Dropbox no Ubuntu 13.10

Com as inúmeras versões do Ubuntu a aparecerem de 6 em 6 meses, é natural que certas aplicações acabem por ter alguns problemas de incompatibilidade. No caso específico do Dropbox no Ubuntu 13.10, ocorre um problema de falta de dependências.

Mais especificamente, depois de instalar o Dropbox no Ubuntu 13.10 o utilizador depara-se com um problema muito estranho: o Dropbox está a funcionar no explorador de ficheiros (Nautilus), no entanto o indicador não aparece no canto superior direito da tela, impossibilitando que o acesso às varias funcionalidades do Dropbox.

Assim, neste artigo explica-se de forma muito simples e rápida como ter o dropbox totalmente funcional no Ubuntu 13.10.

Antes de explicar a resolução do problema, se você não conhece o que é o Dropbox, então, muito resumidamente, é um dos melhores serviços gratuitos para se ter um espaço na internet para sincronizar ficheiros, que tem a vantagem de funcionar nos vários sistemas operativos. O serviço disponibiliza 2GB, que são extensíveis conforme publicidade que o utilizador possa fazer e conforme pagamentos caso queira ter mais espaço.

Você pode saber mais sobre o Dropbox e inclusive como o instalar numa situação normal no artigo seguinte, que aliás recomendamos que você o siga este mesmo procedimento:

Depois de instalar o Dropbox, você vai deparar-se com o facto do indicador não aparecer no canto superior direito. Para resolver este problema, você apenas precisa de instalar o pacote libappindicator1, que é uma biblioteca usada em inúmeros indicadores. Para instalar basta clicar no botão seguinte ou executar o comando seguinte no terminal:

sudo apt-get install -y libappindicator1

Quando a instalação estiver concluída, você deverá reiniciar a sessão do Ubuntu ou então deverá executar o comando seguinte que reinicia o serviço do dropbox:

dropbox stop && dropbox start

Sobre o motivo deste problema no Ubuntu 13.10, a resposta é simples: o pacote do Dropbox inclui as várias dependências das várias bibliotecas que necessita, no entanto, não tem uma biblioteca relacionada com a apresentação do indicador no canto superior da tela. Talvez numa futura versão do instalador do Dropbox isso seja resolvido, mas até lá, você apenas precisa de instalar o referido pacote.

Por fim, existe inúmeras alternativas ao Dropbox e, precisamente por esse motivo, se você quiser conhecê-las, veja algumas delas na conversa seguinte do Forum do Ubuntued:

 

Referências

3 Respostas ate agora.

  1. vinicius diz:

    deu certo..

  2. Bruno diz:

    não deu certo…

Deixe um comentario