A Central de Programas do Ubuntu apresenta uma forma muito útil de instalar aplicativos livres e até proprietários. Os utilizadores não só podem instalar livremente as aplicações open-source, como podem adquirir software proprietário fazendo, como é óbvio, a compra online.
Com base nas estatísticas que a Canonical (empresa que desenvolve o Ubuntu) recolhe dessas transferências, ao fim de cada mês são apresentados os resultados das aplicações e jogos mais importantes do mês. Assim, neste artigo, no seguimento do artigo de Março, apresentamos-lhe os jogos e programas que foram mais vezes transferidos na Central de programas do Ubuntu durante o mês passado, o mês de Abril de 2013.
Top 10 dos aplicativos pagos
10. Bastion
Bastion é um jogo de exploração e ação. Durante o jogo existe uma narração da história enquanto o utilizador faz as suas descobertas.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
9. Drawers
Drawers é uma excelente aplicação que permite orgnanizar ainda mais o seu Unity. Ela permite adicionar grupos de aplicações a um ícone da barra vertical do Unity, tal como se pode ver pela imagem abaixo.
- Licença: GNU GPL v3
- Página Web.
8. Braid
Braid é um jogo de plataformas 2D clássico, em que o jogador tem de procurar as peças de Puzzles.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
7. Quick ‘n Easy Web Builder
Esta aplicação é uma espécie de IDE para produção de páginas Web, mas de forma mais facilitada. O utilizador cria a página de uma forma “WYSIWYG”, ou seja, vê o resultado imediatamente em vez do código.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
6. UberWriter
O UberWriter uma aplicação que permite você redigir textos de forma concentrada, focada apenas no que está a fazer. Existe inúmeras aplicações que já fazem isto, nomeadamente o excelente FocusWriter completamente livre e apresentado neste artigo. No entanto, este UberWriter tem a vantagem de permitir adicionar formatações e inclusive fórmulas matemáticas, o que pode ser a vantagem perfeita para os utilizadores académicos.
- Licença: GNU GPL v3
- Página Web.
5. FileBot
Esta aplicação tem o objetivo de ser a opção perfeita para automatizar o processo de renomeação de ficheiros de vídeo de Filmes e Séries de TV. A aplicação não faz muito mais que algumas aplicações totalmente livres. No entanto, se o utilizador não quer dores de cabeça e tem algum dinheiro para gastar, provavelmente é uma boa solução.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
4. Splice
O Splice é um jogo do tipo puzzle diferente de quase qualquer um que você possa conhecer. Você entra num mundo orgânico de divisões e mutações de células até atingirem o seu estado transcendente. O jogo já ganhou inúmeros prémios de melhor da sua categoria.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
3. War in a Box – Paper Tanks
Este é um jogo do tipo “Tower Defense”. Basicamente neste tipo de jogos o utilizador tem de construir torres de controlo para destruir o inimigo que percorre um determinado caminho. Neste caso os inimigos são pequenos tanques e aviões de guerra que percorrem um caminho sobre, adivinhe…. uma mesa de trabalho. Sim, é acima de tudo um jogo divertido!
- Licença: Proprietário
- Página Web.
2. Fluendo DVD Player
O Fluendo DVD é um reprodutor de vídeos especialmente desenhado para DVDs.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
1. Stormcloud
O Stormcloud é uma aplicação que fica na área de trabalho e apresenta a meteorologia. A sua interface é simples, moderna e objetiva.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
Top 10 dos aplicativos a custo zero
10. Splashtop Streamer for Ubuntu Linux
O Splashtop Streamer é um servidor de streaming que permite ser acedido remotamente por vários tipos de dispositivos, inclusive os móveis: tablets e smartphones. Tem primitivas de encriptação para se poder realizar comunicações seguras.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
9. flareGet
flareGet é um gestor e acelerador de downloads, e código fechado mas grátis.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
8. IntelliJ IDEA 12 Community Edition
É a versão livre/open-source do programa IntelliJ IDEA, que é um IDE para Java, Groovy, Scala e Android.
- Licença: Apache License
- Página Web.
7. Motorbike
O jogo Motorbike é um jogo 3D do clássico jogo XMoto (veja como o ter livremente aqui). Apesar de estar na zona de jogos gratis, ele é uma versão Demo que apenas tem 10 pistas jogáveis. As restantes são limitadas até que o utilizador compre o jogo.
- Licença: Proprietário (Demo)
- Página Web.
6. CrossOver (Trial)
Versão limitada do CrossOver, uma aplicação semelhante ao Wine (que é livre!) que permite executar programas do Windows.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
5. Plex Media Server
Esta aplicação permite reproduzir os vídeos e músicas do seu Ubuntu para a TV, Android, iPhone, Playstation entre outros dispositivos.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
4. Nitro
Esta aplicação tem ganho muitos novos utilizadores, ela permite organizar as tarefas dos utilizadores de forma rápida e com uma aparência moderna.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
3. YouTube to MP3
Este programa permite extrair as músicas dos vídeos MP3. É um programa simples mas eficaz. Apesar de ser gratis, a sua licença é proprietária, tendo portanto o código fechado. Se preferir tem uma solução gratuita aqui.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
2. Master PDF Editor
Uma aplicação completa, de código fechado, para visualizar, editar e imprimir ficheiros PDF.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
1. Steam
O Steam é a loja da empresa valve que disponibiliza muitos jogos proprietários. O Steam tem um acesso livre e o utilizador pode comprar jogos para jogar ou para dar como presente. Para além disso, ainda há alguns jogos que se pode jogar gratuitamente. Para saber mais sobre o Steam, veja este artigo.
- Licença: Proprietário
- Página Web.
Uma dica de programa para quem gosta de estudar, principalmente idiomas. Chama-se Anki. É excelente. Confiram!
Parabéns pelo artigo.
Mas triste pelo preço que a liberdade vem trazendo a nossa querida Distro
O que me convinha agora que o Google Reader está a dar as últimas agora era um RSS Reader bom, de preferência com um versão portuguesa.
Note-se que o Google Reader tem sido o "estado da arte" e nenhum outro desenvolvedor de sofware se deu ao trabalho de competir com ele.
Tenho andado às voltas com o Akregator e com o Liferea mas não me sinto nada convencido.
Esse programa parecido com o DreamWeaver ta me deixando com mta vontade de comprar. mas tem q ter cartão internacional, e o meu CCI expirou =/
parabéns pelo artigo
abraço