sistema.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Chelios » Qui, 8 de Novembro 2012, 20:05

entendi mas,ouvi falar que muitos programas nao são compativeis com o sistema 64bits
e os programas 32bits q sao instalado nele,por exemplo,o wine,fica com um pessimo desempenho,essa informação procede?

ah e sobre o metodo q vc citou acima,esses drivers seriam os atuais ou antigos?

Chelios

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 20:14

O método do link acima é transparente quanto a isso, tal como a maioria das coisas no Ubuntu o são nas instalações via procedimento normal: através de repositórios. Quer isto dizer que se tiver um sistema 64 bits o ubuntu irá instalar os programas de 64 bits sem você precisar de fazer nada. Mas atenção o link acima aplica-se até ao Ubuntu 12.04. Atualmente integraram o referido repositório no novo Ubuntu.

Quanto a programas incompatíveis isso ocorria há anos atrás e o problema era quase sempre apenas do Flash. Atualmente é praticamente tudo compatível Quanto ao Wine, não se preocupe também. Provavelmente ele irá instalar pacotes 32bits, mas isso é tudo transparente também. A performance é a mesma.

As coisas complicam-se é em distros mais complicadas, como o Arch e assim. Mas no caso do Ubuntu é tudo muito transparente tudo funciona na normalidade sem ter de se preocupar com essas coisas. Só tem é de se preocupar é se o seu computador é ou não 64Bits. Se não for, não instale o Ubuntu 64bits!

Computadores 32bits só aceitam sistemas 32bits.
Computadores 64bits aceitam sistemas 32bits e 64bits.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Questões gerais