Li todo o texto, e concordo com tudo o que foi dito, é difícil eu concordar completamente com algo, sempre tem um pormenor que costumo ressaltar e por a minha opinião dentro daquilo que foi dito/escrito, mas eis aqui um texto que posso dizer não tirar nada e nem acrescentar nada...
Lembro que quando o Ubuntu 10.10 foi lançado eu estava no 2º ano de faculdade e já usava o Ubuntu desde o 09.04, ou seja, era um pouco novato ainda no mundo Linux, mas fiquei maravilhado com as possibilidades e as facilidades do Ubuntu, por exemplo, o Ubuntu 10.10 que havia instalado no meu antigo notebook (um LG com um pentium dual core com 1 Gb de RAM 128 Gb de HD e a infame ATI xpress1250
) uma máquina mediana para fraca já na época, mas mesmo não tendo mais o suporte dessa placa de vídeo nessa versão do Ubuntu (o suporte dessa placa ao Ubuntu pela ATI se encerrou no Ubuntu 08.10) o sistema era completamente customizado, usava transparências nas janelas e componentes dentro das janelas (os botões, caixas de entrada de texto e área de exibição de ícones) eram opacas, o restante usava transparência com ofuscamento, e detalhe, usava níveis diferentes de ofuscamento!!!
Usava praticamente todos os plugins disponíveis no Compiz, cantos de tela, janelas gelatinosas, desfocamento de janelas não ativas, que inclusive variava, usava o emerald como compositor das janelas, o Plymouth era customizado, o GRUB era customizado, as notificações, enfim tudo!!! Nada naquele sistema tinha o visual original dele
Não que hoje isso não seja possível, o que quero dizer é, que apesar de ter feito tudo isso, ter habilitado plugins pesadíssimos, o sistema era muito rápido e confiável, tanto que sempre que sacava meu notebook na sala, o pessoal sempre me perguntava como que eu havia feito aquilo tudo, e queriam saber principalmente que sistema era, porque eles me viam abrir o notebook e em alguns segundos (era coisa de uns 15 + ou - ) eu já estava abrindo programas e eles abriam quase que instantaneamente, aquilo impressionava até o fã mais xiita da MS.
Mas hoje, além de não conseguir fazer parte daquilo tudo que fazia (transparências dentro das janelas em componentes específicos, por exemplo, e sim, sei que isso é mais por conta do Gnome que pelo Unity) o sistema ainda está + ou - na mesma velocidade, sei o que gera esse tipo de lentidão, mas é principalmente as lentes do Unity que atrapalham, basta comparar num mesmo PC com Ubuntu instalado e com o Gnome e o Unity disponíveis, inicie no unity e vc terá uma média de 500 ~ 650 Mb de memória RAM utilizada, enquanto que no Gnome esse número chega à média de 300 ~ 350 Mb, cara é praticamente o dobro da memória RAM, e se quanto mais a memória RAM estiver alocada é sinal que uso de CPU será também será maior, o que torna tudo mais lento de maneira geral, mas o que mais me incomoda é o uso de ferramentas como zeitgeist no sistema para registro de atividades e o engessamento das customizações possíveis...
Enfim, gosto muito, mas muito mesmo do global menu e da maneira que o Unity foi desenhado, ao contrário do que muitos dizem, o Unity tem sim um desenho e usabilidade inteligentes, mas está pesado além da conta