FocusWriter

O FocusWrtier é uma excelente aplicação para redigir textos com o máximo de concentração e objetividade. Esta aplicação multi-plataforma esconde todas as distrações que você poderá encontrar no seu computador, focando-o apenas no texto que está a escrever.

O grande objetivo do FocusWriter é proporcionar ao utilizador/redator um ambiente singular que não lhe conceda distrações mas que ao mesmo tempo seja constituído pelas funcionalidades básicas de escrita, nomeadamente: formatação do texto, corretor ortográfico, estatísticas do documento entre outras informações importantes para não perder a noção do tempo. Se costuma escrever, a equipa do Ubuntued recomenda vivamente que experimente este software!

FocusWriter - personalizadoInterface do FocusWriter

Tal como referido acima, o FocusWriter centra-se principalmente em proporcionar ao utilizador algo que seja o menos distrativo possível. Por isso, na sua forma normal, enquanto está a redigir os textos, o utilizador apenas vê um fundo, simples (pode ser uma imagem se quiser) com um texto por cima (tal como pode ver nas imagens acima). Esteticamente o programa na sua forma normal é apenas isso, no entanto, para além disso tem as várias barras habituais dos programas de redação de texto: uma barra inferior que apresenta estatísticas do documento e uma parte superior com a barra de menus e a barra de ícones para formatar o texto e gerir os ficheiros. Essas barras aparecem quando o utilizador leva o cursor para a parte inferior ou superior do monitor, respetivamente.

Ainda relativamente ao visual da aplicação, o FocusWriter permite que utilizador tenha várias abas abertas ao mesmo tempo o que ajuda quando se tem vários documentos auxiliares abertos. Esta funcionalidade é também particularmente importante para quem redige documentos em vários ficheiros, por exemplo um ficheiro por capítulo, uma vez que torna a objetividade e organização superior.

Ao nível produtivo, para além deste visual excelente que evita distrações, inclui estatísticas importantes, nomeadamente o número de palavras, número de parágrafos e o número de caracteres escritos. Ainda inclui a hipótese de o utilizador definir metas diárias, por palavras escritas ou por tempo de trabalho. Por fim, relativamente à produtividade que esta excelente aplicação proporciona, ainda inclui um relógio, para que o utilizador tenha noção do tempo, e ainda cronómetros/temporizadores, para que possa gerir melhor os seus objetivos. Por cada temporizador, sempre que o tempo chega ao fim, o FocusWriter apresenta um conjunto de estatísticas com os resultados do seu trabalho durante esse período de tempo, nomeadamente a quantidade de caracteres, palavras, parágrafos e até de páginas.

O FocusWriter inclui ainda um gestor de dicionários para que possa escolher qual o idioma que vai escrever e para que possa adicionar palavras que não estejam presentes nos dicionários padrão do Ubuntu; inclui também a funcionalidade de escolher temas que permitem o utilizador definir conjuntos de opções, desde a imagem de fundo, às cores, tamanhos e tipos de letras.

Por fim, de salientar que o FocusWriter tem a funcionalidade de criar sessões que permite que utilizador tenha ambientes prontos a serem trabalhados, ou seja, se o utilizador estiver a redigir textos de áreas diferentes, com conjuntos de abas bem diferentes, então pode definir uma sessão para cada tipo de texto que irá incluir as abas que escolheu. Esta funcionalidade permite que assim que abra a aplicação tenha logo os seus textos abertos prontos a serem trabalhados, algo extremamente útil para quem tem vários trabalhos independentes.

 

Formatos de ficheiro compatíveis

O FocusWriter é compatível com 3 tipos de ficheiro. É compatível com ficheiros formatados ODF e RTF e também é compatível com os ficheiro de texto simples (que normalmente no windows têm a extensão .txt e que no Ubuntu são os ficheiros comuns de texto, gravados pelo gedit por exemplo ou então os ficheiros php, html, entre muitos outros).

 

Instalação

O FocusWriter está presente nos repositórios oficiais do Ubuntu, o que significa que a sua instalação é extremamente simples. Você pode instalar através da Central de Programas do Ubuntu, procurando por este programa ou então pode simplesmente clicar no botão seguinte ou até escrever o comando abaixo no terminal:

sudo apt-get install focuswriter

Depois do processo de instalação ter terminado a aplicação fica imediatamente disponível.

34 Respostas ate agora.

  1. SuperEly diz:

    Pessoal. Outra dica para quem deseja apenas o texto na tela, sem distrações.

    Usando o Chrome e escrevendo em um documento no Google Drive (antigo Docs).

    Clique no menu "Visualizar" e escolha "Tela cheia" (a tecla Esc volta ao modo normal).

    Depois pressione F11 que é uma função do Chrome para colocar o site em tela cheia (F11 novamente volta ao normal).

    Pronto! Agora você tem apenas o espaço de edição em tela cheia.

  2. Cleiton diz:

    Olá, pessoal!

