O Greasemonkey é uma das mais importantes extensões do Firefox pois permite automatizar muitas acções que normalmente fazemos na Internet. O Greasemonkey é um extensão que permite que os utilizadores instalem scripts que possibilitem a manipulação das páginas que visita. Esta manipulação é feita na hora, logo após a conclusão do carregamento da página, o que permite ter o script sempre activo, proporcionando funcionalidades superiores em páginas que normalmente visitamos. Se tem interesse em automatizar certos aspectos da sua vida on-line, não hesite em ler este artigo!

GreaseMonkey

Os scripts que o Greasemonkey trabalha permitem fazer um vasto leque de acções, bem distintas! Por isso mesmo, se ainda não sabe do poderio desta extensão, apresento de seguida alguns pontos fortes em que normalmente os utilizadores fazem uso:

  • Preencher automaticamente campos de registo ou até de login!
  • Fazer determinadas acções de jogos on-line (que funcionam pelo browser), por exemplo, existe scripts para o Farmville que automatizam bastante o jogo!
  • Alterar a formatação de determinado site, mostrando com mais clareza os aspectos mais importantes;
  • Modificar e/ou eliminar aspectos visuais de determinados sites – Por exemplo, existe vários scripts interessantes para o Google Reader que possibilitam aumentar a área de visualização dos artigos de uma forma bastante benéfica!
  • Adicionar conteúdos a determinado site: também muito importante para utilizadores do Google Reader, por exemplo adicionar botões para imprimir um determinado blog. Mas mais importante ainda, nesta área, é possibilitar pôr os câmbios nos sites de compras ou calcular o valor final desses sites, já com as taxas de envio do produto;
  • Juntar informações de outros sites nos seus sites que mais visita.

Como é perceptível, esta extensão, com os scripts bem escolhidos, aumentam em muito a experiência do utilizador na Internet, aumentando em muito a sua produtividade e diminuindo determinados tempos de espera! É por isso uma extensão com um enorme potencial!

O Greasemonkey foi desenvolvido por Anthony Lieuallen, Aaron Boodman e Johan Sundström com o intuito de, através do JavaScript, possibilitar a manipulação de páginas. O sucesso foi tão grande que actualmente existem centenas de scripts que, tal como referido, possibilitam uma grande variedade de opções. Normalmente esse tipo de scripts é disponibilizado neste repositório:

UserScripts.ORG

Repositório UserScripts.org

Instalação

A instalação desta extensão é tão simples como qualquer outra extensão do Firefox: basta clicar num botão e proceder à instalação automática. Nem todos os utilizadores confiam em qualquer site e por isso mesmo, o ubuntued presa sempre pela disponibilização de vários métodos de instalação, os mais simples, directamente do ubuntued, ou os um pouco mais trabalhosos que é através dos sites oficiais das aplicações.

Instalar Extensão

Neste caso, se quiser instalar directamente pelo Ubuntued (que não é nada mais que um atalho directo à extensão que está hospedada nos servidores do Firefox), clique no botão “Instalar” apresentado do lado direito. No caso do seu Firefox não conhecer o Ubuntued, ele irá perguntar se confia no site, deverá aceitar (clicando em “Permitir”) e depois prosseguir com a instalação.

A permitir instalar através do Ubuntued

No caso de você não confiar no Ubuntued, visite a página principal do Greasemonkey e prossiga com a instalação, exactamente da mesma maneira:

Página oficial do Greasemonkey

A instalar o greasemonkey

Instalação de Scripts

Tal como referido acima, normalmente, se quer determinada funcionalidade ou automatismo no seu Firefox, através de scripts do Greasemonkey, então o melhor será procurar no repositório referido acima, o UserScripts.ORG. Utilize a caixa de texto de pesquisa para procurar o script que pretende:

Procure e instale o script!

