Lançado o Google Chrome 29 para o ubuntu

A Google acabou de lançar o novo Google Chrome 29 que continua a trazer melhorias e novas funcionalidades. O browser da Google continua a crescer e a distanciar-se da sua concorrência com funcionalidades e velocidade cada vez mais surpreendentes.

Nesta versão 29 do Google Chrome, foram corrigidas algumas brechas de seguranças e foram implementadas duas novas funcionalidades relativas à OmniBox e às configurações deste navegador.

É possível fazer RESET ao Google Chrome 29

Começando pela nova funcionalidade presente nas configurações do Google Chrome, agora é possível fazer uma limpeza completa a todas as configurações do Google Chrome. Esta funcionalidade irá permitir que se volte a ter o Google Chrome exatamente como se se tivesse a experimentar pela primeira vez.

Esta funcionalidade é extremamente importante pois ao longo do tempo os usuários vão alterando as configurações e, por vezes, esse tipo de modificações fazem o programa ficar lento ou até instável. Uma vez que o Google Chrome tem uma forte vertente de sincronização, reinstalar o Google Chrome por vezes não é solução para este problema de alteração de configurações.

Nesse sentido, esta nova funcionalidade é extremamente importante para quem quiser voltar a ter o Google Chrome com as configurações padrão. A funcionalidade está presente nas opções avançadas das Configurações do Google Chrome, tal como pode ver pela imagem acima.

ANTES: Google Chrome 28: the old omniboxDEPOIS: Google Chrome 29: the old omnibox

Quanto à Omnibox, que é a barra onde você pode digitar o site que quer visitar e ao mesmo tempo pode fazer fazer pesquisas, ela também recebeu modificações que a tornam ainda mais inteligente. Até esta versão do Google Chrome, à medida que você fosse escrevendo algo, os resultados apresentados continham possíveis pesquisas que você quisesse fazer e links de sites que você já visitou.

O problema deste funcionamento é que podiam aparecer links que você já visitou há meses ou até anos atrás e que agora pouco interessam. Nesse sentido, a Omnibox agora irá dar prioridade a resultados mais atuais. Por exemplo, se antes mostrava em primeiro lugar links que você visitou há anos atrás, agora provavelmente vai dar menos prioridade a esses e vai pôr possíveis pesquisas e sites que você tem demonstrado ter interesse nos últimos dias ou semanas. No caso das duas imagens acima, se você reparar do lado esquero havia um link que eu há muito que não visito que nos novos resultados (imagem à direita) já não apareceu.

Este é um exemplo claro do potencial que a Google tem ao conhecer as nossas preferências. Claro que isto é, de certa forma, um abuso de privacidade, mas a verdade é que o potencial para este tipo de funcionalidades é muito grande.

Atualizando o Google Chrome no Ubuntu

Para além destas duas novas funcionalidades, houve um conjunto de brechas de segurança que foram descobertas por alguns utilizadores e que foram corrigidas. A Google tem uma política descoberta de bugs que oferece dinheiro a quem os encontra. Acredita-se que a Google tenha oferecido cerca de US$ 6000 aos vários utilizadores que as descobriram só nesta versão 29 do Google Chrome.

Uma vez que essas brechas foram corrigidas, é altamente recomendável que você atualize o seu Google Chrome o mais rápido possível! A atualização no Ubuntu é tão simples quanto abrir o programa de atualizações do Ubuntu e aceitar atualizar (veja imagem acima).

 

Referências

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!