Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 11:23 Pesquisa avançada

Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboard

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Nugas » Ter, 27 de Novembro 2012, 18:37

Relativamente ao flash player pelo menos quando vou ao firefox e vou ver os extras ele mostra o flash player instalado e mesmo quando vou ao Centro de software ele diz que está instalado (Extensão adobe flash para Mozilla).
Relativamente à minha configuração de máquina é bastante modesta um Amd sempron 2600+ uma motherboard Asus A7N8X-X 1.5Gb de ram e agora uma Nvidia Fx5900 já que a Ati 9200 pro acabei por desistir de instalar os drivers visto não estar a conseguir.
No caso da Nvidia após a colocação bastou ir ao menu de drivers adicionais e foram logo instalados o que foi bastante facil.
De qualquer forma esse tal Xorg salva como faço para instalar esses drivers(apenas por curiosidade visto já ter o problema da placa resolvido com a Fx5900)?

Outra coisa que eu noto é que o sistema está lento a executar qualquer tarefa que eu mando.
Quando fazemos uma instalação nova quais as principais coisas que devemos instalar?
Devemos 1º atualizar o Ubuntu ou devemos primeiro instalar os drivers da gráfica?

Nugas

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 27 de Novembro 2012, 19:35

Na prática a instalação de um ou de outro primeiro é igual. Ao contrário do Windows, no Linux os pacotes funcionam como caixas modulares separadas que depois comunicam entre elas. Portanto sobre isso de instalar primeiro uma coisa ou outra não há problema.

Sobre o flash, eu sinceramento acho que deve haver aí algum problema relativo se calhar às experiências que andou a fazer por causa da ATI. É que numa situação normal, você instala o Ubuntu e caso não instale pacotes multimédia ele pede para os instalar e passa logo a poder ver conteúdos Flash.

Em todo o caso, experimente seguir um dos links seguintes consoante o seu Ubuntu (que não me lembro qual é). Basicamente sugiro a alternativa 3, mas não se esqueça de instalar os pacotes Medibuntu também referidos nestes dois links abaixo:

Relativo à lentidão, certamente é causada pelos 1.5GB e também pelo Unity, o sistema visual padrão do Ubuntu. Infelizmente o Unity é pesado e a solução normalmente passa por usar um sistema mais leve, nomeadamente o Gnome-Shell, o Cinnamon ou até ambientes extremamente leves como o Lubuntu ou XFCE. Já agora, ao falar do XFCE não posso deixar de referênciar estes dois ótimos trabalhos:

Ah, faltou dizer outra coisa. Também há alguns tópicos que aqui abordamos no Forum sobre como otimizar o Ubuntu. Talvez queira dar uma vista de olhos neles:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Nugas » Ter, 27 de Novembro 2012, 22:24

Tive a ver os tópicos que me recomendou e vou fazer algumas das coisas que lá estão.
Neste momento acabei de formatar novamente o pc e instalei o sistema Xubuntu 12.04.1 fiz todas as atualizações possíveis e instalei os drivers próprios Nvidia através do menu definições\drivers adicionais e no final acabei na mesma por não conseguir ver videos no youtube. Para testar o sistema noutra máquina instalei num portátil que tenho e a coisa correu bem e sem atualizações consegui ver videos no youtube.
O que é que está mal no 1º pc? será da placa ser externa e não onboard? será que devo instalar os drivers da Nvidia de outra forma como está no tópico de drivers proprietários?
Será de só ter 1.5 Gb de Ram? Ou após instalar os drivers proprietários da Nvidia tenho de fazer mais qualquer coisa?

Nugas

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 27 de Novembro 2012, 22:28

Não tem de fazer rigorosamente nada nos drivers da placa de vídeo. Pelo menos eu nos meus computadores só preciso de isntalar e reiniciar. Nada mais!

Isso parece-me realmente estranho e efetivamente só se for problema de memória, visto que o Flash é um verdadeiro guloso. Mas mesmo assim, acho estranho. Qual é o erro que ocorre? Aparece algum erro ou pede para instalar o flash? (em Ubuntus antigos, em que o flash dava muitos problemas, o Firefox em certos computadores estava constantemente a pedir para instalar o flash mesmo depois de o ter instalado)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Nugas » Ter, 27 de Novembro 2012, 23:19

Quando vou através do firefox fica em branco o local do video se for através do chrome diz que não tem flash.

Nugas

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 27 de Novembro 2012, 23:28

Olá Nugas,

Se já instalou a solução 3 dos dois links multimedia que lhe mandei, Sinceramente não sei resolver o seu problema. Mas veja este link a ver se resolve:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Nugas » Qua, 28 de Novembro 2012, 1:46

Só acho estranho é num sistema ter instalado o sistema de raiz e dar logo para ver flash e no outro pc não. Será que existe algum componente como a board ou memórias que estejam a provocar este problema? De qualquer forma vou testar a dica do link que me deu.

Nugas

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 28 de Novembro 2012, 1:53

Pois você acha tão estranho como eu! É que esse tipo de coisas não vejo a acontecer há muito tempo mesmo. Só se for problema de memória. Mas mesmo isso acho estranho.

Foi pena não ter experimentado antes de instalar os drivers da placa de vídeo. Em todo o caso, se ainda não instalou os pacotes de multimédia, então faça-o, pois no meio deles vem o flash! Ah pode mandar instalar pacotes repetidos que o Ubuntu deteta e instala só que o que é preciso! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Nugas » Qua, 28 de Novembro 2012, 2:28

Não dá para fazer como manda o link pois quando vou ao centro de software e procuro por flash só aparece aquele que já está instalado e mais nada e mesmo indo ao menu parceiros canonical também não aparece nada. realmente trata-se de um problema esquisito. vou tentar trocar as memórias para ver se é esse o problema pois de resto não tenho outra forma de ver.
Mas parece-me estranho que seja algum problema de hardware visto o pc trabalhar bem com o windows. Será que tenho de instalar algum driver para a board?

Nugas

Mensagempor Nugas » Qua, 28 de Novembro 2012, 2:36

Tentei agora instalar o chrome e quando vou aceder aos videos diz não ser possível carregar o plug-in e dá logo um alerta de erro no sistema

Nugas

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu