O novo Firefox 3 permite abrir aplicações web, através de diferentes protocolos. Por defeito, nos protocolos mailto, o Firefox3 abre o mail da Yahoo!, no entanto, existe a possibilidade de trocar esta definição para abrir o mail da Google. Esta modificação, só era possível, em versões anteriores ao Firefox 3, através de extensões (add-on), nomeadamente a extensão Greasemonkey. Agora, o Firefox, vem preparado para novos protocolos fazendo com que este processo se simplifique: mudando apenas definições do mesmo.


A primeira consideração que deve ter, neste processo, é o facto de o programa ficar debilitado enquanto faz a modificação, uma vez que é mudado um valor, chamado Gecko.handlerService.allowRegisterFromDifferentHost, que permite aos sites adicionarem novos protocolos ao Firefox. Para mais informações visite este site.

Configuração para abrir os links mailto no Gmail

  1. Na barra dos endereços digite:

    about:config


    Aparecerá a seguinte mensagem:

    A sua garantia não cobre isto!
    Mudar os valores pré-definidos destas configurações avançadas pode ter resultados indesejados na estabilidade, segurança e desempenho desta aplicação. Só deve continuar se souber o que está a fazer.


    Clique em “Serei cuidadoso, prometo!”

  2. Na barra de filtro, digite:

    gecko.handlerService.a


    dê dois cliques na única linha resultante dessa filtragem, de modo a ficar com o valor True (verdade);

  3. Na caixa do filtro, limpe o anteriormente digitado e escreva:
    network.protocol-handler.external.mailto
    deverá estar com o valor True, caso tenha outro valor, dê duplo clique para ficar com o valor certo;
  4. Copie o seguinte código e cole na barra de endereços do Firefox (a linha é demasiado grande, e parte dela ficou escondida, assim, dê duplo clique na linha para a seleccionar e depois faça copiar):

    javascript:window.navigator.registerProtocolHandler(“mailto”,”https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s”,”GMail”)


    Se utiliza o Gmail, como uma Google Aplication, deve usar este código ao invés do anterior, substituindo a palavra EXEMPLO pelo domínio onde se encontra a aplicação:

    javascript:window.navigator.registerProtocolHandler(“mailto”,”https://mail.google.com/a/EXEMPLO/mail/?extsrc=mailto&url=%s”,”GMail”)



  5. O Firefox 3 pedirá permissão para adicionar o Gmail como o email predefinido a abrir no clique do atalho mailto. Clique em “Adicionar Aplicação”.

Clique neste link de forma a continuar o artigo. Aparecerá uma janela e deverá escolher o Gmail e adicionar o visto “Lembrar a minha escolha para as ligações mailto”.

De forma a voltar a segurança normal do Firefox3, deve desligar a opção referida anteriormente como potencialmente perigosa. Assim, escreva na barra de endereços:

about:config


escreva na barra do filtro:

gecko.handlerService.allowRegisterFromDifferentHost


e dê duplo clique na única linha resultante, de forma a ficar com o valor False.

Remover atalho gmail do mailto
Se quiser voltar para trás e precisar de retirar o Gmail, abra a janela Preferências em Editar->Preferências e, em Aplicações, digite:

mailto



em Aplicação, escolha “Detalhes de aplicação…”. Abrirá uma nova janela que permitirá remover o Gmail.
Este artigo foi feito através deste site.

10 Respostas ate agora.

  1. The how long before nexium clears symptons is written along with splanchnic tendons to chociolate and occlude espina cns in ejemplos with second- and third-degree burns.

  2. 3 , 23 It is likely that rapid metabolism of DAG, which reaches the interior of the cell quickly, reverses any protein kinase C activation. ,

  3. [...] Abra atalhos "mailto" com o Gmail no Firefox 3 [...]

  4. [...] Abra atalhos "mailto" com o Gmail no Firefox 3 [...]

  5. Carlos Martins diz:

    Nem sabia que dava para fazer isto. :)

  6. Ubuntued diz:

    Olá Nastase,

    Obrigado pelo elogio, tentarei adicionar mais algumas dicas para o Firefox, a curto prazo :)

    Abraço

  7. Nastase diz:

    Muito boa dica sim senhor. Andava mesmo à procura disto. Obrigado!

    Revolução Digital

Deixe um comentario