Ao contrário do Unity que tem sido amplamente desenvolvido para ser usado em vários monitores, o Gnome-Shell parece não dar tanta prioridade a essa vertente.
Talvez por esse motivo, o Gnome-Shell tem alguns problemas quando se utiliza dual-monitor (dois monitores), nomeadamente o apresentado neste artigo. O problema ocorre na área de trabalho em que o Wallpaper fica deformado e os ícones dispostos na área de trabalho ficam também com um comportamento estranho, tal como é mostrado na imagem acima.
Apesar deste problema do Gnome-Shell parecer algo simples, na verdade não há uma solução ótima para o solucionar. Reiniciar o Ubuntu não resolve e mudar as opções do posicionamento dos monitores também não resolve. Por este motivo alguns utilizadores mantêm-se com o problema, remediando a situação.
Depois de pesquisar bastante descobri que existe uma solução simples, não ótima, que resolve o problema até ele aparecer novamente. Este problema aparece quando se troca as opções dos monitores, portanto não é muito frequente. Mas quando o problema ocorrer este artigo irá resolver.
Como resolver o problema?
Para resolver este problema basta desligar e depois ligar novamente os ícones na Área de Trabalho. Com este procedimento, existe um reinício das opções da Área de Trabalho e o problema fica resolvido.
Para trocar essas opções sugerimos que utilize o Gnome-Tweak-Tool que pode ser instalado através do procedimento explicado neste artigo:
Depois de ter o Gnome-Tweak-Tool instalado, abra-o e clique na primeira aba, com o nome “Ambiente de Trabalho“. Nessa aba, desligue a primeira opção intitulada “Have file manager handle the desktop”
Volte a ligar essa opção e o problema estará resolvido! Clique nestas duas imagens e veja a diferença.
Referências:
Dica fantástica, passei uma vez por esse problema.
Mas teve vezes que o próprio sistema reparava o problema.
Obrigado!!!