Para começar, a sua distribuição deve ter todos repositórios activados, assim aconselho a visitar este artigo para os activar. Se não tem muito conhecimento acerca dos vários repositórios na distribuição Ubuntu, aconselho também a visualizar este artigo.
Tendo em conta que já tem os repositórios instalados (incluindo o do Medibuntu referido no primeiro artigo), de seguida explica-se todos os passos para a instalação dos pacotes multimédia. Deve seguir a ordem pela qual o artigo está feito e ter a noção que para utilizadores da distribuição para 64bits o artigo pode não estar totalmente correcto. Para cada matéria, darei a possibilidade de instalar os pacotes através de um simples clique ou através da consola (que na minha opinião é a opção mais rápida).
Actualização:
Adicionei, no final deste artigo, uma linha de código para pôr no terminal que instala todos os pacotes até aos reprodutores de vídeo, de modo a simplificar e diminuir o tempo de instalação destes pacotes básicos.
Pacotes Básicos
Comece por instalar o pacote que contem o Java, o Flash, Fontes Microsoft, e Gstreamer para codecs multimédia, que se chama ubuntu-restricted-extras. Clique aqui para instalar o pacote ubuntu-restricted-extras
Depois, clique aqui para instalar o pacote totem-xine, que habilita o menu de DVDs no Totem.
Agora, deve instalar os seguintes pacotes, clique em cada um deles para instalar:
cpdvd (para copiar o conteúdo de um DVD para o disco, pelo terminal)
regionset (modifica a região de codificação para reprodução de DVDs – uso em modo texto)
x264 (para codificar arquivos de vídeo H264/AVC)
mpg123, mpg321, gqmpeg, esound (para ouvir mp3 no Nautilus quando passar rato sobre o ficheiro)
Gstreamer
Pacotes para completar o Gstreamer parcialmente instalado pelo pacote ubuntu-restricted-extras: gstreamer0.10-fluendo-mp3, gstreamer0.10-fluendo-mpegdemux, gstreamer0.10-gnonlin, gstreamer0.10-plugins-farsight, gstreamer0.10-sdl, gstreamer0.10-schroedinger, gstreamer-dbus-media-service e gstreamer-tools.
Todos estes pacotes podem ser instalados simplesmente copiando a seguinte linha para a consola:
Codecs proprietários
Os seguintes pacotes são protegidos por lei em determinados alguns países derivado de patentes de software. Estes pacotes têm o objectivo de permitir assistir e editar a maioria dos videos como div-x e DVDs encriptados. Assim, clique nos seguintes pacotes para os instalar: w32codecs e libdvdcss2
Suporte a arquivos midi
Clique nos seguintes pacotes para instalar o devido suporte: timidity-interfaces-extra, timidity-el e pmidi.
Flash
De modo a visualizar sites que contêm flash, nomeadamente o Youtube, tem de instalar os seguintes pacotes: flashplugin-nonfree e gsfonts-x11.
Java
O Java instalado pelo pacote ubuntu-restricted-extras é Open Source e, portanto, pode não funcionar na perfeição, portanto instale o Java da Sun: sun-java6-bin, sun-java6-fonts, sun-java6-plugin, equivs, ttf-sazanami-gothic e ttf-sazanami-mincho.
Compactadores
Clique nos compactadores que deseja instalar: rar (para compactar arquivos no formato RAR, o descompactador está instalado através do pacote ubuntu-restricted-extra), unace (suporte para arquivos ACE, vizualização e descompactação), p7zip, p7zip-full e p7zip-rar (suporte aos arquivos 7zip [7z - LZMA], ZIP, Zip64, CAB, RAR, ARJ, GZIP, BZIP2, TAR, CPIO, RPM, ISO e DEB).
Para instalar todos os codecs proprietários, o Flash, o Sun Java e os compactadores, de uma forma mais rápida, copie a seguinte linha para o terminal:
Reprodutores de Vídeo:
Mplayer
Mplayer, é um reprodutor de filmes que tem suporte para DVD, VCD, ficheiros de vídeo e através da Rede. É, portanto, importante ter uma ferramenta como esta. Assim, clique nos seguintes pacotes mplayer, mplayer-fonts (fontes necessárias para mostrar legendas), mplayer-skin-blue, mozilla-mplayer (plugin do Mplayer para o Firefox poder tocar Trailers da Internet, é preciso remover o totem-mozilla se quiser usar este) e mencoder.
Ou instale através da consola:
Xine
Xine é também um reprodutor de video, que permite a reprodução de ficheiros AVI, MOV, WMV, MP3 e DVDs. Clique aqui para instalar o pacote gxine
Ou através da consola:
VLC
Se utilizador não quer ter qualquer problema com reprodução de videos, sugiro que instale o programa VLC, o melhor programa para reprodução de videos. Clique aqui para instalar o VLC.
