Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 21:32 Pesquisa avançada

Chamada para testes: Drivers ATI no Ubuntu 12.10

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Chamada para testes: Drivers ATI no Ubuntu 12.10

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 11 de Fevereiro 2013, 3:24

charlesescorcio, acredito em mim, não se vai arrepender. Faça a instalação desta maneira:
E depois instale os drivers desta maneira:
Se tiver espaço num disco externo, antes de mais faça uma cópia de segurança TOTAL ao seu computador. Assim, se não gostar do resultado pode voltar atrás à vontade:

PS: Os 3 links são artigos 100% testados por mim e apenas exigem atenção como nível de dificuldade, aliás até demonstram em vídeo como fazer as coisas! Em todo o caso, se você tiver dúvidas, pergunte aqui no fórum (talvez seja melhor um tópico dedicado às suas dúvidas) que eu ajudarei, ou alguém aqui do forum! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor charlesescorcio » Seg, 11 de Fevereiro 2013, 16:28

Caro Claudio, voce me convenceu,

Ja instalei o ubuntu 12.04 Precise Pangolin, agora o sistema esta atualizando.

Lembro-me de uma vez quem um louco, digo, amigo na net me convenceu a instalar o FreeBSD no meu Itautec Infoway Pentium II MMX, kkkkkk, sofri como nunca havia sofrido antes, mas tambem aprendi bastante sobre compilacao pois o louco, digo, amigo me fazia instalar tudo via ports, e claro que ele nao sabia que existia a opcao de baixar precompilados kkkkk, so o openoffice levou uns 3 dias para terminar de compilar por que a todo momento eu tinha que instalar as cosias no braco ..., ainda bem eu tinha um poderoso no-break com 4 baterias automotivas kkkkk, no fim fiquei mesmo como o conectiva linux.

Bom vou reiniciar e fazer o http://ubuntued.info/instale-os-drivers-proprietarios-da-nvidia-e-ati-amd

Jaja lhe digo se deu certo!

Inte!

charlesescorcio

Mensagempor charlesescorcio » Seg, 11 de Fevereiro 2013, 16:54

Tudo ok.

Claudio muito obrigado mas estou com duas duvidas:

1) Pq nao foi nescessario utilizar o comando <sudo aticonfig --initial --force>

2) Como testar se realmente o drive esta funcionando

Att. Charles.

charlesescorcio

Mensagempor charlesescorcio » Seg, 11 de Fevereiro 2013, 17:24

Claudio e a todos que estao acompanhando ...

Quando eu havia instalado o ubuntu 12.10 eu usei o
Código: Selecionar todos
sudo glxgears
e o mesmo mostrava a media abaixo dos 60, agora apos a instalacao bem sucedida o mesmo esta mostrando sempre mais de 1100 na media dos 5 segundos, otimo nao? mas ai quando eu uso
ATI Mobility Radeon HD 4200 Series
me e' mostrado
 ATI Mobility Radeon HD 4200 Series
que neste caso e' a placa secundaria.

Explicando melhor, no ruindows (foi o sistema que veio instalado que foi removido no mesmo dia apos o backup do sistema) meu notebook um HP Pavilion dv6-3240br tem duas placas de video, uma ATI Mobility Radeon HD 6550 com 1024 MB RAM dedicada, mas quando o mesmo nao esta na tomada quem figura no sistema e' a ATI Mobility Radeon HD 4200, lendo o manual ele explica que este citado notebook tem duas placas de video uma de baixo desempenho (a 4200) para economizar energia, e uma de alto desempenho (a 6550) para jogos ou aplicacoes que a solicitem.

Pelo teste realizado pelo
sudo glxgears
mostra apenas a 4200, como eu faco para saber se a placa 6550 esta funcionando quando deve?

Att. Charles

charlesescorcio

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 11 de Fevereiro 2013, 19:31

Olá @charlesescorcio,

Estava a trabalhar e portanto não estava pelo fórum (apenas tinha o indicador do forum do Ubuntued ligado).

Bom, quanto a não precisar de executar o comando aticonfig, na verdade ele era necessário ao instalar "à mão" os drivers! Na verdade o método que eu apresentei é totalmente automático. Provavelmente até executa isso mesmo, mas é automático.

Como testar? Sinceramente a maneira que eu uso é sempre o GlxGears, tal como você fez. Acho que não há uma forma mais óbvia, no geral, de determinar se os drivers da placa de vídeos estão a funcionar.

Sobre os resultados obtidos, parecem-me bons. No meu caso, a minha placa de vídeo obteu resultados que rondam os 800 a 900 FPSs.

Quanto a você ter duas placas de vídeo, sinceramente não sei como isso funciona nas placas ATI pois não tenho nenhuma. Sei que não há soluções objetivas ao problema tal como as nVidia têm com o Bumblebee. No entanto, acho que há soluções genéricas que permitem trabalhar com as duas placas. Mas eu não sei como isso funciona. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Notícias