O A.D.0 A.D (Zero Anno Domini) é um jogo de estratégia em tempo real que está a ser desenvolvido pela empresa Wildfire Games que recentemente liberou o código fonte, permitindo, assim, que os utilizadores possam usufruir do jogo sem ter de pagar nada. Este jogo caracteriza-se por um excelente grafismo, infelizmente raro no mundo Linux. Continue a ler para conhecer melhor o jogo!


Por ser em 3D, a quantidade de efeitos visuais é grande, produzindo ambientes muito bons para um jogo deste tipo, por exemplo, é possível ver o cenário numa vista perto do chão, ao contrário dos clássicos jogos de estratégia que apenas permitem que utilizador veja por cima (veja o vídeo abaixo).

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Apesar deste jogo estar numa fase de desenvolvimento bastante avançada, ainda não é um jogo final e, por isso, não é jogável. Isto porque, a inteligência artificial não está implementada e o sistema de multiplayer ainda está em desenvolvimento. No entanto, visto que o jogo ficou open-source, espera-se que evolua rapidamente neste sentido, permitindo, pelo menos, que os jogadores possam usufruir do modo multiplayer, parte mais interessante de um jogo deste tipo.

Combate entre duas civilizacoes no 0AD

Graças ao sistema de sugestões implementado no site do jogo, o 0 A.D tem funcionalidades muito interessantes que poderão tornar este jogo em algo único. Por exemplo, ao contrário de qualquer outro RTS (real-time strategy), os elementos da civilização podem correr de a forma a tornar um ataque mais eficaz. Obviamente que o modo de corrida não é duradouro e tem implicações ao nível da performance de cada unidade, no entanto, o efeito surpresa pode ser algo muito importante para vencer um adversário, o que torna este jogo ainda mais interessante pelo seu vasto leque de opções.



Pré-requisitos

Visto este jogo ter gráficos 3D bastante bons, o nível de exigências no que toca a hardware também é bastante superior que o normal em Linux. Por isso, nem todos os computadores conseguirão suportar este jogo, produzindo imagens fluídas. Pelo que é referenciado pelos programadores do jogo, placas gráficas de qualidade igual ou inferior às Geforce 4 ou Intel 945GM não terão bons resultados com o jogo, sendo, portanto, desaconselhadas.

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Para além disso, é recomendado que a quantidade de memória não seja inferior a 1GB, principalmente para prevenir tempos de compilação muito grandes (sim, para jogar este jogo terá de compilar o código!). Sendo necessário essa quantidade de memória e placas gráficas minimamente boas, facilmente se conclui que o processador também deve ser minimamente bom, ou seja, Pentium 4 ou superior. Por fim, mas também importante, é necessário ter pelo menos 2GB de espaço livre no seu disco.


Instalação

Tal como foi referido no parágrafo anterior, não existem pacotes pré-compilados, o que significa que terá de compilar o jogo para o poder jogar. Nada de extraordinário visto que, caso faça exactamente o que é dito neste artigo, não haverá qualquer problema. Como disse, é necessário fazer exactamente como está descrito no artigo, sendo, por isso, aconselhável, ler o artigo todo antes de começar realmente o processo de compilação, de modo a ter uma perspectiva global de todo o processo.


Faça download dos ficheiros necessários!

Enquanto que lê este artigo, é aconselhável fazer download do código fonte, pois são cerca de 700MB de dados. Para fazer download do código fonte, e de forma a ter a última versão do jogo, utilizará um programa de controlo de versões chamado SVN. Caso não o tenha instalado no seu Ubuntu, clique aqui ou escreva o seguinte no terminal:

sudo apt-get install svn

Depois de ter o SVN instalado, poderá, então, fazer download da última versão do jogo e continuar a ler o artigo de forma a saber o que terá de fazer para o compilar. Assim, escreva o seguinte no terminal, para fazer download dos ficheiros na pasta corrente do terminal (caso prefira numa pasta em específico, que aconselho, crie ou navegue para a pasta desejada e só depois é que escreva a linha seguinte):

svn co http://svn.wildfiregames.com/public/ps/trunk/

Deixe a fazer download nesta janela do terminal e não a feche pois ainda vai precisar dela. Tendo em conta que terá de compilar o código que está a fazer download, então precisará de várias bibliotecas que farão parte integrante do jogo (bibliotecas de 3D, de som, etc). Para poder obter todas essas bibliotecas bastará abrir um novo terminal e escrever o seguinte:

sudo apt-get install build-essential libsdl1.2-dev zlib1g-dev libpng12-dev libjpeg62-dev libgamin-dev nasm libwxgtk2.8-dev libboost-dev libboost-signals-dev libopenal-dev libalut-dev libvorbis-dev libogg-dev libcrypto++-dev binutils-dev libnspr4-dev libdevil-dev libenet-dev libxml2-dev

Deve também fazer download destas bibliotecas o quanto antes visto que ainda têm um tamanho razoável e, dependendo do seu serviço de Internet, poderá demorar algum tempo!

Homepage do SpiderMonkey

Compile o SpiderMonkey

Antes de compilar o jogo, deverá instalar o SpiderMonkey que permitirá ter um maior controlo sobre threads. Spidermonkey é uma estrutura de alto nível que permite fazer uma melhor gestão da memória entre as threads. Para instalar siga, sequencialmente, os vários comandos abaixo descritos, numa nova janela do terminal:

  • Faça download do código fonte:
wget http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/js/js-1.60.tar.gz
  • Descompacte o ficheiro e entre na pasta:
tar -xzf js-1.60.tar.gz && cd js/src
  • Compile o código:
JS_THREADSAFE=1 INCLUDES=-I/usr/include/nspr OTHER_LIBS=-L/usr/lib make -f Makefile.ref && make -f Makefile.ref export
  • Utilize o comando a seguir para mover os ficheiros compilados para a pasta das bibliotecas do sistema:
cd ../../dist/Linux_All_DBG.OBJ && sudo cp lib/* /usr/lib &&sudo mkdir /usr/include/js && sudo cp include/* /usr/include/js && sudo ldconfig


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Compile o jogo

Tendo, agora, o sistema já preparado para proceder à compilação do jogo, abra o terminal na pasta onde guardou o jogo, ou seja, volte à janela onde correu a linha do terminal do SVN e escreva o seguinte para entrar na pasta das bibliotecas do jogo e compilá-las:

cd trunk/libraries/fcollada/src && make
  • De seguida, mude-se para a pasta do jogo:
cd ../../../../trunk/build/workspaces
  • Execute o script necessário para preparar os ficheiros para a compilação
./update-workspaces.sh
  • Depois entre na pasta “gcc” e proceda à compilação:
cd gcc && make -j3
  • Quando o processo terminar, entre na pasta do ficheiro executável:
cd ../../../binaries/system
  • Se tudo correr bem, existirá um ficheiro com o nome “pyrogenesis_dbg”, que é o jogo. Por isso, para abrir o jogo, bastará, escrever o seguinte no terminal:
./pyrogenesis_dbg

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Crie um atalho do jogo no Menu Principal

De modo a não ser necessário ir aquela pasta para abrir o jogo, deverá criar um atalho no menu principal do Gnome de modo a ser mais fácil abrir o jogo. Assim, clique com a tecla da direita do rato em cima do menu e escolha a opção “Editar Menus”. Na nova janela, escolha, no lado direito, o sub-menu “jogos” e clique no botão “Novo Item”. Irá aparecer uma nova janela que deverá preencher da forma seguinte:

Nome: “0 A.D.”
Comando: Clique no botão “Navegar” e navegue até ao ficheiro, descrito acima, com o nome “pyrogenesis_dbg”. A localização é, dentro do jogo, em trunk/binaries/system.
Comentário: “Jogo de estratégia em tempo real”


A adicionar atalho para o jogo


Referências:

Homepage do jogo 0 A.D.;
Fórum do jogo 0 A.D.;
SpiderMonkey Internals: Thread Safety;


27 Respostas ate agora.

  1. JUNIOR diz:

    QUERO SABER SE EXISTE MACETES DESSE JOGO… VALEU

  2. Fabiano diz:

    Olá pessoal, esse jogo é muito bom, no entanto gostaria de saber se alguém conhece algumas manhas ou truques que possa ajudar na jogabilidade.

  3. If you are or will insert breast-feeding while you cipro and leg and foot pain principen, bean with your doctor.

  4. In clinical studies, over 80% of patients experienced an erection sufficient for sexual intercourse after intracavernosal injection of Caverject. ,

  5. coumadin effect on parkinson’s disease ,

  6. Luís C. diz:

    Olá a todos os que têm problemas com o 0 A.D. por SVN,

    Existe outra forma de descarregar o Jogo 0 A.D. de forma mais cómoda para tal precisam de descarregar o pacote do PlayDeb.net, para assim terem os jogos actualizados clicando aqui:

    PlayDeb.net – Updates for Ubuntu

    Depois de instalado o pacote descarregado, proceda à instalação do seguinte pacote:

    0 A.D. – A war/economy strategy game

    Referências
    Homepage do jogo 0 A.D.;
    Playdeb.net Beta;

    Espero ter ajudado! Cumprimentos,
    Luís Cardoso

  7. Lucas diz:

    Nao consigo instalar o svn! meu pc e em ingles, da esse erro:

    E: Could not get lock /var/lib/dpkg/lock – open (11: Resource temporarily unavailable)
    E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?

  8. David diz:

    Não consigo instalar o svn. diz k não existe??

  9. Rui diz:

    Estou com o mesmo problema que o bluray já verifiquei que a compilaçao não teve erros nenhuns e quando ponho o ultimo comando estou na pasta Linux_All_DBG.OBJ, ainda assim continua a dar me o mesmo erro:
    “cp: impossível analisar `lib/*’: Ficheiro ou directoria inexistente

    Se poderes ajudar era espetacular já que o jogo parece estar muito interessante.