Ou através da Consola:
De salientar que este programa tem um pequeno problema na reprodução de legendas portuguesas. Para solucionar esse problema visite este artigo.
Reprodutores de Música:
Audacious
Audacious é um programa muito semelhante ao Winamp, para o instalar clique nos seguintes pacotes: audacious, audacious-crossfade, audacious-plugins-extra e audacious-plugins-ugly.
Ou, através do terminal:
Amarok
Para mim, e para muitos utilizadores, o melhor reprodutor de música. Cataloga todas as musicas, dá rankings às musicas conforme se ouve, e cria listas de reprodução automaticamente. Para o instalar clique aqui. Ele teve um pequeno problema na aquisição capas de álbuns, uma vez que o site onde ele adquiria capas foi modificado. Enquanto não chegar uma nova versão, pode utilizar esta solução que funciona perfeitamente. Também tem um pequeno problema (por não ser do Gnome, mas sim do KDE) relativo à aquisição de Tags das músicas. Para o resolver visite este artigo.
Gravador de CDs/DVDs
Como gravador de CDs, sugiro o uso do K3b que é um programa muito bom, apesar de já existir um já instalado de raiz no Ubuntu, o Brasero. Clique nos seguintes pacotes para o instalar: k3b, k3b-i18n, kde-i18n-pt (Para pôr o programa em português Portugal, se é utilizador do Brasil utilize este pacote: kde-i18n-ptbr) e libk3b2-extracodecs.
Como alternativa ao Brasero para fazer cópias de segurança dos CDs de música, sugiro o soundconverter. Clique aqui para instalar o soundconverter.
Criar DVDs com fotos ou Videos
Para fazer este tipo de operações deve usar devede, um programa simples, mas eficiente e objectivo. Clique aqui para instalar o devede.
Ou, para instalar os 3 programas anteriores (com o pacote da Língua Portuguesa de Portugal para o k3b:
Ou, para os utilizadores do Brasil:
Tal como referi no inicio deste artigo, de seguida apresenta-se uma linha que instala todos pacotes referidos neste artigo até aos reprodutores de vídeo:
Em alternativa à linha anterior, a seguinte linha instala, a mais, os programas reprodutores de música e de vídeo, referidos neste artigo:
Este artigo foi feito com base no tópico Tutorial Multimédia para o Ubuntu 8.04 Hardy Heron do Fórum Ubuntu Linux – PT e no tópico Multimídia no Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon) do mesmo fórum
Comentem o artigo, exponham as dúvidas que possam suscitar, ou se tiver algum pacote em falta avisem, para tornar este artigo numa mais valia para qualquer utilizador Ubuntu que fale a língua portuguesa.
No evidence was presented on changes in cardiovascular activity or adverse reactions. ,
The absolute oral bioavailability was not determined due to the aqueous insolubility (<1 mg/mL) of modafinil, which precluded intravenous administration. ,
The first day I took this medication I could not believe my lack of interest in food. ,
Seek emergency medical attention if your chest pain gets worse or lasts more than 5 minutes, especially if you have trouble breathing or feel weak, dizzy, or nauseated, or lightheaded. ,
lump in arm after taking norvasc ,
coumadin clinics lake county ohio ,
calcium nasal spray vs fosamax ,
effects of effexor xr on dogs ,
OcularOcular side effects have included abnormal vision, primarily blurred vision, in approximately 6% of patients. ,
geriatric clinical studies of Sertraline in major depressive disorder included 663 Sertraline-treated subjects ≥ 65 years of age, of those, 180 were ≥ 75 years of age. ,
[...] Multimédia no Ubuntu Hardy Heron [...]
[...] Multimédia no Ubuntu Hardy Heron [...]
[...] Multimédia no Ubuntu Hardy Heron [...]
Olá Antonio,
Pode explicitar melhor o seu problema? Através do VLC não consegue ver os vídeos? Nem vídeos do Youtube?
Abraço.
segui todos os passos mas nao consegui ver videos no ubuntu
[...] o utilizador não queira instalar todos os pacotes de uma vez, visite o artigo equivalente para a versão anterior do Ubuntu. As diferenças são mínimas e o Ubuntu “saberá” [...]
Olá Ricardo,
Em principio, esses problemas não devem estar relacionados com estes pacotes instalados. Tem placa gráfica instalada? é possível que seja esse o problema.
Abraço.
muito bom seu tutorial mas para mim nao deu resultado pois meus video ficam piscando e nao consigo ver direito, no sites da globo e youtube esta bem mas outros videos nada fica piscando se alguem pode me ajudar eu agradeco
Olá Tony,
Ainda bem que resolveu o problema! Obrigado por partilhar a solução.