    Estou gostando de escrever nele. Mas tenho que ressaltar dois problemas: A colocação correta dos sinais de acentuação e uma verificação ortográfica mais efetiva. Usando, para isso, o cursor do mouse, na função de destacar a palavra e assim favorecer uma melhor verificação ortográfica. Fora isso, o programa é excelente!

  3. Valeu pela dica Cláudio , só não funcionou o som da maquina de escrever.

    saudações.

  4. Cézar diz:

    Oi O Focus writer é muito bom mesmo. Só que comigo ele não quer ficar com o som de máquina de escrever. Toda vez que tento colocar o som ocorre um erro. Como posso resolver? Uso Ubuntu 12.04 e gnome.

  5. @tittao diz:

    Só faltou comentar se ele salva o arquivo em ODF

    • Cláudio Novais diz:

      Grava sim! :)

      Grava em RTF e ODF em termos de textos formatos. Para textos não formatados grava no formato normal que no Windows é txt e no Ubuntu é o ficheiro de texto normal.

  6. Cláudio Novais diz:

    Artigo Atualizado! ;)

  7. Cara, esse programinha é demais! Realmente útil, tira as distrações. Pretendo usá-lo no meu mestrado. E o barulhinho de máquina de escrever é maior barato, ehehe.

  8. [...] FocusWriter, escreva com o máximo de atenção! [...]

  9. O programa FocusWriter está a funcionar na perfeição, o qual já estou usar, contudo a minha questão é esta: existe alguma maneira de correr o FLIP7 em Linux?

    O Flip7 é uma ferramenta excelente no que toca às correcções gramaticais, correcção de erros de concordância, conjugações verbais, semântica e sinónimos.

    Não me canso de dar os parabéns a este site; é sem dúvida uma maior valia no mundo do Linux.

    Saúde
    SG

  10. Cláudio Novais diz:

    Olá Arthur,
    Esse bug é certamente algo que os programadores então têm de averiguar! Submeta esse bug aqui:
    http://github.com/gottcode/focuswriter/issues

    Olá João Carvalho,
    Pois, por acaso o FocusWriter é quase como um gedit com propriedades RTF com cara minimalista! Realmente essa sua perspectiva é muito boa!
    Relativamente à música e produtividade, bem, quanto a mim essa combinação na maior parte dos casos não funciona :(

    Abraços e até já! ;)

  11. [...] o tutorial do Claudio Novaes instalei o FocusWrtier e comecei a experimentá-lo no meu dia-a-dia. De fato é uma ferramenta [...]

  12. João Carvalho diz:

    Olá Cláudio.
    Este é um óptimo programa! Há já algum tempo que o uso para os meus trabalhos pessoais, a nível profissional sou sincero, não me tem grande utilidade pois preciso de escrever e formatar texto em muito pouco tempo e estou completamente rotinado ao oo.org. Mas sem dúvida que é uma ferramenta muito, mas muito útil a todos os que querem redigir os seus textos sem maiores distracções.
    Já agora, um plugin minimalista para o leitor que usarem dá-vos um dois em um, nada de distracções na escrita e uma música agradável que em muito pode melhorar a produtividade :)
    Bom post Cláudio!
    Um abraço

  13. Arthur diz:

    Eu salvei como arquivo rtf e mesmo assim quando eu fecho o focus e volto a abrir, ele abre o arquivo como se não houvesse nada dentro.
    A unica forma dele salvar as alterações, é quando eu crio um arquivo txt pelo gedit, modifico ele, salvo e quando o abro pelo focus, ele salva as alterações.
    Ja tentei desinstalar e reinstala-lo e nada. Se salvo um texto em txt ou rtf e tento abrir por ele, openoffice ou gedit, ele aparece vazio.

    obrigado.

  14. Arthur diz:

    Olá, primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo excelente site, facilitando cada vez mais a vida dos usuários linux.

    Gostaria de saber se mais alguém teve problema em salvar os textos no focuswriter, pois toda vez que eu salvo um texto, quando vou abri-lo, ele está vazio.

    Obrigado

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Arthur,

      Isso é muito estranho mesmo, não me aconteceu esse problema. Experimente salvar com o tipo de ficheiro “rico”, ou seja, rtf. O que acontece? já experimentou abrir o ficheiro resultante com outro programa?

      Abraço

  15. Cláudio Novais diz:

    Olá Luiz,
    O plano de fundo pode ser modificado em: Configuração > Temas > alterar > Fundo.

    Relativamente ao dicionário, também é simples: Configuração > Definições > Verificação Ortográfica.

    Abraço e até já ;)

  16. Luiz Carlos Panta diz:

    Cláudio, agora ficou beleza. Mais uma vez obrigado.
    Só uma outra ajuda, como coloco dicionário de portugues e como alterar o plano de fundo desse aplicativo?
    Valeu, e cordiais saudações vascaínas.

  17. Luiz Carlos Panta diz:

    Cláudio, não estou conseguindo te enviar o output, simplesmente eu envio e voce não está recebendo.

  18. GUILHERME diz:

    Gostei!
    Funcionou perfeitamente!
    Parabéns!

  19. Cláudio Novais diz:

    Luiz, pode enviar-me o output ou uma imagem do problema?

