Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 12:54 Pesquisa avançada

Travamentos constantes Libreoffice calc

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Re: Travamentos constantes Libreoffice calc

Mensagempor nekrolog » Qua, 19 de Setembro 2012, 21:44

nekrolog (19-09-2012, 21:41) escreveu:
Claudio Novais (18-09-2012, 14:25) escreveu:smkbarbosa, acho que para quem está em processo de adaptação, o melhor mesmo é instalar o MS Office para que a adaptação não seja tão penosa.




nekrolog, o LibreOffice é um pouco pesado, verdade, mas de resto funciona corretamente. No entanto, se se o sistema estiver lento, devido às poucas capacidades do Hardware, em conjunto com esse peso do libreOffice, é normal que a lentidão ocorra sempre que haja processamento de algo, por exemplo quando altera células.

Digo isto porque instalei uma vez num computador com 7 anos se nao em engano o Ubuntu 12.04 e na verdade ele era lento sim mas quando havia algum processamento a mais ele tinha os tais travamentos. Ia ao browser e voltava a acontecer. Portanto com o LIbreOffice é possível que isso esteja também a ocorrer.


Na altura a solução que encontrei foi através aqui das sugestões do pessoal do Fórum: Instalar o Xubuntu 12.04. Na verdade o Xubuntu voava nesse computador. Aliás, o boot era mais rápido que o boot do meu i5! ;)

Em todo o caso, uma ou duas semanas depois descobri o excelente Lubuntu com a cara do MacOS produzido pelo Luís Cardoso. Na altura fiquei triste por não ter posto o Lubuntu, mas a pessoa em questão estava muito satisfeita com o Xubuntu e por isso deixei ficar assim até hoje. E já se passaram vários meses ;)



Acontece que eu já usava o LO no Kubuntu e ele rodava perfeitamente sem travamentos, mas agora está com isso. Quanto ao Ubuntu, o sistema está rápido só o boot que está bem lento mais lento que o boot do Windows, mas depois do boot quando o sistema inicia ele fica rápido.


Fiquei pensando. Será que essa demora no boot é devido a ter Gnome, Unity e Cinnamon instalados? Como que faço para desinstalar o Gnome e o Unity? Instalei o Cinnamon e gostei muito dele não troco por outro ambiente gráfico.

nekrolog
 
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto, 2012

Re: Travamentos constantes Libreoffice calc

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 19 de Setembro 2012, 22:08

nekrolog (19-09-2012, 21:44) escreveu:Fiquei pensando. Será que essa demora no boot é devido a ter Gnome, Unity e Cinnamon instalados? Como que faço para desinstalar o Gnome e o Unity? Instalei o Cinnamon e gostei muito dele não troco por outro ambiente gráfico.

Se usar apenas um ambiente, verá que esse problema não aparece tanto, mas se alternar constantemente entre eles, isto acontece, porque as configurações do Gnome têm de reler as definições para esse ambiente no arranque. Tendo em conta que cada ambiente tem o seu gestor de janelas (Unity → Compiz, Gnome-shell → Mutter, Gnome Clássico → Compiz, Gnome Clássico (sem efeitos) → Metacity e Cinnamon → Muffin), é normal ver o wallpaper a seguir ao Login e só após o tempo de recolha de todas as configurações é que carrega o Gestor de Janelas a usar na sessão.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Travamentos constantes Libreoffice calc

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 19 de Setembro 2012, 22:12

Sobre o unity a remoção pode ser feita com o seguinte comando:
sudo apt-get purge compiz*

Este comando irá remover os seguintes pacotes:
ubuntu-desktop unity compiz compiz-plugins compiz-gnome compiz-plugins-default ubuntu-tweak compizconfig-settings-manager python-compizconfig compizconfig-backend-gconf libcompizconfig0 compiz-plugins-main compiz-plugins-main-default compiz-core protobuf-compiler


Quer isto dizer que vai remover o pacote Ubuntu-desktop. Tal como eu já disse algures aqui no Fórum, ao remover este pacote não tem qualquer problema. No entanto, ele é um meta pacote de controlo, que serve para se a Canonical quiser adicionar novos programas. Isto acho que nunca aconteceu, mas seria um veículo para tal acontecimento.

Sobre a remoção do Gnome, eu não sou a melhor pessoa para lhe dizer ao certo isso pois não utilizo o Cinnamon. Não quero dizer como remover o Gnome, pois o Cinnamon faz uso de primitivas do Gnome-Shell.

