LibreOffice com os novos Flat Icons

A comunidade do Libre-Office, bem como a do Open-Office, tem uma enorme dificuldade em aceitar modificações visiuais. Apesar desta versão atual do Libre-Office ter recebido inúmeras melhorias nas janelas de configurações, a verdade é que a interface principal continua com um aspeto clássico, algo que muitos utilizadores se queixam.

Apesar de tudo isto ser um facto real, a verdade é que as ideias vêm aparecendo cada vez mais (aliás veja esta ideia e esta) e a pressão para melhorarem o visual da interface é cada vez maior. Precisamente por causa disso, a comunidade do Libre-Office está atualmente a desenvolver um novo pack de ícones, monocromático, os Flat icons.

flat icons @ libre office

Toda esta discussão e desenvolvimento deste pack de ícones (que ainda não é nada oficial nem 100% concreto) iniciou-se em Fevereiro de 2013 quando desenvolvedores externos à comunidade começaram a enviar ideias para melhorar os ícones. Nessa mesma altura houve discussões e iniciou-se então esta caminhada para um visual mais moderno ao nível de ícones.

O tempo passou e pouco se soube nos meios de comunicação mais conhecidos. No entanto, atualmente o conjunto de ícones já está consideravelmente avançado e apresenta-se praticamente todo ele monocromático e com visuais bem modernos (veja imagem abaixo). Talvez o único ícone que não está “modernizado” é o da opção de guardar documentos, que ainda utiliza a clássica disquete. Talvez a utilização de uma seta (como no download) fosse algo mais real e moderno.

Suite Libre Office no Ubuntu com novos ícones

Tal como ocorre nos bons projetos open-source, existe ideologias consistentes à-priori que definem este conjunto de ícones. Com base nessas ideologias os designer vão desenvolvendo os ícones. O objetivo principal destes ícones é satisfazer então os seguintes pontos:

  • monocromático
  • achatado
  • escalável
  • consistente
  • nítido
  • fácil de ajustar
  • compreensível

Atualmente o desenvolvimento destes ícones está completamente ativo e portanto a sua oficialização poderá demorar. No entanto, você pode desde já experimentar e usar livremente tal como é explicado abaixo. Entretanto, se você quiser estar atento à discussão até submeter ideias ou ajudar no desenvolvimento, veja a página da discussão:

 

Instalação dos Flat Icons no LibreOffice no Ubuntu

Tal como referido, apesar destes ícones ainda estarem em desenvolvimento ativo, eles podem ser instalados no seu Ubuntu. O estado atual dos ícones é francamente avançado, aliás você pode ver pelas imagens deste artigo. Portanto no máximo, com o tempo, você apenas poderá ficar desatualizado com os novos ícones, de resto a utilização destes ícones aumenta consideravelmente a estética do LibreOffice (opinião pessoal).

A instalação apresentada nesta secção é extrememente simples e inclui um recomendação de backup muitos simples, mas extremamente importante para o caso de você querer reverter o procedimento. A instalação foi testada por mim apenas para o Ubuntu 13.04. Nesse sentido convido a quem puder testar no Ubuntu 12.04 e no Ubuntu 12.10 para ver se instalação é igual (poderá ser um pouco diferente em termos de pastas).

Ainda antes de explicar a instalação, quero frisar que o método explicado aqui pode estar já desatualizado neste preciso momento. Porquê? Muito simples: iremos utilizar um pacote já pré-compilado com os ícones. Caso você queira compilar você mesmo, considere ver este link.

 

Procedimento simples de alteração dos ícones

  1. Faça download dos ícones através do link abaixo. Recomendamos que grave o ficheiro por exemplo na sua Área de Trabalho.
  2. De seguida, abra o terminal e escreva o comando seguinte que irá abrir o Nautilus (o explorador de ficheiros do Ubuntu) em modo administrativo para poder alterar os ícones do LibreOffice:
    sudo nautilus /usr/share/libreoffice/share/config

  3. Ao você executar o comando acima, é aberto o Nautilus na pasta do LibreOffice onde estão os ícones atuais, que são o ficheiro chamado “images_human.zip”. Então mude o nome desse ficheiro para que ele fique como cópia de segurança, por exemplo mude o nome para “images_human.zip.backup”, tal como se vê na imagem abaixo:
    mudando o nome dos ícones antigos
  4. De seguida você precisa de mover o ficheiro que transferiu para esta janela do Nautilus. O resultado será algo semelhante à imagem abaixo:
    Movendo o ficheiro dos novos icones
  5. Por fim, você apenas precisa de mudar o nome desse novo ficheiro para o nome do ficheiro antigo (que você renomeou no ponto número 3, ou seja, mude o nome do ficheiro “images_flat.zip” para “images_human.zip”.
    renomeando os novos icoes

A instalação fica terminada logo após você mudar o nome desse ficheiro. Portanto, agora basta você abrir o LibreOffice e desfrutar dos novos ícones. Se não mudar imediatamente, provavelmente o LibreOffice está em memória, por isso reinicie o Ubuntu!

O resultado final será igual ao da imagem abaixo:
libreOffice no UBuntu 13.04
 

Vídeo demonstrativo

Neste vídeo abaixo demonstra-se todo este procedimento e ainda se mostra o porquê de se recomendar reiniciar o Ubuntu:

Nota sobre este procedimento

Em teoria não devia ser preciso mudar o nome do ficheiro dos ícones. Normalmente apenas é preciso pôr os ícones na pasta referida e depois mudar o tema de ícones nas configurações do LibreOffice. No entanto, fazendo dessa maneira não funcionou aqui no LibreOffice do Ubuntu 13.04. O que acontecia é que apesar dos ícones estarem no sítio certo, eles não apareciam na lista de ícones das configurações.

 

Referências

 

34 Respostas ate agora.

  1. mgasparin diz:

    Para colocar no MAC essa interface basta ir no Diretório Aplications (Aplicativos), clicar com o botão direito do mouse (ou dois dedos, no caso do MAC, :D) Clicar em "Mostrar Conteúdo do Pacote" e acessar o daí o caminha share/libreoffice/share/config , então pode fazer tudo igual a partir do PASSO 3!

    Espero que ajude quem tem MAC e gosta do LibreOffice!!!

  2. Tonao35 diz:

    E preciso atualizar os icones depois da atualizacao do libreoffice 4.1 a barra lateral fica sem os icones.

  3. Edy Barros diz:

    Prontos ja resolvi o problema dos icones. foi apenas um passo esquecido. O resultado foi "super" kool, e combina muito bem com o tema que veio com o ubuntu o "radiance."

  4. Edy Barros diz:

    No meu ubunto 13.04 deu me@da. segui as instrucoes e como resultado, os icones todos desapareceram, ficou apenas textos e mais textos. como corrijo essa?

    A proposito alguem sabe como ativar aquelas combinacoes de teclado para acentuacoes no libre office (ex: Ctrl+ ' = 'e' grave; ou ctrl+shift+` = a nasal 'o que vem com o acento til), desde que matei o windows7 nativo em prol do ubuntu 13.04 perdi essa funcionalidade. agradeco de antemao qualquer ajuda.

    Uso um laptop HP probook 4530s 64bit com teclado english US.

  5. Éric Serrano diz:

    Tem um conjunto de ícones mais coloridos: https://plus.google.com/u/0/photos/10410974684109

    Mas realmente eu prefiro o post do Claudio!

  6. Éric Serrano diz:

    Pra quem instalou o 4.1 manualmente o caminho é "sudo nautilus /opt/libreoffice4.1/share/config", e o arquivo é o images_tango.zip e não o do post.

  7. Funcionou no meu Ubuntu 13.04.
    Fiquei curioso, como insta-lo essa barra lateral direito que me mostre a informação toda do PC incluindo as temperaturas???

  8. Expendable diz:

    Alquem me pode dizer qual é a aplicação para obter a sidebar que aparece na imagem antes do vídeo??? :D
    Obrigado

  9. valessiobrito diz:

    PAREM COM ISSO!!!

    Não tive oportunidade de participar dessa discussão; Mas alguém ativo no LibreOffice digam para eles pararem com isto o mais rápido possível;

    Os icons não são somente formatos e formas; também são CORES!!!

    Agora com todos os ícones na mesma tonalidade/cor; O tempo que vai demorar para identificar um ícone e ou quantos erros podem ocorrer por clicar em um ícone errado; não esta no gibi.

    Levem a discussão a este ponto; Parem de achar que icons monocromáticos são saudáveis; Icons FLAT, SIM.. Icons de cor única: NÃO.

  10. Cristian diz:

    Só lembrando para quem usa o ubuntu 12.04 o arquivo a ser modificado é o imagess_tango. Ao renomear o arquivo abra o libreoffice e caso não aparece os icones, vá em ferramentas – opções – exibir e selecione o icone novamente. Lembrando que no meu o caminho do libreoffice esta em /etc/libreoffice4.0/share/config/

  11. Natalino Sampaio diz:

    Executei o procedimento, mas não alterou nada. Na pasta existe um arquivo denominado "images_tango.zip". Seria por causa desta pasta? Se sim, como posso resolver. Não domino muito isto….
    Grato pela ajuda.

