Olá Falcomer,
Obrigado pela sua resposta, efetivamente você falou em pontos chave. Vemos o Windows cheio de efeitos visuais e leve. Vemos o MacOS extraordinariamente rápido. Chegamos ao Unity, vemos um peso absurdo e com poucos efeitos para tanto peso. Se repararem o Unity tem muito poucas coisas visuais pesadas, reparem nos indicadores, são meros menus. Já no Pantheon, por exemplo, os menus são bem mais bonitos.
Pelo contrário o desenho e praticidade do Unity são o ponto que me mantêm ainda a usá-lo. Adoro o conceito do Unity, é muito prático mesmo e os outros ambientes ainda não chegaram lá. Uns até têm o global menu, mas a coisa não funciona bem. No Unity simplesmente funciona, apesar do peso. Que também acho inaceitável.
Sobre o Unity do Ubuntu 12.04, ele é mais rápido que os anteriores. O Unity do Ubuntu 12.10, é praticamente a mesma coisa. Já o Unity do Ubuntu 13.04 é mais rápido. Aliás, foi por esse motivo que eu deixei a minha LTS (12.04) para o UBuntu 13.04!
O maior problema de acharmos que o 13.04 está muito bom é esse mesmo acostumar. Já se passaram 2 anos e as pessoas começam a esquecer-se! Eu próprio! E hoje ao ligar o meu computador não ligava há dois anos, fiquei triste com a situação atual. É que se você reparar no vídeo que eu pus que mostra os dois computadores, é de ficar desanimado. Ver um computador mais moderno a ser batido por um mais antigo, por causa de uma barra lateral e de um global menu. Só isso de diferença.
Por fim, sobre a memória, é outro problema também. Mas devemos ter em atenção que não devemos comparar sistemas 32bits com sistemas 64 bits. Normalmente, devido ao barramento e falta de aproveitamento otimizado, a memória acaba por ocupar o dobro nos sistemas de 64bits.
@Victor, essencialmente devido ao Unity. Claro que já alguns outros aspetos a considerar, nomeadamente o Gnome3, mas a verdade é que se você muda de interface você sente o sistema bastante mais rápido. Aliás, basta instalar o Gnome-shell que você sente logo alguma diferença:
Mas se quiser aventurar-se e sentir que realmente é o Unity e seus serviços que o acompanham, experimente fazer uma sessão personalizada:
Por fim, se quiser realmente ver como o Ubuntu devia ser em termos de velocidade e modernismos estéticos, experimente o super veloz ElementaryOS: