Sorry, Ubuntu 12.04 has experienced an internal error.

Você tem instalado o Ubuntu 12.04? Então provavelmente já viu inúmeras vezes a janela (do Apport) apresentada na imagem acima, pedindo para que você envie os dados das aplicações que fecharam inesperadamente.

Esta janela aparece porque o Ubuntu 12.04 tem uma aplicação chamada Apport, que basicamente recolhe dados importantes das aplicações que deram erro e permite enviar o relatório de erros para que os programadores possam corrigir o problema.

Apesar de ser algo benéfico, a verdade é que estas mensagens irritam os utilizadores devido à frequência que elas aparecem. Assim neste artigo mostra-se como desligar estas mensagens de erros produzidas pelo Apport.

Sorry, Ubuntu 12.04 has experienced an internal error.
If you notice further problems, try restarting the Computer.
Send an error report to help fix this problem
O sistema detectou um problema no Aplicativo
você gostaria de relatar o problema agora?

Exemplos comuns apresentados pelo Apport.

Na verdade, para além desta aplicação ser extremamente irritante em algumas situações, em que certa aplicação está constantemente a mandar mensagens de erro e o Apport está constantemente a mostrar estas janelas de envio de relatório, ela está numa fase de pouca relevância.

Apport

Porquê que esta aplicação está numa fase de pouca relevância? Muito simples: inicialmente os programadores do Ubuntu precisavam de saber quais os erros que ocorriam para poderem corrigir essas falhas e por isso ativaram esta aplicação não só nas versões de teste do Ubuntu mas também na versão final, estável. Ora, como o Ubuntu tem um número elevado de utilizadores eles têm recebido mais relatórios que correções de erros que alguma vez conseguirão fazer.

Quer isto dizer, portanto, que estes relatórios são utilizados mais como estatística para determinarem quais os erros comuns a corrigir. Para isso você mesmo pode ir ao site do Launchpad e marcar como que determinado erro o afeta e assim evita ter de ter esta aplicação a funcionar e constantemente a irritar.

Por estes motivos, a maioria dos utilizadores querem simplesmente desligar o Apport. Assim, na secção seguinte mostra-se como desligar o Apport e na secção a seguir mostra-se como remover por completo o Apport.

 

Como desligar o Apport?

O Apport permite ser desligado, sem ser removido. Aliás, o ubuntu na versão estável devia ter o apport simplesmente desligado mas instalado. Essa opção está armazenada no local seguinte:

  • /etc/default/apport

Por isso, para desligar o Apport, basta abrir esse ficheiro em modo administrador e trocar o valor 1 (que significa ativo) para o valor 0 (zero, que significa desligado). Assim, abra o terminal e escreva o comando seguinte para rapidamente abrir o ficheiro em modo administrador:

sudo gedit /etc/default/apport

Quando a janela abrir, simplesmente modifique a linha “enabled=1″ para:

  • enabled=0

 

Como remover o Apport?

Prefere simplesmente remover o Apport? A solução ainda é mais simples, execute o comando seguinte e o Apport será removido:

sudo apt-get remove apport apport-symptoms

Caso você um queira voltar atrás e instalar o Apport, bastará executar o comando seguinte:

sudo apt-get install apport apport-gtk apport-symptoms

 

Agradecimentos:

Uma vez que eu não estava a conseguir ter erros no meu Ubuntu, não estava a conseguir produzir essas janelas de erro. Assim, o Luís Cardoso e o Dark Thauan GX forneceram as imagens que foram utilizadas neste artigo.

8 Respostas ate agora.

  1. aldo diz:

    No meu caso Dual Boot sempre ocorre esses erros indesejaveis

  2. Mauricio Pessoa diz:

    Ótima dica amigo, esses alertas encomodam um pouco.
    O certo seria enviar o relatorio, mas aqui pelo menos aparece várias vezes.

    Obrigado pela dica

  3. José Luís diz:

    Que curioso… Tenho o 12.04 atualizado desde o lançamento, e até agora não recebi nenhuma mensagem de erro. :S Melhor assim! :)

  4. Rod diz:

    Seria interessante agrupar todos os erros para serem enviados ao gosto do usuário, no encerramento do sistema, com hora marcada, ou quando der vontade, mas sem o incomodo dos avisos freqüentes, como uma pequena pasta na área de trabalho que apenas mude de cor, por ex., par avisar que alguma info está disponível.

    • Cláudio Novais diz:

      Achei a ideia fenomenal Rod!! Partilhe-a no Ubuntu Brainstorm e peça depois à comunidade para votar nela, para ficar à vista dos programadores! Utilize por exemplo o forum do Ubuntued para divulgar essa sua ideia no Brainstorm! Eu irei votar por ela! ;)

  5. Humberto diz:

    Concordo que o apport deveria vir desativado por padrão na versão estável (era o q eu esperava ao menos). Meus pais utilizam o Ubuntu 12.04 e já ficaram preocupados com essas mensagens de erro achando que era algo grave, até que eu disse para eles ignorarem estas mensagens.

    • Fiba diz:

      Na verdade, parece-me que só dá erro quando instalado em dual boot.
      Tenho um com boot "único" que nunca deu erro e tenho um com dual boot que dá muitos erros.
      Nunca vi nada dito sobre isto.
      O Ubuntu instalado em dual boot tem dificuldades em outros programas. Não consigo nem sequer instalar o Ubuntu One.
      Alguém sabe se o que estou a dizer faz algum sentido?

  6. Bráulio diz:

    Francamente… Essas mensagens não me irritam, muito pelo contrário, ficaria irritado em saber que o sistema ou problema que estou usando não tem suporte ou melhoramentos, por isso sempre envio as notificações. É tão simples e levam alguns segundos ! Mas, obrigado pelo artigo, não se sabe a hora que nosso limite de paciência chega ao fim.

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!