Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 9:33 Pesquisa avançada

Instalando Driver ATI Radeom HD 3200

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Instalando Driver ATI Radeom HD 3200

Mensagempor em3r » Ter, 13 de Dezembro 2011, 18:57

ah só pq eu gostei do unity e tenho a placa ati? :S

em3r

Mensagempor diogoscosta » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 2:28

fiz a instalação do driver oficial ATI
Código: Selecionar todos
01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RV610 video device [Radeon HD 2400 PRO]

Driver Oficial ATI: AMD Catalyst™ Proprietary Display Driver - Linux x86 & Linux x86_64
http://support.amd.com/us/gpudownload/linux/Pages/radeon_linux.aspx?type=2.4.1&product=2.4.1.3.42&lang=English

e até nem ficou muito mau... isto se user sempre o mesmo utilizador...
por defeito ficou a resolução máxima suportada pela placa... e não a melhor resolução para o monitor...
no login Screen a imagem está distorcida, no entanto ao entrar num utilizador e definindo a melhor resolução para o monitor no meu caso 1440*900 @ 60Hz tudo impecável... =)

gostava é de saber a forma de colocar como resolução por defeito 1440*900, seria no ficheiro xorg.conf mas esse é definido pelo driver Catalyst da ATI...

diogoscosta

Mensagempor eder.cerqueira » Seg, 25 de Fevereiro 2013, 3:20

Olá pessoal,
Primeiramente quero parabenizar o idealizador do site, muito bom..!!
Sou novo no Ubuntued, descobrir tentando instalar a placa ATI HD3200 no Ubuntu. Aqui tem um passo-a-passo muito bom, mas não funcionou comigo. :(
Tinha o Ubuntu 10.10 tudo bonito, tirei para colocar o Windows 8, desistir, fui instalar o 10.10 novamente, infelizmente não tem mas suporte. Instalei o Ubuntu 12.10, ai começaram meus problemas, a placa de vídeo ATI HD3200, não vai nem a pau além de outros bugs, tentei as versões do Ubuntu 12.10, 12.04.2 LTS, 11,10 e 10.04.4 LTS, só conseguir instalar o minha pl de vídeo no Ubuntu 10.04.2 (por sinal o próprio Ubuntu identifica e instala). Mas não estou satisfeito. Queria o Ubuntu 12.04.2 LTS c/ Gnome-Shell. Mas toda vez q instalo da problema, quando chego na etapa dependências, quando instalado a lib "sudo apt-get install ia32-libs" o mouse do meu note fica doido (fica super rápido e perde o touch)sem contar q o Gnome-Shell fica com Gnome clássico (perde os efeitos). Tem jeito ou não pessoal?? Ubuntu 12.04.2 x ATI HD3200.
Estou insistindo para instalar a placa só pq da saída HDMI, sem o drive instalado a HDMI não funciona corretamente. Se não fosse o HDMI, nem seria preciso instalar drive nenhum.
Abraço e desde já obrigado.

eder.cerqueira

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Fevereiro 2013, 4:18

Olá eder.cerqueira,

Quer a minha opinião pessoal? Visto que tem uma placa ATI (da empresa que despreza os seus clientes), esqueça software demasiado atualizado, nomeadamente o Ubuntu 12.10. Instale o Ubuntu 12.04.2 e simplesmente use este artigo para instalar os drivers da sua placa de vídeo:

Este artigo, que eu tenha conhecimento, já instalou de forma EXTREMAMENTE simples dezenas de computadores! Fora talvez muitas centenas de utilizadores que pelo Google encontraram o artigo e o executaram! ;)

Ele em alguns casos pontuais falhou, nomeadamente em placas de vídeo demasiado novas, mas isso é algo quase óbvio/comum, visto que normalmente demora algum tempo a aparecer drivers a satisfazer as necessidades das coisas mais atuais.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor eder.cerqueira » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 2:11

Claudio Novais (25-02-2013, 3:18) escreveu:Olá eder.cerqueira,

Quer a minha opinião pessoal? Visto que tem uma placa ATI (da empresa que despreza os seus clientes), esqueça software demasiado atualizado, nomeadamente o Ubuntu 12.10. Instale o Ubuntu 12.04.2 e simplesmente use este artigo para instalar os drivers da sua placa de vídeo:

Este artigo, que eu tenha conhecimento, já instalou de forma EXTREMAMENTE simples dezenas de computadores! Fora talvez muitas centenas de utilizadores que pelo Google encontraram o artigo e o executaram! ;)

Ele em alguns casos pontuais falhou, nomeadamente em placas de vídeo demasiado novas, mas isso é algo quase óbvio/comum, visto que normalmente demora algum tempo a aparecer drivers a satisfazer as necessidades das coisas mais atuais.

Claudio Novais, boa noite!!
Será q vai funcionar mesmo?? Tenho impressão de já ter tentado isso..
Mas vou tentar novamente..
PS: Meu note já esta com o Ubunut 10.04.4 instalado e tudo configurado, não queria perder essa instalação (caso o 12.04.2 não dê certo). É possível plugar o pendrive e instalar o Ubuntu 12.04.2 no pendrive (o pendrive serviria como HD) isso é possível?
Abraço.

eder.cerqueira

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 26 de Fevereiro 2013, 15:28

@eder.cerqueira, na minha opinião, de forma alguma que você deve perder o seu Ubuntu atual! Se ele está a funcionar direitinho, tenha o máximo de cuidado possível em não perder essa estabilidade. A minha primeira recomendação é sem dúvida utilizar o Clonezilla pois ele grava exatamente o estado do seu disco para que você possa voltar atrás sem perder rigorosamente nada. Há um artigo do Clonezilla que explica tudo o que precisa de saber e inclusive você tem este vídeo abaixo para o guiar:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor eder.cerqueira » Sáb, 2 de Março 2013, 2:58

eder.cerqueira (26-02-2013, 1:11) escreveu:
Claudio Novais (25-02-2013, 3:18) escreveu:Olá eder.cerqueira,

Claudio Novais, boa noite!!
Será q vai funcionar mesmo?? Tenho impressão de já ter tentado isso..
Mas vou tentar novamente..
PS: Meu note já esta com o Ubunut 10.04.4 instalado e tudo configurado, não queria perder essa instalação (caso o 12.04.2 não dê certo). É possível plugar o pendrive e instalar o Ubuntu 12.04.2 no pendrive (o pendrive serviria como HD) isso é possível?
Abraço.

Claudio Novais,
Obrigado pelo apoio. Conseguir utilizar o Clonezilla. Ótimo software.
Mas o tutorial q mandou para instalar o drive de vídeo, infelizmnete não adiantou. Ele até instalou, não deu erro. Mas após instalado, a resolução só ia até 1024x778 e a HDMI continuava a mesma coisa.
Tem mas alguma dica?
Desde já obrigado!

eder.cerqueira

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 2 de Março 2013, 3:07

Mesmo com essa resolução, experimente jogar um jogo 3D para ver se realmente instalou os drivers. Se for fluido, sim, instalou.

Você viu as opções dos drivers? Acho que a ATI tem como a nVidia um gestor de configurações.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Anterior

Voltar para Instalação do Ubuntu