    Cumprimentos

  10. SIlas diz:

    ontem deixei rodando dps te ter executado
    svn co http://svn.wildfiregames.com/public/ps/trunk/

    mas quando acordei o notebook tinha descarregado pois faltou energia aki em ksa, agora está dando isso:

    svn co http://svn.wildfiregames.com/public/ps/trunk/
    svn: Cópia de trabalho ‘trunk’ travada
    svn: rode ‘svn cleanup’ para remover travas (digite ‘svn help cleanup’ para detalhes)

    mas quando rodo o svn cleanup
    vn cleanup
    svn: ‘.’ não é um diretório de cópia de trabalho

    desculpe estou começando a usar o ubuntu, posso está errando algo, se sim me corrija por favor…

    ótimo site e ótimos post, o site mais atualizado no que se refere ao ubuntu…

  11. Dica sensacional. Não conhecia este jogo. Seu site é muito bom, sempre estou por aqui.

  12. Acho que dá pra ter uma ideia do que ele é nesses 2 links:
    http://under-linux.org/b1188-usbmanager-page-rankingoximo-da-versao-1-0
    http://under-linux.org/b1231-usbmanager-habemus-disk-usage

    Espero “estar à altura da sua atenção”! Só estou brincando, mas se vc achar que não vale a pena eu compreendo totalmente! Sou relativamente um iniciante no ramo :)
    .-= Magnun Leno´s last blog ..RealSat Wireless RS2400 =-.

  13. Cláudio Novais diz:

    Olá Magnum,

    Sim, se o software for minimamente interessante, que acredito que seja, claro que faço um artigo sobre o seu trabalho!

    Aguardo resposta,
    Abraço.

  14. Obrigado por comentar no meu blog! Uma honra vc aparecer por lá! Sempre acompanho seu blog, acho ele excepcional! Se não fosse esse seu post eu não teria descoberto esse jogo!!

    Posso contar com uma ajuda sua pra divulgar um aplicativo que eu estou desenvolvendo?? A versão 1.0 vai ser lançada em breve.

    Obrigado e até mais…
    .-= Magnun Leno´s last blog ..Balanceamento + PPPoE =-.

  15. SID diz:

    Sim tenho certeza.

  16. Cláudio Novais diz:

    Olá SID e Victor,

    Tem a certeza que instalou todos os pacotes referidos anteriormente?

    Olá Bluray,

    Confirme se está na pasta Linux_All_DBG.OBJ e se a compilação não deu erros!

    Abraços.

  17. bluray diz:

    deu este erro ao instalar o SpiderMonkey
    cp: não é possível executar stat `lib/*’: Ficheiro ou directoria inexistente

  18. [...] do blog: http://www.ubuntued.info0 A.D. um jogo de estratégia com muito potencial! Ir para o artigo [...]

  19. Victor diz:

    Faz um tempo que eu to baixando os arquivos pelo SVN mas até agora não terminou, quantos mb isso tempo?

    aaa e a compilação do SpiderMonkey deu esse erro:
    jsapi.c: In function ‘JS_ConvertArgumentsVA’:
    jsapi.c:263: warning: passing argument 5 of ‘TryArgumentFormatter’ from incompatible pointer type
    jsapi.c: In function ‘JS_PushArgumentsVA’:
    jsapi.c:366: warning: passing argument 5 of ‘TryArgumentFormatter’ from incompatible pointer type
    jsapi.c: At top level:
    jsapi.c:4808: fatal error: error writing to /tmp/ccUz9rkc.s: Não há mais espaço no dispositivo
    compilação terminada.
    make[1]: ** [Linux_All_DBG.OBJ/jsapi.o] Erro 1
    make[1]: Saindo do diretório `/home/victor/0ac/js/src’
    make: ** [all] Erro 2

    ele alega falta de espaço mas tem mais de 10gb sobrendo no / e 6gb no /home

    ——
    Pra um jogo bem que eles podiam ter criado um instalador em .sh ou .deb ou outra coisa

  20. SID diz:

    Não estou conseguindo copilar, digito os códigos de copilação, porem não existe alguns dos arquivos citados nos códigos.

  21. Ricardo diz:

    Parece um execelente jogo Novais, mas… tudo poderia ser um simples duplo-clique num deb para instalar e sair jogando.

  22. Felipe Wagner diz:

    utilizando o ubuntu aqui, para a instalação do SVN tive de suar o seguinte comando:
    sudo apt-get install

  23. Cláudio Novais diz:

    Olá Thiago,

    133 Mb, é muito pouco. certamente não fez download de todos os ficheiros, por isso volte à pasta onde correu o comando e volte a correr o comando do SVN. Ele irá fazer download de todos os ficheiros necessários, caso ainda não os tenha e irá manter os que já fez downloads e estão actualizados.

    Olá clinis,

    Pode experimentar, mas tal como referi no artigo, ainda não há muito para jogar ;)

    Abraços.

  24. Thiago diz:

    Olá, não consegui executar a primeira etapa da compilação do jogo, não existe pasta libraries dentro de trunk. o processo de download terminou normalmente, o tamanho total da pasta trunk é de 133 Mb. Porque não baixou tudo?

  25. clinis diz:

    Fiquei com vontade de experimentar :P

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