Em todo o caso, para saber o que acontece ao remover o Gnome-shell execute este comando que SIMULA a remoção do gnome-shell:
sudo apt-get purge -s gnome-session-fallback gnome-shell
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Travamentos constantes Libreoffice calc

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 19 de Setembro 2012, 22:17

Claudio Novais (19-09-2012, 22:12) escreveu:Sobre o unity a remoção pode ser feita com o seguinte comando:
sudo apt-get purge compiz*

Este comando irá remover os seguintes pacotes:
ubuntu-desktop unity compiz compiz-plugins compiz-gnome compiz-plugins-default ubuntu-tweak compizconfig-settings-manager python-compizconfig compizconfig-backend-gconf libcompizconfig0 compiz-plugins-main compiz-plugins-main-default compiz-core protobuf-compiler


Quer isto dizer que vai remover o pacote Ubuntu-desktop. Tal como eu já disse algures aqui no Fórum, ao remover este pacote não tem qualquer problema. No entanto, ele é um meta pacote de controlo, que serve para se a Canonical quiser adicionar novos programas. Isto acho que nunca aconteceu, mas seria um veículo para tal acontecimento.

Sobre a remoção do Gnome, eu não sou a melhor pessoa para lhe dizer ao certo isso pois não utilizo o Cinnamon. Não quero dizer como remover o Gnome, pois o Cinnamon faz uso de primitivas do Gnome-Shell.

Em todo o caso, para saber o que acontece ao remover o Gnome-shell execute este comando que SIMULA a remoção do gnome-shell:
sudo apt-get purge -s gnome-session-fallback gnome-shell

Em princípio o Gnome pode ir à vida, desde o Cinnamon 1.2 que este descartou as dependências do Gnome! Mas vou verificar primeiro e depois deixo aqui se o pode fazer em segurança ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Travamentos constantes Libreoffice calc

Mensagempor nekrolog » Qua, 19 de Setembro 2012, 22:48

Luis Cardoso (19-09-2012, 22:17) escreveu:
Claudio Novais (19-09-2012, 22:12) escreveu:Sobre o unity a remoção pode ser feita com o seguinte comando:
sudo apt-get purge compiz*

Este comando irá remover os seguintes pacotes:
ubuntu-desktop unity compiz compiz-plugins compiz-gnome compiz-plugins-default ubuntu-tweak compizconfig-settings-manager python-compizconfig compizconfig-backend-gconf libcompizconfig0 compiz-plugins-main compiz-plugins-main-default compiz-core protobuf-compiler


Quer isto dizer que vai remover o pacote Ubuntu-desktop. Tal como eu já disse algures aqui no Fórum, ao remover este pacote não tem qualquer problema. No entanto, ele é um meta pacote de controlo, que serve para se a Canonical quiser adicionar novos programas. Isto acho que nunca aconteceu, mas seria um veículo para tal acontecimento.

Sobre a remoção do Gnome, eu não sou a melhor pessoa para lhe dizer ao certo isso pois não utilizo o Cinnamon. Não quero dizer como remover o Gnome, pois o Cinnamon faz uso de primitivas do Gnome-Shell.

Em todo o caso, para saber o que acontece ao remover o Gnome-shell execute este comando que SIMULA a remoção do gnome-shell:
sudo apt-get purge -s gnome-session-fallback gnome-shell

Em princípio o Gnome pode ir à vida, desde o Cinnamon 1.2 que este descartou as dependências do Gnome! Mas vou verificar primeiro e depois deixo aqui se o pode fazer em segurança ;)


Muito obrigado! Irei remover o Unity já que o único ambiente que utilizo é o Cinnamon

nekrolog
 
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto, 2012

Re: Travamentos constantes Libreoffice calc

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 19 de Setembro 2012, 23:39

Pode remover os Gnomes e até se preferir ficar apenas com o Nemo (fork do Nautilus), pode também remover o Nautilus! Ao retirar o Nautilus ficará sem qualquer ambiente Gnome, à excepção do Cinnamon!

P.S.: Isto só é válido para Ubuntu 12.04+ e com o Cinnamon 1.6, que já vem com o Nemo.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Travamentos constantes Libreoffice calc

Mensagempor nekrolog » Qua, 19 de Setembro 2012, 23:48

Desinstalei o Unity, mas mesmo assim o sistema gastou 47 segundos para iniciar, o Windows gasta 17seg.

nekrolog
 
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto, 2012


Re: Travamentos constantes Libreoffice calc

Mensagempor nekrolog » Qui, 20 de Setembro 2012, 1:05



Já li Claudio e já o fiz a um bom tempo atrás, depois das desinstalaçoes o sistema melhorou.

Ps. Claudio por favor voce pode me responder esta pergunta? viewtopic.php?f=28&t=2487&p=22901#p22901

nekrolog
 
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto, 2012

Re: Travamentos constantes Libreoffice calc

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Setembro 2012, 2:18

Olá nekrolog,

Antes de mais, já respondi ;)

Sobre a lentidão, se ela não existia antes provavelmente é derivado de programas que tenha instalado. Há programas como o MySQL, VirtualBox, PostgreSQL, Drivers das placas de vídeo, entre outros que fazem o boot demorar a arrancar. Houve Ubuntus que eu decidi desligar todos estes processos e arrancava-os apenas quando precisava. Isso aumento um pouco a velocidade.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes

cron