Abraço
Cláudio, muito obrigado pela tua ajuda, mas descobri qual era o problema. Acontece é que o driver da minha placa de vídeo (uma Via Unichrome Pro) não estava respondendo adequadamente, então eu adicionei a seguinte linha no meu xorg.conf:
Driver “vesa”
Ficando assim a parte de vídeo:
Section “Device”
Identifier “Configured Video Device”
Driver “vesa”
EndSection
Para fazer esta modificação, se não me engano, você dá o seguinte comando:
# gedit /etc/X11/xorg.conf
Problema enfim resolvido!
Confirme a localização através desta imagem:
Cara, eu não achei esta opção: Output Modules, eu já havia procurado ela mas não tinha achado, nem exibindo as opções avançadas.
Eu consegui reproduzir vídeos com o meplayer (e somente com ele) pois ele uma opção parecida com esta.
Se você souber como que eu faço para alterar os módulos padrões de saída no Ubuntu eu fico grato.
Olá Tony,
Em que programa está a ver os vídeos? Já experimentou o VLC?
E no VLC acontece esse problema? Se sim, experimente ir a Settings -> Preferences -> Video -> Output Modules, depois clique em Advanced Options e em Video output module escolha OpenGL video output.
Abraço.
Sou muito grato pela sua orientação Claudio Novais, mas já testei o comando glxgears e a imagem está perfeita,então penso que está tudo instalado, mas mesmo assim não consigo assistir nenhuma espécie de vídeo, visto que não somente o meu PC fica lento como também ele sequer consegue reproduzir as imagens. O intrigante é que o áudio ele reproduz, mas a imagem fica sempre uma “coisa verde”.
Só o que notei de diferente quando usei o comando glxgears é que a setinha do mouse fica piscando.
Obrigado, mas continuo na espera de uma solução para este problema.
Olá tony,
Estes pacotes de multimédia, normalmente denominados CODECs, apenas permitem o seu sistema operativo descodificar os tipos de ficheiro multimédia. Assim, tal como você disse, o sistema operativo passou a conseguir ler os ficheiros.
Portanto, os codecs estão instalados. Quanto a ser muito lento, o problema não está relacionado com os codecs, mas, sim, com os drivers da sua placa gráfica (o mais provável) e/ou com problemas de memória.
Aconselho assim, a instalar os drviers da sua placa gráfica. Para saber se tem a placa gráfica a funcionar abra o programa “Executar Aplicação” (através da combinação de teclas ALT+F2) e escreva:
glxgears
Depois maximize a imagem e veja se a imagem é fluída. Se não for a os drivers não estão instalados!
Abraço.
Oi! Bem, eu instalei tudo o que tem neste tutorial, mas mesmo assim eu continuo sem conseguir assistir nenhum tipo de vídeo no meu pc, visto que eu estou utilizando o ubuntu 8.04, como foi especificado no início do tópico. Já instalei absolutamente tudo o que está aqui mas mesmo assim não consigo assistir nem filmes em dvd puro e muito menos encriptados. Filmes .AVI, .MPEG e demais nem pensar então!
O que acontece é que quando eu abro alguma espécie de vídeo, independente do programa que utilizo, o PC fica uma carroça, tu mexe o mouse e a resposta vem daí a mais ou menos uns 5 segundos e a imagem que deveria ser do vídeo fica uma coisa verde, totalmente sem definição!
Peço-lhes encarecidamente para que me ajudem, seja por email ou seja neste tópico mesmo!
Meu email é: tonyfarney@zipmail.com.br
Desde já agradeço!
[...] inclui o compilador e bibliotecas para poder exectuar os programas. Caso não o tenha instalado, visite este link e procure o subtítulo Java e recomece este artigo [...]
Artigo actualizado:
Agora tem uma simples linha que instala todos os pacotes referidos no artigo, evitando assim perder tempo a instalar todos estes codecs.
Abraços
Olá Dourado,
Não sei até que ponto os repositórios do Medibuntu contêm todas as funcionalidades aqui descritas, por exemplo os descompactadores.
Explique melhor o seu método. Se for mais rápido os utilizadores do Ubuntu agradecem :)
Abraço
Oi,
eu fui no Medibuntu e resolvi quase tudo
abração
Obrigado Anónimo e Rapsten.
geleka, isso é verdade, mas se o Ubuntu fosse assim, não seria completamente livre. E, em certos países, seria necessário comprar o Ubuntu, de modo a pagar as licenças.
se os mantedores do ubuntu deixassem ele asim de fabrica o linux num teria a fama de complicado
mt bom….
eu não fazia melhor…
este post vai ajudar mt gente a iniciar a viagem no ubnutu, pois aki tem os primeiros passos para se apaixonar por este mundo fantástico do ubuntu…..
Bom, Trabalho :D post tá 5***** :D Acho k vai dar muito geito :D