Há alguns dias atrás nós noticiamos que o Unity8 tinha chegado aos repositórios do Ubuntu 13.10 e até explicamos como o instalar. Apesar de ele não vir instalado por padrão, até porque está em claro início de desenvolvimento, é possível instalar e experimentar sem ter arriscar ficar com o sistema instável. Isto acontece porque o Unity8 funciona apenas numa janela de testes, separada de todo o sistema.
Entretanto, o desenvolvimento do Unity8 tem estado em franco desenvolvimento e as novidades cada vez mais vão ser mais frequentes. Na última atualização do Unity8 podemos constatar que ele já busca o wallaper definido no nosso sistema.
Tal como você pode ver pelas imagens deste artigo, o Unity8 agora já consegue utilizar a imagem de fundo da área de trabalho que nós definimos. Relembramos que até há uma semana atrás, isto não era possível. Nessa altura o Wallpaper era uma imagem estática de cor púrpura.
Agora, à medida que você altera o Wallpaper o Unity8 utiliza-o, mas ainda de forma um pouco grosseira. Primeiro porque o Wallpaper só é carregado uma vez, o que significa que se você mudar a imagem de fundo o Unity8 continua a considerar a anterior até você reiniciar o programa. E em segundo lugar, a imagem de fundo é estática, o que significa que se você mudar a janela de local, não vê exatamente o Wallpaper do sistema, mas, sim, a imagem estática que carregou logo ao início, quando arrancou com o Unity8.
Apesar desta funcionalidade ser algo que se pressentiu imediatamente ao experimentar o Unity8, ela não acrescenta muito. Aliás, não acrescenta praticamente nada pois não só existe uma transparência falsa porque é uma imagem estática do Wallpaper, como essa transparência nem “vê” as janelas que estão por baixo do Unity8.
Em todo o caso, é uma demonstração de que o desenvolvimento continua ativo e não é nada de preocupante visto que só se espera ter o Unity8 por padrão aquando do Ubuntu 14.10, ou seja, só daqui a mais de um ano é que o poderemos utilizar. Por um lado, estamos à vontade com o facto de que os programadores poderão desenvolver com calma para ter algo afinado no final. Por outro lado, é mau porque teremos de esperar mais de um ano para ter este tão aclamado Unity8 que funcionará com o Mir para proporcionar um ambiente extremamente fluido. Pelo menos é isso que se espera!
Oi Cláudio, tudo bem? Acredito que estes novos recursos exigirá mais memória do sistema. Percebo que a Canonical está mais preocupada com a perfumaria do que com o desempenho e fluidez. Embora seja muito bonito, o Unity8, não parece trazer tantas vantagens assim. Para um projeto que está previsto sua "finalização" só para outubro de 2014, está havendo uma expectativa prematura sobre algo inacabado e bem no começo com vários ajustes a serem feitos. No Fedora e openSuSe a comunidade é quase sempre convidada a dar opiniões sobre tasis distros, por quê que Canonical não pergunta, para nós utilizadores do sistema, o que estamos achando destas mudanças? Afinal, se o sistema é feito para o usuário comum e intermediário, a nossa opinião deveria ser apreciada e não ser direcionada para aquilo que eles acham melhor para os interesses deles. Pelo andar da carruagem, no meu ponto de visto, a Canonical está se distanciando aos poucos, dos pilares e filosofia do software livre. Não me surpreenderá o dia em que tivermos um Ubuntu Enterprise e um Ubuntu Open em que o kernel Linux, será apenas um mero detalhe! Um grande abraço e como sempre,um bom artigo!
Olá Lúcio,
Sempre fui dessa opinião e aliás já me expressei sobre ela e fui até mais crítico. Não vou agora falar sobre esse assunto, mas acho que você tem razão em praticamente tudo o que disse.
Apenas acho que sobre a perfumaria, desempenho e fluidez você não deverá estar 100% correto. O Unity8 está realmente rápido e ainda não usa o MIR. Acredito que este projeto terá uma excelente performance. Em todo o caso, sim, é muito tempo de espera, mas culpa creio que é de haver uma LTS daqui a 8 meses, sensivelmente.
Entretanto, o seu comentário foi automaticamente para a secção de SPAM quer normalmente é apagada muito frequentemente. Acho que isso ocorreu pelo email que você digitou! É mesmo esse o email?
" Ubuntu 14.04, ou seja, só daqui a mais de um ano é que o poderemos utilizar", mas se contar com:
agosto
setembro
outubro
novembro
dezembro
janeiro
fevereiro
março
abril
Temos 9 meses exatamente, já que é lançado em Abril, agora se for 14.10 (deve ser realmente o padrão Unity 8), realmente tem mais de 1 ano.
Olá clenivaldo,
Você fez uma boa observação, mas fui eu que me enganei ao escrever. Na verdade o Unity 8 só vem no Ubuntu 14.10, foi um erro de escrita, até porque esses meses que eu referi batem certo para o Ubuntu 14.10. Isto é uma opinião minha, mas eu acredito que o pessoal que está a desenvolver o Unity conseguisse apresentar algo muito bom na altura do Ubuntu 14.04, o problema é que o Ubuntu 14.04 vai ser uma versão LTS e a estabilidade tem de ser uma máxima.
Nesse sentido, não fazia sentido porem algo completamente novo “ainda com poucos milhões de utilizadores” a testarem e por isso puseram a meta no Ubuntu seguinte. Acho que foi uma decisão sensata, mas claro que isso significa que temos que nos manter com este Unity7 que, diga-se, tem muitos problemas de performance. :|
Entretanto já corrigi esse pormenor no artigo. Muito obrigado pelo aviso! ;)
se a canonical seguir o critério de estabilidade que usaram no 12.04, eles tão na roça, tentei inumeras vezes utilizar o 12.04, mas sempre houveram problemas, principalmente referente a driver de vídeo que até hoje nunca tive em outras distros baseadas no debian e no ubuntu, tanto que estou usando o kubuntu 12.04, mas como dizem a esperança é a última que morre..