Depois da grande proliferação que tiveram os ícones Faenza, vários projetos nasceram com o objetivo claro de trazer packs de ícones para o Ubuntu com um aspeto semelhante ao dos sistemas operativos móveis mais conhecidos, o Android e o iOS.
Da mesma forma que esses ícones, os ícones “.nitrux OS” também seguem um padrão muito específico: todos os ícones estão dentro de uma caixa colorida. Os ícones seguem então um padrão tão à risca que no final ficamos com um sistema recheado de ícones quadrados, tipo “chiclete” (tal como os teclados chiclete!).
O pack de ícones “.nitrux OS” é bastante completo, trazendo ícones para praticamente todas as aplicações usuais do Ubuntu e até para muitas aplicações que se instala posteriormente. Relativamente a ícones pequenos, nomeadamente os que aparecem na barra superior do Ubuntu, eles caracterizam-se por ter um visual monocromático.
Os ícones .nitrux OS são um dos vários projetos que uma empresa Mexicana chamada Nitrux tem desenvolvido. A empresa trabalha sobre sistemas Linux (Ubuntu) e tem disponibilizado os seus projetos de forma livre. Por exemplo estes ícones .nitrux OS são disponibilizados sob a licença CC, que basicamente deixa que toda a gente os use, desde que avisem quem são os autores. Infelizmente essa licença CC pode ser muito ou pouco restritiva e no caso dos .nitrux OS infelizmente ela é bastante restritiva: não deixa que se possa editar livremente os ícones.
Na minha opinião, este projeto perde bastante com esta filosofia, pois está integrado num ambiente completamente colaborativo, fazendo uso dessa mesma colaboração, mas não sei aceita que outros possam colaborar/reutilizar conforme as necessidades.
Para além disso, os .nitrux OS são desenhados para temas em que o painel superior é claro, uma vez que os ícones pequenos dos indicadores são negros. Há uma versão para painéis escuros, ou seja, com ícones claros, no entanto, eles não disponibilizam de forma livre, é necessário comprar esse pack de ícones que custa cerca de US$ 0.8. Mais um ponto negativo, infelizmente.
Aparte destes pequenos “problemas”, todos os ícones têm uma qualidade gráfico incrível! Os detalhes são todos rigorosamente produzidos, fazendo com que o sistema fique bastante bonito. Para além disso, os ícones usam tons escuros com contraste elevado, o que os torna talvez mais profissionais, menos amadores.
Como instalar os ícones .nitrux OS?
Os ícones .nitrux OS está disponíveis de várias formas, em pacotes normais, para instalação manual, via site do projeto, ou então via repositório. Aqui no Ubuntued recomendamos que você instale os ícones .nitrux OS através do repositório pois estes ícones têm recebido alterações relativamente frequentes. Assim, sempre que houver publicação de novas atualizações, você irá receber automaticamente essas atualizações.
Para adicionar o repositório que contém estes ícones, você deverá abrir o terminal e escrever o comando seguinte:
Quando o processo de adição do repositório estiver terminado, clique no botão seguinte ou digite o seguinte no terminal para instalar os ícones:
Após a conclusão da instalação, você pode usar imediatamente estes ícones. Assim, utilize o programa “Gnome-Tweak-Tool” para alterar os ícones do seu computador para os .nitrux OS. Caso você não tenha o Gnome-Tweak-Tool instalado, veja o link seguinte:
Versões alternativas do .nitrux OS
Uma vez que estes ícones têm tido muita procura por parte dos utilizadores do Ubuntu, já há alguns “derivados” interessantes deste projeto. Por exemplo, já existe o pack de ícones .nitrux OS para KDE e até para o Android. Se você estiver interessado em algum destes packs, recomendamos que clique nos links seguintes:
- .nitrux for Android by ~DevianTN7k1 on deviantART
- .nitrux OS Icons for KDE by ~DevianTN7k1 on deviantART
Estes dois packs de ícones não têm qualquer “facilidade” de instalação, nomeadamente um repositório. Por isso você precisa de instalar manualmente.
gostei do tema.
gostaria de pedir mais temas para o desktop e conjunto de ícones para e/ou compatíveis com o kde!
Quando vi, amei, mas após instalar e usar, odiei. Muito feio!!! Apesar de ver a imagem linda no topo do seu blog, não vale a pena instalar, mas, como no linux é só remover o pacote, não custa instalar e ver o resultado por se próprio.
Fantástico. Gosto muito desse visual quadradão/minimalista. Parabéns pelo blog.
Olá Raffael,
Obrigado pelo comentário! Se tiver sugestões, agradecemos sempre! ;)
Abraço