  12. Marcus Aurelius diz:

    Certo, acho que entendi.

    Ninguém mais sabe como criar ícones mais bonitos, então estão criando ícones mais feios de propósito, para no futuro voltarem a criar ícones mais bonitos (aí vai ser fácil, todo mundo acostumado com os ícones feios já…)

  13. José Craveiro diz:

    No meu caso, também com ubuntu 12.04, fiz segundo a indicação do artigo, renomeei a pasta dos ícones human e por sua vez renomeei os flat com a designação dos anteriores human. Funcionou e estou a gostar muito. O LO ficou com um ar mais profissional…, falta então é pensar-se a sério numa interface geral; é tempo de acordar!!

  14. Cícero diz:

    Gostaria de ver a implementação de uma interface melhor para o libreoffice. Essa sophonic lotus bar que poderá vir na 4.1, pelo q vi nas imagens só deixará a interface mais tosca e confusa

  15. Ezek diz:

    Ótimo artigo. Instalei o pacote de ícones no LibreOffice no Windows e funcionou bem (na pasta C:Program Files (x86)LibreOffice 4.0shareconfig), também tive que renomear o pacote de ícones e escolhe nas configurações do programa, mas funcionou.

    • Pois, vejo que cada sistema operativo (e mesmo em versões diferentes de cada um) há uma maneira diferente de abordarem esta temática. É pena, isto só complica quem depois quer ajudar :D Mas em todo o caso, estas vossas participações a referirem como fizeram em cada caso são primordiais! Muito obrigado pelo vosso feedback e espero que continuem fazê-lo, tanto neste artigo como em próximos! ;)

  16. JoãoDamasceno diz:

    Numa boa, eu acho esses ícones muito, mais muito feios mesmo… desde quando resolvi testar o nautilus 3.6 (eu acho) e percebi que seriam esses os ícones, não gostei nem um pouco, porém, tudo bem, reconheço que é questão de gosto e sendo assim… pois boa sorte aos que trocarem seus ícones por esses daí… rs… Valeu pessoal, tudo de bom.

  17. Thiago Frazão diz:

    Além de ser mais bonito, combina com o tema "121 – Numix"

  18. leoseries diz:

    Gostei muito do post, vou atualizar os ícones agora. Gostaria de te pedir um favor Cláudio. Será que é possível vc disponibilizar os arquivos de configuração do conky que aparece na última imagem? Gostei muito e gostaria de colocá-lo aqui no meu Ubuntu. Abraços, Léo

  19. coloquei aqui, combinaram muito bem com o numix e com o nautilus 3.6 o/

  20. Marco diz:

    No Ubuntu 12.04 tem que fazer o mesmo processo acima porem com o arquivo images.tango.zip e não o images.human.zip e pronto, os ícones funcionaram perfeitamente.

  21. Luís C. diz:

    Olá Cláudio,

    Excelente partilha :D Muito obrigado, acabei de o fazer no meu Debian 7, com LibreOffice 3.5.4.2.
    Aqui está a imagem: http://i.imgur.com/hwEXVvb.png

    Em vez de renomear o arquivo citado, tive de renomear a «images_tango.zip» para «images_tango.zip.bckup». Depois foi só renomear «images_flat.zip» para «images_tango.zip» e fiquei com o resultado indicado na imagem em cima :)

    Abraço,
    Luís Cardoso

  22. LinS_T2 diz:

    O LO e o AOO deveriam recomeçar a interface do zero. Ainda acho que implementar a Citrus UI seria o melhor caminho.

    • Cláudio Novais diz:

      Verdade! Eu por acaso gostei muito dessa interface do Citrus! Tenho a certeza que o LibreOffice iria levar com um impulso enorme se usasse essa interface. Ele ia destacar-se de tal forma que o Open-Office ficaria a vê-lo passar para uma posição a par com o MS Office.

      De salientar que acho que, apesar de proprietário e de todos os problemas de desformatações entre versões, o MS Office é claramente a melhor suite de escritório do mercado, mas com um avanço significativo, principalmente pela sua interface, mas não só. O conjunto de dicionários é simplesmente excelente.

  23. Thiago diz:

    Finalmente novos ícones õ/

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!