Depois de encontrar o script que lhe satisfaça as suas necessidades, clique no botão verde “Install“. Ao clicar nesse botão, será apresentada uma janela bastante semelhante à de instalação de extensões para o Firefox. A diferença é que esta janela serve para instalar scripts para o Greasemonkey e serve para você saber em que páginas o script se irá activar.

A instalar script

Imediatamente após a instalação, o script passará a estar disponível para trabalhar, não sendo, por isso, preciso reiniciar nada, apenas actualizar a página para que o script serve.


Referências:

Wiki do Greasemonkey;
Página oficial do Greasemonkey;
Wikipedia: Greasemonkey;

19 Respostas ate agora.

  1. [...] O Unfriend Finder é script feito em JavaScript, ou seja, é um script que é utilizado pelos browsers de uma forma particular, diferente, por exemplo, das extensões. No caso do browser Google Chrome, a instalação é feita automaticamente clicando no botão de instalação. Já o Firefox não é assim tão simples: ele precisa do leitor e gestor de scripts chamado GreaseMonkey que pode instalar muito facilmente através deste procedimento: Automatize com o Greasemonkey! [Firefox] [...]

  2. Cláudio Novais diz:

    Olá Luís C.,
    Em breve vou fazer um pequeno estudo das melhores extensões e/ou scripts para o facebook e nessa altura vou ver esta sua recomendação!

    Abraço

  3. Luís C. diz:

    Olá Cláudio Novais,

    O script que usei pelo que vi dá para Firefox e Chromium, mas em Opera ainda tem alguns problemas que terei de resolver. Este script foi este:

    http://userscripts.org/scripts/source/84111.user.js

    Mas este passa de Azul para Rosa. Eu mexi nos valores de cores e passei de Azul para tons de Cinza. Todavia se quiseres dar uma espreitadela à minha versão, avisa e eu faço o upload do mesmo. Existem pequenos bugs devido à constante mudança de layout do Facebook, mas é algo que irei corrigir em breve!

    Abraço,
    Luís Cardoso

  4. Cláudio Novais diz:

    Olá Luís C.,
    Como pode ver, apresentei um artigo para o Facebook. Vou fazer uma análise a esse script e se achar que é importante, vou fazer um artigo sobre ele! ;)

    Olá Pedro Lobo,
    Sim, realmente o Chrome já tem essa excelente funcionalidade. Aliás, como podes ver, no último artigo, que falava do facebook, é referido exactamente isso!

    Abraços e obrigado pelos comentários! ;)

  5. P.Lobo diz:

    Excelente artigo Claudio

    Mas gostaria de expor que o Google Chrome/Chromium tem suporte para scripts Greasmonkey de origem :)

    Basta apenas instalar os scripts que funcionam automaticamente :P

  6. Luís C. diz:

    Olá Cláudio Novais,

    Por acaso em tempos usei este extra e até gostei do seu desempenho no Firefox :)

    Já agora deixo aqui a indicação que o usei para um script que actuava no tema do Facebook, alterando o seu aspecto do habitual azul para tons de cinzento!

    Abraços,
    Luís Cardoso

  7. [...] This post was mentioned on Twitter by Daniel Muntaner, Cláudio Novais. Cláudio Novais said: Automatize com o Greasemonkey! [Firefox] http://goo.gl/fb/2rXQP [...]

  8. Hudson diz:

    uso o greasemonekey, com vários scripts ligados, para melhorar minha performace no game Ikariam. rs.. #recomendo para várias outras funcionalidades.

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Hudson,
      Pois, na minha consciência, só consigo pensar: “porque só agora fiz este artigo!?”
      Na verdade acho muito muito importante esta extensão e pelo menos agora já tenho um artigo a recomendar aos utilizadores!

      De resto, já agora, sugiro que tanto você como os outros utilizadores que virem este artigo que digam que scripts costumam utilizar! Podia-se fazer um apanhado dos scripts mais utilizados pelos portugueses e brasileiros! :D

      Abraço e até já ;)

Deixe um comentario