  20. Luiz Carlos Panta diz:

    Cláudio, deu o mesmo problema.

  21. Luiz Carlos Panta diz:

    Cláudio, dá uma olhada.

    Err http://archive.getdeb.net lucid-getdeb Release.gpg
    Não foi possível conectar em archive.getdeb.net:80 (208.98.166.60). – connect (110: Tempo esgotado para conexão)
    Err http://archive.getdeb.net/ubuntu/ lucid-getdeb/apps Translation-pt_BR
    Desabilitado para conectar com archive.getdeb.net:http:
    Ign http://archive.getdeb.net lucid-getdeb Release
    Ign http://archive.getdeb.net lucid-getdeb/apps Packages
    Ign http://archive.getdeb.net lucid-getdeb/apps Packages
    Err http://archive.getdeb.net lucid-getdeb/apps Packages
    Desabilitado para conectar com archive.getdeb.net:http:
    W: Falhou ao buscar http://archive.getdeb.net/ubuntu/dists/lucid-getdeb/Release.gpg Não foi possível conectar em archive.getdeb.net:80 (208.98.166.60). – connect (110: Tempo esgotado para conexão)

    W: Falhou ao buscar http://archive.getdeb.net/ubuntu/dists/lucid-getdeb/apps/i18n/Translation-pt_BR.bz2 Desabilitado para conectar com archive.getdeb.net:http:

    W: Falhou ao buscar http://archive.getdeb.net/ubuntu/dists/lucid-getdeb/apps/binary-i386/Packages.gz Desabilitado para conectar com archive.getdeb.net:http:

    E: Alguns arquivos de índice falharam para baixar, eles foram ignorados ou os antigos foram usados no lugar.

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Luiz,
      Os seus comentários do output como tinham muitos links estavam a ser filtrados pelo sistema de anti-SPAM do Ubuntued! Fui agora À secção do SPAM e encontrei realmente os seus comentários e escolhi um deles e pus aqui. Os outros apaguei pois eram praticamente repetidos. Infelizmente, agora enqanto escrevia esta resposta, reparei que apaguei um que seria importante pôr aqui. Um deles refere que os repositórios do Launchpad (onde está o FocusWriter) estão todos OK!!
      E a verdade é que vendo para este seu output, o verdadeiro problema reside no repositório que você aí tem do getdeb! Este sim, está a dar problemas! tente eliminá-lo pelo programa Canais de software que está no Menu Administração e depois volte a instalá-lo!
      A verdade é que você está a ter problemas em todas as instalações simplesmente por causa desse getdeb que nada tem a ver com o FocusWriter!!

      Olá Guilherme,
      Ainda bem que gosta! Espero que lhe esteja a ser tão útil como está a ser para mim! ;)

      Abraços

  22. Luiz Carlos Panta diz:

    Peraí, vou instalar agora.

  23. Cláudio Novais diz:

    Olá Luiz Carlos Panta,
    Tenho a certeza que este programa funciona na PERFEIÇÃO nesse Ubuntu 10.04 e também no novo Ubuntu 10.10 maverick meerkat!! Por isso, certamente que o problema é de algum outro canal de software (ppa)!

    Depois de ter instalado ele deu algum problema?

    Abraço

  24. Luiz Carlos Panta diz:

    Cláudio, eu desinstalei o programa porque ele funcionou parcialmente.
    Quando da instalação, ocorreram uns 3 erros, senão me engano, relativos a servidores não encontrados.
    Como você continua elogiando, eu vou tentar instalá-lo novamente.
    Valeu.

    ps.: Parabéns pelo sitio, ele é de muita valia pra turma do linux.

  25. Luiz Carlos Panta diz:

    Cláudio, problema resolvido. Reiniciei o sistema e ele apareceu no synaptic, aí mandei desinstalar.
    Valeu.

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Luiz,

      Porque o desinstalou? você disse que não foi uma instalação perfeita, pode explicar? Eu actualmente só utilizo este programa para redigir! Acho-o incrível!

      Abraço

  26. Luiz Carlos Panta diz:

    Minha instalação não foi perfeita, como faço para desinstalar o focuswriter, uma vez que ele não aparece no synaptic? Uso Ubuntu 10.04.
    Obrigado

  27. Cláudio Novais diz:

    Olá Wesley,

    Ficarei a aguardar o seu trabalho! Mas não se esqueça que existem regras para escrever no Ubuntued, mas eu depois digo-lhe! ;)

    Olá Meireles,
    Espero que o Ubuntued continue a ser útil! ;)

    Olá Marco,
    Mas existe! :D
    Espero goste! ;)

    Abraços

  28. Interessante. Nunca havia pensado que existisse um editor de textos assim. Vou usar bastante!

  29. Meireles diz:

    Ei, isto vai dar jeito para fazer relatórios para a Universidade!

    Parabéns pelo site Cláudio!

  30. Wesley diz:

    Ehehehe, vou fazer uns posts para o ubuntued com o fosuwriter

    Depois lhe envio

Deixe um comentario