Bem-vindo: Dom, 24 de Novembro 2024, 0:30 Pesquisa avançada

Sugestão de S.O. baseado no Linux[Resolvido]

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Sugestão de S.O. baseado no Linux

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 17:31

salatieltiel (18-02-2013, 14:55) escreveu:Oh indecisão.
Em relação a compatibilidade, os programa do windows rodam certinho(sem bug ou travamento) no Ubuntu?
E as atualizações, li que são bastante todos os dias, isso é desconfortante?
E ele pode ser infectado por alguma praga virtual?
Tem antivírus que funcionam em tempo real?
Espero que eu esteja sendo enjoado e repetitivo, pois aqui vocês estão resolvendo minhas dúvidas. :)

Depende dos programas... Veja na lista de compatibilidade do Wine aqui: http://appdb.winehq.org/
Para saber mais sobre o Wine, pode ver este artigo:

Não há assim tantas actualizações diárias, só quando nos ausentamos por algum tempo, ou usamos mais um ou outro computador é que vemos muitas actualizações, mas diariamente não são assim tantas. Chega a ter dias em que não tem nenhuma, mesmo! Agora depende do que tenha instalado, se for aplicações em desenvolvimento e estiver a usar o seu repositório diário, aí sim, terá actualizações diárias!

Existem baixas hipóteses de infecção, já que ao ter o SO sempre actualizado isso é meio caminho para manter longe as pragas.

Já usei soluções Anti-vírus mas apenas por ter dual boot e era mais no sentido de garantir que ao passar ficheiros para Windows, vindo de outros suportes, eu não passaria também malware. Mas que eu saiba não há soluções AV de protecção activa, apenas passiva.

Relativamente às perguntas, pode fazer as perguntas todas que quiser, até é conveniente, pois está a preparar-se para lidar com algo possivelmente diferente do habitual. Há alguns utilizadores que pegam em Linux pensando que estão a usar Windows. Vêem que este não faz aquilo que pretendem e partem do princípio que o problema é do SO e não dos seus "hábitos" criados por outros SO. Por isso acho que faz muito bem em esclarecer as suas dúvidas previamente, como forma de prevenir alguns problemas.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Fevereiro 2013, 19:57

Eu atualizo o meu Ubuntu semanalmente apenas 8) Se são muitas? Não me interessa muito (mas raramente ultrapassa as dezenas de MB), quando quero fazer atualizações, antes de ir jantar ou almoçar ponho a atualizar. Quando chego ao computador, continuo a minha rotina normal. Ao contrário do Windows que exige que se reinicie o computador. No Ubuntu se se tiver que reiniciar é apenas para usar o novo software, de resto pode continuar normalmente. Ah e isso acontece, mas é raro, é apenas quando atualiza o Kernel (~coração) do Ubuntu.

Compatibilidade de programas do windows? Bom, ir para o Ubuntu deve ser acima de tudo para usar o sistema Ubuntu e seus programas equivalentes. Por vezes há sim software que não equivalente e aí sugiro o referido Wine. No entanto, tente não usar aplicações do windows, pois não é algo nativo e portanto não vai ser tão rápido e homogéneo visualmente como as aplicações nativas para o Ubuntu.

Infetado? Desde que você instale sempre programas pela central de programas do Ubuntu, eu diria que a não ser um ataque completamente direcionado a você, vocÊ estará 100% seguro. Acredite! É verdade! Os problemas de pragas ao nível do Linux normalmente ou são algo muito bem direcionado a um computador/servidor ou então é alguma brecha que as atualizações concertam sempre muito rapidamente. Tal como lhe digo, eu atualizo semanalmente e por vezes até deixo um mês sem atualizar. Uso o Ubuntu há anos. Pragas? Zero!

Anti-virus? VocÊ anti-virus só precisa de quiser controlar a partição do windows 8) Aliás os anti-virus que existem para o UBuntu basicamente servem para fazer scan ao Windows e não ao Ubuntu em si, visto que são praticamente nulos os virus para o Ubuntu. Novamente digo: desde que instale os programas pela central de programas do Ubuntu nunca terá problemas. Só poderá ter problemas é se andar a fazer download de programas pelos sites, pratica comum para quem usa Windows mas que no UBuntu é bem diferente!

Se tiver dúvidas, pergunte! ;) Simples! :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor salatieltiel » Qua, 20 de Fevereiro 2013, 2:49

O Ubuntu precisa de drivers tipo o Windows?
O meu notebook processa o vídeo no processador, será mais rápido no Ubuntu?
Terei problemas com uso de impressoras, já que elas lançam drivers só para windows?
salatieltiel

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 20 de Fevereiro 2013, 2:53

Simplesmente instale o Ubuntu e desfrute. Nem drivers vai precisar de instalar! ;)

Só precisaria de ativar (diferente de instalar) os drivers se tivesse uma ATI ou nVidia. Como não tem, nem isso precisa de instalar! Impressoras? desde que seja USB, é só plugar e desfrutar (na maioria delas) 8)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor salatieltiel » Qua, 20 de Fevereiro 2013, 3:12

Muito obrigado pela ajuda, o que você acha vou começar primeiro com dual boot, qual o tamanho da partição que coloco o Ubuntu? 20gb é o suficiente?
O notebook já veio com uma distribuição Linux(fedora) ele vai trabalhar melhor e mais rápido no Ubuntu?
salatieltiel

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 20 de Fevereiro 2013, 3:17

Sim, não tenha dúvidas: use em Dual Boot! Eu no meu caso, quando quis migrar completamente para linux, tive 3 meses em dual boot e de vez em quando ia ao windows fazer as coisas que estava habituado no Windows.

Depois arranjei soluções para tudo e fiquei a usar Ubuntu a 100%! ;)

Sobre tamanhos, recomendo vivamente que leia este artigo todo primeiro e só depois vá lendo e executando o que lá diz:

Entretanto, eu estou a recomendar o Ubuntu 12.04, por ser mais estável e por ter um suporte mais longo, é uma versão especial do Ubuntu (uma LTS). Em todo o caso existe um Ubuntu mais novo, com funcionalidades novas, o Ubuntu 12.10, que também tem um artigo a explicar como o instalar:

PS: enquanto vai estar a ler o artigo, vai reparar que é referenciado um artigo sobre partições. Leia-o e veja o vídeo e assim já sabe que tamanhos deve usar! ;) Já agora, se tiver medo de alguma coisa (que é perfeitamente natural), recomendo que faça uma cópia COMPLETA do seu disco através do Clonezilla:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Alessandra Vianna » Qua, 20 de Fevereiro 2013, 3:19

Aqui tem um passo a passo de como particionar o disco rígido:

Como particionar o disco para instalar o Ubuntu em 5 minutos

Sobre o desempenho do Ubuntu com relação ao Fedora, não sei lhe dizer, pois nunca usei esta.
Alessandra Vianna

Mensagempor Alessandra Vianna » Qua, 20 de Fevereiro 2013, 3:20

Foi mais rápido, Cláudio!! E ainda trouxe mais conteúdo!

Ninja level MASTER!!! :venia: :venia: :venia:
Alessandra Vianna

Mensagempor salatieltiel » Qua, 20 de Fevereiro 2013, 15:44

Instalei o Ubuntu 12.10 em dual boot, tudo certinho, mas eu tô preocupado com a segurança, tem algum antivírus?
Quando coloco pra atualizar aparece uns itens com falha, isso é normal?
salatieltiel

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais