Este pequeno artigo explica como resolver um grande problema do Conky para todos os portugueses e todos os demais utilizadores de línguas latinas que têm caracteres especiais, nomeadamente as letras com acentos e o caractere ‘ç’. A solução é muito simples e passa por indicar ao conky que precisa de utilizar outra codificação de caracteres, nomeadamente a UTF8. Assim, se tem esse pequeno problema e não sabe como resolver, continue a ler este artigo!
Os sintomas deste problema são semelhantes ao da imagem abaixo, ou seja, o Conky substitui o caractere especial por dois caracteres estranhos. Isto acontece pois o Conky está com um tipo de codificação que lê cada caractere como um tamanho fixo de bits. O problema é que estes caracteres especiais, por serem especiais, têm tamanho diferente (maior), o que resulta da leitura, por parte do Conky, de dois caracteres em vez de um com tamanho em bits grande.
A solução é muito simples e passa por, tal como referido acima, indicar ao Conky que a leitura dos caracteres terá de ser através da codificação UTF8. É uma solução muito simples e objectiva. Não é nenhuma solução temporária, é mesmo assim que tem de ser: para todos os utilizadores de línguas latinas, precisam de utilizar esta codificação de caracteres.
Como pôr o Conky com codificação UTF8
Tal como é sabido, a configuração do Conky funciona através de um ficheiro que se encontra na Pasta Pessoal. Esse ficheiro é constituído por muitas variáveis que indicam o comportamento do conky durante o seu funcionamento. Para ter a codificação UTF8, basta pôr a variável override_utf8_locale com valor verdadeiro.
Ou seja, para resolver este pequeno problema, deve abrir o ficheiro de configuração, escrevendo no terminal o seguinte:
De seguida, procura uma linha que tenha essa variável, ou seja, procure algo deste género:
override_utf8_locale no
Caso ela esteja presente, em princípio terá indicado que está com o valor negativo, ou seja, “no“. O utilizador apenas precisa de modificar essa negação para “yes“, ficando assim:
override_utf8_locale yes
No caso de essa linha nem estar presente no ficheiro de configuração, então o utilizador terá de a adicionar (adicione a linha acima com o yes) ao ficheiro de configuração. Note que o ficheiro de configuração do Conky é dividido em duas partes: a configuração e o texto a apresentar. Essa divisão é feita através de uma linha que tem apenas “TEXT“. Isso significa que ao adicionar a linha “override_utf8_locale yes” deverá estar antes do “TEXT” pois é uma configuração que tem de estar na zona de configuração, tal como pode ver na imagem a seguir:
[...] este artigo escrito por Cláudio Novais pode resolver o problema o conky com eventuais caracteres [...]
valeu pela ajuda, agora entendi por que a configuração do conky fica algumas vezes estranho.
grato
Por acaso também já tinha reparado neste erro no meu conky. Mais uma vez, a solução era bastante fácil….
Obrigado por todas as dicas.
Cumprimentos
Olá Cláudio Novais!
Vi a sua mensagem e já respondi por duas vezes e não sei se as recebeu, pois o meu mail tem andado com algumas mensagens esquisitas e pelos vistos, o filtro que criei também estava a abranger a minha resposta à sua mensagem. Em todo o caso a resposta foi afirmativa [:
Cumps,
Luís Cardoso (aka wolfytuga)
Excelente dica! Fiquei a perceber um pouco mais deste conky e das suas edições. Gostei também de ler a razão porque são apresentados caracteres estranhos quando os ficheiros de configuração não estão codificados em UTF8.
Olá Wolfytuga,
Sim, a solução era simples! Basta sempre acompanhar o Ubuntued, que trataremos sempre das vossas dúvidas! :]
Entretanto, enviei-lhe um email, agradecia resposta ;]
Olá Edson,
Tal como disse, acima, tentaremos sempre resolver os problemas dos nosso leitores, ainda para mais em situações que o próprio blog as criou! :]
Fiquem atentos que mais artigos virão sobre o visual!
Abraços e obrigado pelo apoio.
Hoje pela manhã quando vi o terça sem o cedilha no meu desktop fiquei preocupado, pois o último script do conky é o melhor para o tema Catartica, mas a correção veio a tempo.
Obrigado.
.-= Edson Sguizzato´s last blog ..Registrando o movimento do mouse =-.
Olá!
Bem haja pela correcção, afinal a solução era bem fácil, e como ainda não tive grande tempo para explorar todo o código (embora tenha de editar o ficheiro, pois tem para mostrar dois núcleos e eu só tenho PC’s de um núcleo e se deixar estar a parte ‘cpu cpu2′ dá erro… por isso tenho de a retirar). Boa dica, estou sempre a aprender muito aqui com este blog, e cada vez mais inclinado a abandonar o Windows! Pois o Ubuntu está cada a vez a mostrar-me motivos para o continuar a usar…
Cumps,
wolfytuga [: