Com o crescimento do Ubuntu surgiram novas formas de agilizar a instalação de programas neste sistema operativo, tanto oficiais como programas criados, ou editados, por terceiros. Assim surgiram os Personal Package Archives (PPA), que permitem que um utilizador coloque os seus programas ou scripts num servidor, e qualquer pessoa os poderá transferir e instalar no seu computador, bastando ter acesso ao PPA na sua lista de repositórios.
No entanto, com tanta facilidade de partilha de programas, a remoção de versões desatualizadas de PPAs e os seus programas continuou a ser uma tarefa árdua para o utilizador comum, até à chegada do programa PPA-Purge.
Este simples programa tem como único propósito a remoção dos programas listados no PPA e, caso existam, substitui-los por versões nos repositórios oficiais da Canonical.
Como funciona?
O PPA-Purge funciona de uma maneira muito simples, ao executar este programa ele irá procurar no seu computador os programas instalados através do PPA a remover.
De seguida remove esses programas e as suas configurações, caso seja necessário, substituindo-as pela versão mais recente nos repositórios da Canonical, ou então de um outro PPA mais atual.
Desta forma são excluídas as possibilidades de incompatibilidades ao remover PPA’s com programas essenciais ao sistema operativo, como o Unity ou o Nautilus.
Instalação
Este é um programa que, devido à sua evidente utilidade, já se encontra disponível nos repositórios do Ubuntu. Desta forma a instalação pode ser facilmente efetuada pelo terminal com o seguinte comando ou então clicando no botão seguinte:
Utilização
Agora que tem o programa instalado apenas necessita de saber o nome do PPA a remover e utilizá-lo da seguinte forma:
Por exemplo, se desejar remover o programa “LightDM Manager” e o seu PPA, cujo nome é “ppa:claudiocn/slm” o código do terminal seria o seguinte:
root@server-debian:~# apt-get install ppa-purge
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
E: Impossível encontrar o pacote ppa-purge
root@server-debian:~#
Rapaz, foi mal… mais não sei o nome dos pacotes PPA's que desejo remover. O que escrevo ele "nunca encontra", por exemplo, desejo remover o "myunity" e… nada feito. "could not find package list for PPA:…".
Estou usando a versão 10.04 e ele não tem o ppa-purge nos respositórios!!
Grande Cláudio.
Muito didático se artigo. Agora entendi sentido do tal "purgue", que eu usava na base do controlcêcontrolvê.
Parabéns.
Antonio