Lançado Kernel 3.10.9

Não é algo comum, mas a versão 3.10.9 do Kernel Linux foi lançada 6 horas após terem publicado a versão 3.10.8. Esta situação ocorreu porque a versão 3.10.8 foi lançada com um problema na rede que iria afetar muitos utilizadores. Nesse sentido, Greg Kroah-Hartman anunciou rapidamente a versão 3.10.9 com apenas esse bug corrigido, avisando que caso usem a rede não deviam instalar o kernel 3.10.8 mas, sim, o Kernel 3.10.9.

Tal como costumamos avisar, este kernel não entra em repositórios oficiais do Ubuntu (pelo menos dos Ubuntus finalizados) porque é um kernel extremamente atualizado e pode ter alguma instabilidade associada, aliás, pertence à família 3.10x (a versão estável mais recente) e portanto é natural que possa ser imprevisível. No entanto, devemos ter em consideração que este kernel 3.10 é o primeiro LTS a aparecer desde o kernel 3.4, o que significa que o suporte será prolongado e a estabilidade será uma máxima. Saiba mais sobre o que é ser um Kernel LTS aqui.

Uma vez que ele não está disponibilizado em nenhum repositório, neste artigo damos-lhe a conhecer o Kernel 3.10.9 e explicamos como você o pode instalar manualmente de forma fácil. De salientar que o método explicado neste artigo não requer qualquer procedimento complexo de compilação. Este kernel foi empacotado tendo em vista os últimos Ubuntus, portanto funciona bem no Ubuntu 13.04, no Ubuntu 12.10, no Mint 14 e no Mint 15. Em princípio deve funcionar também no Ubuntu 12.04 e ElementaryOS.

ATENÇÃO: A instalação do Kernel é um procedimento apenas para usuários com
conhecimentos capazes de desfazerem a instalação caso ocorra algo errado.

 

O método apresentado neste artigo utiliza um script editado e testado pela equipa do Ubuntued (veja o vídeo abaixo). O script é extremamente simples e basicamente faz download dos pacotes deb do Kernel Linux conforme a arquitetura do seu computador (que estão presentes neste link). Você pode ver o código fonte desse script quando fizer download para o seu computador, bastando para isso abrir o ficheiro com o Editor de Ficheiros do Ubuntu, o Gedit.

Relativamente às novidades do Linux Kernel 3.10.8 e 3.10.9, são apenas modificações de manutenção da família Linux Kernel 3.10x. Você pode saber mais sobre o Kernel 3.10x aqui. Verá que que este Kernel 3.10x, tem vantagens interessantes para quem tem por exemplo discos SSD. Sobre as novidades do Kernel 3.10.8 e 3.10.9 em concreto, há muitas novidades no meio das dezenas de correções, nomeadamente ao nível de compatibilidades com ARM, rede, som, USB entre muitas outras que você pode confirmar nos links seguintes:

O procedimento de instalação é extremamente simples. No entanto, como o Kernel é a parte mais importante do Ubuntu, muita gente oferece alguma resistência em experimentar instalar. Antes de você realizar o procedimento, recomendamos que veja o vídeo seguinte onde mostramos todo o processo de instalação de um kernel anterior:

 

Como instalar o Kernel 3.10.9

Tal como referido o procedimento usa um pequeno script que faz download dos ficheiros deb conforme a arquitetura do computador. O procedimento deve ser executado sequencialmente e todo ele feito pelo terminal.

  • Navegue para a pasta temporária do Ubuntu:
cd /tmp

  • Faça download do script:
wget http://ubuntued.info/kernels/kernel-3.10.9 -O kernel-3.10.9

  • Defina o ficheiro do script como executável:
chmod +x kernel-3.10.9

  • Execute o script com o comando abaixo. Ele irá perguntar se você tem a certeza. Carregue na tecla ENTER para continuar. Aguarde e acompanhe a instalação.
sudo sh kernel-3.10.9

  • Quando o procedimento de instalação do comando anterior terminar, você já tem o kernel instalado. Significa portanto que apenas precisa de reiniciar para começar a utilizar. Para tal execute o comando seguinte:
sudo reboot

Depois de reiniciar, se você quiser confirmar que está a usar o novo kernel, abra o terminal e escreva o comando seguinte:

uname -r

 

