Como instalar os ícones Faience (via repositório oficial) Após o enorme sucesso que foram (e ainda são) os ícones Faenza, Matthieu James resolveu fazer um novo tema, bastante semelhante mas mais robusto. O conjunto de ícones Faience é bastante semelhante aos ícones Faenza, no entanto, este novo tema de ícones preza por contrastes melhorados e por ter um conjunto de mini-ícones (para a área de notificação) com um desenho mais aprimorado.

Assim, neste artigo, mostramos-lhe como instalar este conjunto de ícones de uma forma que terá sempre a última versão dos mesmos (via repositório PPA). Para além disso, este conjunto de ícones ainda apresenta vários tons, para se adaptar melhor aos temas e gostos de cada utilizador.

faience icons

O artista destes ícones, Matthieu James, resolveu produzir este conjunto de ícones com um principal objetivo: o Gnome3. Assim, para além dos vários ícones que produziu, teve um cuidado redobrado nos ícones com tamanhos menores para a barra superior (área de notificação).Existe 3 subconjuntos de ícones Faeince

Para além disso, tal como foi referido e tal como pode ver na imagem ao lado, este conjunto de ícones divide-se em 3 subconjuntos de ícones que diferem principalmente na cor das pastas. O nome desses subconjuntos apresentados na imagem é, respetivamente: Faience, Faience-Azur e Faience-Claire.

Você verá ainda um outro chamado “Faience-Claire”, que não muda nenhum aspeto, sendo igual ao Faience-Claire.

 

Instalação do conjunto de ícones Faience

A instalação deste conjunto de ícones é extremamente simples e bastante atrativa no sentido de que utiliza um repositório: facilitando assim a instalação e, acima de tudo, permitindo que você possa atualizar sempre que houver novas modificações através do sistema de atualizações do Ubuntu.

Assim, comece por abrir o Terminal (combinação de teclas CTRL+ALT+T) e copie o seguinte comando para adicionar o repositório oficial deste conjunto de ícones:

sudo add-apt-repository ppa:tiheum/equinox -y && sudo apt-get update

Depois do procedimento estiver finalizado, você apenas precisa de clicar no botão seguinte ou escrever o comando seguinte no terminal para instalar os ícones Faience:

sudo apt-get install faience-icon-theme

Os ícones ficam imediatamente disponíveis após a conclusão da instalação.

 

Instalação alternativa dos ícones

Nem todos os utilizadores gostam de adicionar repositórios extra ao seu Ubuntu. Caso você seja um desses utilizadores, tem como alternativa o download direto do conjunto de ícones através da página oficial do Faience:

 

Como utilizar os ícones Faience?

Dependendo do sistema que você tem instalado, você pode alterar os ícones do seu sistema de várias maneiras. Caso você tenha o Ubuntu normal (com o Unity) ou a Gnome-Shell, a nossa recomendação é a utilização da aplicação “Gnome-Tweak-Tool” que apresentada no artigo seguinte:

Depois de instalar essa aplicação (pode ver como no link acima), basta abrir a aplicação e escolher os ícones para alterar no conjunto de opções intitulado “Tema”, tal como pode ver pela imagem abaixo:

Gnome-Tweak-Tool - Faience

 

13 Respostas ate agora.

  1. David Salgueiro diz:

    Não funciona para o 13.10.

  2. SD diz:

    Como desfazer o processo? instalei e não gostei…

  3. Pergentino Júnior diz:

    Aqui funcionou lindo!

  4. Lindos estes ícones! Instalei no meu Xubuntu e ficou show!

  5. Walter diz:

    olá, sou novo no linux e não consegui instalar os ícones de forma manual. não quero adicionar mais repositórios….
    tenho o ubuntu Precise P. , tentei extrair os arquivos na pasta icons mas aparece uma msg de erro.

    • Hélio diz:

      Extraia o conteúdo do pacote na pasta pessoal e depois execute o comando no Terminal:
      gksu nautilus
      Entre com sua senha. Agora você está rodando o nautilus como root. Vá na sua pasta pessoal (/home/seunome) copie o que você extraiu para /usr/share/icons depois mude os ícones pelo gnome-tweak-tool.

  6. Renan diz:

    Alguém sabe como fazer funcionar no 12.10?

  7. Filipe diz:

    funciona no ambiente LXDE?

  8. Ron diz:

    Obrigado pela partilha, Claudio! Havia me esquecido destes ícones.

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!