Este artigo apresenta exactamente o que é indicado no título: o jogo do Mario, um dos mais conhecidos do mundo, que apresenta níveis dinâmicos, tornando-o infinito! O jogo chama-se Infinite Adaptive Mario e a sua característica principal é ser dinâmico, ou seja, conforme as qualidades do jogador, o jogo vai manipulando-se para aumentar ou diminuir a dificuldade. Torna, por isso, o clássico jogo do Mario num jogo infinito e perfeito para todos os adeptos do grande Super Mario!

Super Mario

O jogo Infinite Adaptive Mario foi criado por Ben G. Weber com o objectivo de seguir o rumo actual dos jogos: serem moldáveis, tornando a dificuldade dinâmica conforme a qualidade do jogador. Segundo o Ben Weber, actualmente os jogos apesar de terem esta dinâmica, ela não é realizada de uma maneira adequada ou perfeita, pois limita-se a aumentar ou diminuir as armas e/ou tempo limite de jogo.

Num dos primeiros níveis

Ora, por esse motivo, criou o jogo Infinite Adaptive Mario que se adapta nas várias vertentes de dificuldade de jogo. Para além de criar dinamicamente os níveis (tornando-o infinito), o progresso do jogador é definido por níveis conforme os seus resultados a passá-los ou não. Sendo assim, se um jogador perde muitas vezes, o nível é reduzido, e então o jogador desce para um nível mais fácil. No entanto, se utilizador conseguiu passar o nível com alguma dificuldade, então passa ao nível seguinte que terá uma dificuldade superior, obviamente. No caso de utilizador passar o nível de uma forma muito rápida, o que sugere que o nível foi fácil, então o jogo gera um nível bem mais complicado para se adaptar às boas qualidades do jogador.

Mário

Esta é a teoria do jogo e, na verdade, é o que acontece na prática! Experimentei e realmente o jogo apresenta dificuldades bem diferentes conforme as nossas qualidades a mexer no pequeno Super Mario! De salientar que durante o jogo, reparei que a frequência das falhas (ou precipícios) e a sua largura variava de nível para nível conforme a dificuldade, bem como a altura do solo e o número de inimigos.

Mario a apanhar o cogumelo

Relativamente ao jogo em si, ele não é dotado de menus nem opções que o possam modificar, infelizmente. O jogo começa com o Mario à espera da interacção do utilizador no nível 50 de dificuldade, o permite ter já uma boa quantidade de obstáculos. Sendo assim, se o jogador não conseguir, o nível desce, caso contrário irá subir. Apesar de tudo, o que falhou foi uma pequena opção de escolha para fullscreen (seria uma opção muito importante).


Instalação

Este jogo não tem qualquer ligação com o Ubuntu, por isso não tem qualquer repositório associado. Este jogo está escrito em Java e por isso é multi-plataforma, funcionando também noutros sistemas como o Windows ou o MacOS. Como funciona através da framework Java, tem essa dependência. Pelos testes que fiz, funciona bem não só com o Java oficial da Sun, mas também com o OpenJDK, uma versão opensource do Java. Se ainda não tem instalado o Java, recomendo que leia este artigo:

Multimédia no Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat

Depois de ter o Java instalado, deverá fazer download do jogo clicando no botão seguinte:

Clique aqui para transferir o Infinite Adaptive Mario


Deverá guardar o ficheiro numa pasta segura, visto que esse ficheiro é o próprio jogo. Inicialmente o ficheiro não está definido como executável, por isso precisa de indicar ao Ubuntu que ele é uma aplicação. Para tal, abra as Propriedades do ficheiro, clicando com a tecla da direita do mouse e escolhendo a opção Propriedades.

A abrir propriedades do ficheiro

Na nova janela, seleccione a terceira aba, ou seja, a aba intitulada “Permissões” e ponha um visto na opção “Permitir executar o ficheiro como uma aplicação“. Por fim, clique em Fechar.

A definir ficheiro como executável

De seguida, é só executar o ficheiro, ou seja, clique com a tecla da direita do mouse em cima do ficheiro e escolha ou a opção “Abrir com OpenJDK Java 6 Runtime” ou “Abrir com SunJava 6 Runtime“.

A abrir jogo do Mario!

