Você acha que conhece todos os pormenores do Unity? Você sabia que o Unity tem um conjunto vasto de atalhos que permitem realizar as mais variadas ações, desde gerir janelas até a abrir aplicações e lentes, passando claro pela HUD que permite aceder rapidamente às opções das aplicações.
Os atalhos são muitos e portanto é natural que cada um de nós não os conheça todos. Por esse motivo, o Anderson Henrique desenhou um cubo que você pode construir em papel para ter sempre na sua secretária pronto a ajudar-lhe a tirar o máximo de proveito possível do Unity, o ambiente gráfico do Ubuntu.
Quando apresentamos o cubo de comandos do terminal do Ubuntued, construído pelo Anderson Henrique, não estávamos à espera de ter uma adesão fora do comum. No entanto, ela existiu: o artigo foi (e ainda é) visitado mais vezes que a média de visitas dos artigos do Ubuntued. Qual foi a nossa conclusão óbvia? Simples: os leitores do Ubuntued gostam de ter referências rápidas e de qualidade.
Por esse mesmo motivo, o Anderson Henrique voltou ao trabalho e resolveu construir mais um cubo de referência rápida, mas desta vez relativo ao Unity, o ambiente gráfico do Ubuntu. Neste cubo, você encontrará informações relativas a atalhos para: gestão de janelas, nomeadamente troca da aplicação principal, movimentação da área de trabalho, maximização entre outras; para utilizar eficientemente o dash do Unity, nomeadamente acesso direto às lentes; atalhos para abertura rápida de determinada aplicação; entre outros atalhos interessantes.
Acreditamos que este cubo é extremamente útil para os utilizadores que fazem uso diário do ambiente padrão do Ubuntu. Os atalhos são muitos por isso é normal que se demore a decorar todos eles. No entanto, conhecer este atalhos é uma vantagem muito grande ao nível da sua produtividade e o cubo pode fazer um trabalho preponderante nesse sentido. Assim convidamos-lhe a fazer o seu cubo e já agora a partilhar uma fotografia dele! ;)
Como fazer o cubo de atalhos do Unity?
A construção deste cubo é extremamente fácil, você apenas precisa de imprimir o modelo, recortar e colar. Simples. O modelo deste cubo foi disponibilizado de forma completamente livre pelo Anderson Henrique, por isso você pode fazer download, distribuir pelos amigos e até editar. Para fazer download clique num dos formatos seguintes conforme a sua preferência:
Quando o download estiver terminado abra o ficheiro e deverá então imprimir o cubo numa folha, preferencialmente numa folha mais dura (pesada) que as convencionais. Assim o resultado fica melhor.
Quanto ao corte, dobragens e colagens, você poderá ver que no modelo tem uma legenda onde mostra que as linhas a negro é onde você deverá cortar, as linhas a tracejado é onde você deverá dobrar e as gotas simbolizam os locais onde deverá pôr cola.
Se você precisar de ajuda, nós fizemos um vídeo onde demonstramos como fazer este cubo (a versão completa do vídeo abaixo pode ser vista aqui):
Fantásticamente… fantástico! Parabéns!
Olá James,
Se fizer o cubo aí em casa, tire uma fotografia e mostre! ;)
Já agora se tiver sugestões de outros cubos, agradecemos que nos dê ideias! ;)