Como remover o Kernel 3.10.9

A instalação do Kernel 3.10.9 deu algum problema? Você quer remover este kernel? O procedimento de remoção também é muito simples, basta escrever o comando seguinte no terminal:

sudo apt-get purge linux-image-3.10.9-*

 
 

11 Respostas ate agora.

  1. Vitor Hugo diz:

    Boa Madruga,
    tenho o kernel 3.10.04 instalado na minha distro Ubuntu e gostaria de tirar uma duvida rapida fiz a instalação do VM
    VMware mais o mesmo não executa e bem sei que é incompatibilidade com o kernel atual, por isto gostaria de saber quais comando necessarios para que o mesmo execute se não for incomodo agradeço a ajudinha
    Abraço

  2. Marcos diz:

    Só uma dica para quem usa os drives da NVIDIA. É preciso instalar o "build-essential", para não afetar o drive da placa de vídeo. Fiz isso aqui e consegui instalar o kernel normalmente. A única coisa que notei de diferente nesse kernel é que não está aparecendo aquela tela inicial de carregamento do ubuntu. No lugar mostra o log de carregamento do sistema.
    Segue abaixo o comando para quem usa os drives da NVIDIA:

    sudo apt-get install build-essential

    • @Marcos,

      A situação do Log normalmente ocorre quando há erros (mensagens do tipo ERROR) no carregamento de módulos. Pode até ser outro motivo, mas é comum isso estar relacionado. Será que há alguma incompatibilidade no seu caso concreto?

  3. João Marcos diz:

    Testei no ElementaryOS recém-lançado e deu certo, percebi uma notável diferença na fluidez do sistema, principalmente no aspecto de efeitos gráficos mais rápidos. Muitíssimo obrigado, blog sensacional :D

  4. David S. diz:

    Atenção que o ultimo comando remove todos os Kernels que possam ter na vossa maquina.
    Uma falha grave pois quem percebe sabe o que está fazendo… mas se for uma pessoa mais noob pode ter dores de cabeça por uma falha de outro noob.

    • Não David.

      O comando apaga todos os Kernels que comecem por linux-image-3.10.9. Ora se se tiver kernels antigos, estes não são afetados, nomeadamente kernels com versões mais antigas.

      Claro que se se tiver só este kernel, como é óbvio se o apagar fica sem nenhum, mas acho que isso é óbvio!

      • David S. diz:

        Cláudio eu antes de comentar testei com 3 kernels ele me removeu tudo só deixando um outro mais antigo e também removeu o drive da gráfica isto porque eu tinha compilado esse drive nestes novos kernels.
        Eu em teste apenas mandei remover um apenas mas o comando removeu todos 3.10*

        • Os originais por exemplo não remove de certeza absoluta. O que remove é a família de kernels. Em todo caso agora com o hífen já resolve esse pormenor ;)

          • David S. diz:

            Para quem quiser também pode fazer pelo synaptic.
            Agora uma pergunta o que tu tens achado dos novos kernels?
            Eu do 3.9 para os 3.10 notei uma melhoria na rapidez no gnome-shell assim como melhorias com o drive da nvidia.

          • Usei o 3.9 durante algum tempo, normalíssimo. Usei o 3.10.1 e 3.10.2 e voltei ao 3.9, na altura. Desde que o 3.10.6 (altura em que falaram na versão LTS e que houve uma pequena explosão de commits) que tenho usado o 3.10 e bastante satisfeito.

            Diferenças notórias? Quase nada, mas creio que está melhor ao nível da placa de vídeo. O arranque do Ubuntu, através de um SSD, também me parece sensivelmente mais rápido, mas não discarto a possibilidade de ser apenas uma ideia minha de estar a usar um software novo. Mas parece-me estar sensivelmente mais rápido o login.

            As maiores diferenças que se pode encontrar nestes novos kernels é acima de tudo em hardwares novos. Nos hardwares mais antigos existe uma probabilidade consideravel de não fazer diferença nenhuma. Raramente há melhorias de algoritmos por isso acredito que as diferenças sejam praticamente inexistentes nesses hardwares.

          • To usando o kernel 3.11.0.3 no Ubuntu 13.10. Tá muito bom.

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!