Crie um atalho para o Infinite Adaptive Mario

De forma a que não tenha de estar sempre a clicar com a tecla da direita do mouse em cima do ficheiro para poder jogar, recomendo que crie um atalho para o jogo! Para criar o atalho, deverá usar o procedimento explicado neste artigo:

Como adicionar um atalho ao Menu do Ubuntu

Quando chegar à parte de preenchimento do atalho, deverá preencher de uma forma semelhante à seguinte:

Nome: “Infinite Adaptive Mario”
Comando: Deverá clicar no botão Navegar e seleccionar o ficheiro que fez download!
Comentário: “Jogo do Mário versão dinâmica”

Atalho para o jogo do Mario

Se quiser utilizar uma imagem para jogo, sugiro esta:

mario_icone

Vídeo Demonstrativo

Por fim, recomendo que veja este vídeo para conhecer o jogo e ver todo o procedimento explicado neste artigo:


Referências:

Homepage do Infinite Adaptive Mario;
Mario na Wikipedia.


20 Respostas ate agora.

  1. Victor Macedo diz:

    Perfeito! Funfou beleza no meu Ubuntu 12.04.

  2. danixyta diz:

    Super Mario, muito fixe!!!
    não vou conseguir parar de jogar! =D
    continua com estes posts fantasticos!!! ;)
    Ítalo Moisés, a tecla de saltar é o ‘s’

  3. Alguém poderia informar os controles do jogo? É que ainda não descobri como saltar…

  4. Ricardo diz:

    A ideia é excelente. No entanto, achei que ainda tem muito espaço para melhorar no que toca à jogabilidade e dinâmica de jogo.

  5. ElDeablo diz:

    Muito bom o joguinho, uma pena que não da pra maximizar a janela, quanto ao atalho, ele ficaria assim:

    java -jar /home/eldeablo/.AdaptiveMario/AdaptiveMario.jar

    Obs.Claro, esse atalho é no meu caso apenas!

  6. Fernando_BR diz:

    Rodou sem som no Windows 7 !!!

    Será que no Ubuntu tem som?

  7. Sandro diz:

    Desculpe o último post, saiu incompleto.
    Quis dizer que com o OpenJDK não rodou, mas com java -jar no terminal, funcionou.

  8. Sandro diz:

    sandro@ubuntu:~/install/Mario-Bros-Infinity

    $ java -version
    java version “1.6.0_22″
    Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_22-b04)
    Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 17.1-b03, mixed mode)

    abraço,
    sandro

  9. Sandro diz:

    Olá Cláudio,

    Abri com o OpenJDK Java 6 Runtime mas a tela fica branca e de vez em quando ouço a musiquinha tradicional, mas nada de telas.

    abraço,
    sandro

  10. Bráulio diz:

    Mandou bem ! Vlw !

  11. Bráulio diz:

    Madou bem ! Vlw !

  12. Fábio Carvalho diz:

    Ae Galera, voltei a usar o ubuntu de novo xD
    Espero que dessa vez a merda do meu pc não bug ele…de novo…

    Mas não to conseguindo fazer o jogo funcionar, ele abre uma janelinha com o nome do jogo, mas não aparece nada na tela…alguma dica?

  13. Cláudio Novais diz:

    Doooguinha, vou cobrar as vezes que falhar :D

  14. Parabéns velho, simplismente FANTÀSTICO. Já a muito tempo acompanho seu BLOG, nunca senti a necessidade de comenta-los, mas hoje não resisti… Super Mario é TOP d+, sou fã incondicional….

    Parabéns pelo BLOG por inteiro, todos os how ts são muito didáticos…

    Muito sucesso e paz….

    :P

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Doooguinha,

      Muito obrigado pelos elogios! Relativamente a sentir necessidade, devia sentir sempre e comentar o nosso trabalho tal como o fez hoje :D

      Abraço

  15. Ter nosso trabalho reconhecido pelos leitores é algo mágico não é?
    Pode deixa mestre, vou comentar sempre. :D

  16. Guilherme A diz:

    Muito bom o joguinho,tão bom quanto o open sonic.

  17. [...] This post was mentioned on Twitter by Sergio, Edson Leandro and Myla Connor, Cláudio Novais. Cláudio Novais said: Jogue Mario inifitamente no Ubuntu! http://goo.gl/fb/DcDhZ [...]

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