Continuando a série de temas iniciada no Ubuntued apresento o tema The Days of Grays desenhado por Liliumcruentos.
Este tema apresenta cores escuras com ênfase nos cinzas e pretos. No entanto o seu criador deu especial atenção para que todos os aspectos do tema fossem “user-friendly“, significa isto que dificilmente encontrará zonas de texto ilegíveis devido ao tipo e cor de letra ou ao fundo das janelas.
Os botões de selecção, menus e listas também apresentam um aspecto muito cuidado sem que nada pareça muito forçado ou fora de estilo. Também os ícones complementam perfeitamente o tema e nunca ficam com um aspecto deslocado em relação ao resto do tema.
Avant-Window-Navigator
Começaremos por configurar o AWN para se adaptar ao tema. Se ainda não conhece esta dock recomendo a leitura deste artigo.
Se já tem a dock instalada, clique com o botão direito do rato nela e escolha “Preferências da Dock” e na aba temas seleccione e aplique o tema “Dark Theme“.
CoverGloobus
O CoverGloobus é um programa que lhe permite mostrar no seu ambiente de trabalho várias informações sobre a musica em reprodução, saiba tudo sobre ele neste artigo.
Seguindo as instruções do artigo referido, poderá instalar o tema encontrado nesta página. É um tema simples criado por Sebastian que mostra os controlos básicos de um leitor de música e também a classificação da faixa na sua biblioteca.
Terminal
O terminal do Ubuntu é muitas vezes negligenciado quando se trata de modificar temas e no final poderá ficar com algo que estraga o aspecto geral.
De forma a ficar com o terminal (Aplicações→Acessórios→Consola) perfeito para este tema terá de alterar algumas definições de perfil. Assim que abrir o terminal seleccione o menu Editar→Preferências de Perfil.
Na nova janela seleccione a aba Geral e modifique a fonte para a “DejaVu Sans Mono” com o tamanho que melhor se adapta a si. Este tipo de letra é muito bom para o terminal pois é legível e não estraga o aspecto geral do tema.
Por último, seleccione a aba Cores e escolha o tema Cinzento sobre Preto e na aba Fundo escolha fundo transparente e seleccione a quantidade que desejar.
Gnome-Panel
O próximo passo é indicado para utilizadores que necessitem de maximizar o seu espaço de trabalho, o que irá fazer é adicionar ao gnome-panel a propriedade “auto-hide” e ganhar mais algum espaço no seu monitor.
Este processo é muito simples: clique com o botão direito do rato sobre um dos painéis e seleccione Propriedades. Na aba Geral seleccione a opção Esconder Automaticamente.
Também poderá escolher a opção Apresentar botões de esconder, mas em minha opinião fica com um aspecto menos cuidado, estragando a harmonia do tema.
Wallpaper
O autor do tema também recomendou um wallpaper que fica “a matar” com este tema, complementando o conjunto de forma impecável.
Faça o download neste site, o wallpaper está disponível em vários tamanhos e todos em widescreen.
Pré-Instalação
Este tema pode ser utilizado normalmente com o Nautilus de origem, no entanto recomendo vivamente que instale o Elementary. Além de adicionar algumas características que o Nautillus não dispõe de origem, torna também todos os temas visualmente mais agradáveis.
Pode ler um artigo completo sobre o Elementary nesta página ou instalar rapidamente com o seguinte comando:
Ícones
Os ícones que este tema utiliza são uma modificação dos ícones hydroxigen já utilizados no tema GummyJAR, poderá obtê-los nesta página (ficheiro com cerca de 60Mb) e no final extraia os ficheiros do arquivo.
De seguida, para finalizar, apenas precisa de mover a pasta ffw (que resultou da extracção anterior) para a aplicação Preferências de Aparência.
Tema
A instalação do tema também é bastante simples: inicialmente terá de descarregar o ficheiro nesta página. Assim que a transferência terminar basta extrair os ficheiros do arquivo, clique com o botão direito do rato no arquivo e seleccione Extrair Aqui. Por último bastará arrastar a pasta “The Days of Grays” (resultante da extracção) para a aplicação Preferências de Aparência (Sistema→Preferências→Aparência).
Janelas
Neste tema os botões de minimizar, maximizar e fechar janelas estão do lado direito, no entanto acredito que muitos utilizadores já se habituaram à nova disposição a esquerda.
Se assim prefere basta escrever o seguinte comando no terminal:
E assim fica terminada a instalação deste excelente tema para o seu Ubuntu.
Próximo dia 20 de Setembro ficará disponível mais um artigo com um tema para instalar no seu desktop, no entanto se não quiser perder nada do que se escreve no Ubuntued adira ao nosso serviço de subscrição e habilite-se a ganhar um leitor mp3.
[...] Tema 27 – The Days of Grays [...]
Legal! Gostei desse tema e ainda não tinha nenhum tema dark instalado.
Sugestão: que tal um tema transparente?
Talvez algum que precise ativar as transparências RGBA, mas que deixe as janelas realmente vitrificadas.
Nota 10 para o tema!
Nossa, muito bom o artigo. Parabéns.
@P.Lobo…
FALHA MINHA :(
Ou melhor… da minha conexão 3G aqui no sul do Brasil.
Feito agora o download e aplicado o tema corretamente :)
Parece ser bem agradável na primeira vista… olharemo com o devido cuidado nos próximos dias.
Saudações de Floripa :)
Paz, Vida Longa e Próspera.
@P.Lobo…
Parabéns pelos artigos, sempre se superando em qualidade :D
Entretanto para que o arquivo do tema foi removido do site devianART[1] como indicado no link[2] do artigo. Simplesmente retorna que ele não existe, infelizmente :(
[1] http://www.deviantart.com/download/158652803/_The_Days_of_Grays__by_liliumcruentus.zip
[2] http://liliumcruentus.deviantart.com/art/The-Days-of-Grays-158652803
Seria possível apenas conferir se isso é real? Alguém teria tal arquivo para um download alternativo?
Obrigado pela especial atenção ;)
Paz, Vida Longa e Próspera :)
Ubuntued sempre surpreendendo com temas e customizações belíssimas!
Valeu Lobo
Obrigado a todos pelos comentários, é sempre bom saber que os leitores gosta dos artigos escritos :)
Nunca fui muito chegado a temas com bases escuras, mas este tema me surpreendeu.
Um papel de parede que ficou ótimo com esse novo tema e que também utilizo graças aos amigos do Ubuntued é o “Wallpaper da Terra sobre fibra de carbono”.
http://ubuntued.info/wallpaper-da-terra-sob-fibra-de-carbono
Parabéns ao Pedro e ao Ubuntued.
Belo tema.
Parabéns mais uma vez a equipe do Ubunted.
Eh pah, nunca tive vontade de ter um desktop negro, mas depois de ver este, estou mesmo mesmo na dúvida se começo a utilizá-lo regularmente ou não!
Gostei mesmo de toda esta combinação visual!!
Parabéns Pedro, excelente visual que aqui apresentaste! ;)
Olá Pedro,
O tema está bastante interessante :)
Só uma dica para quem quiser fazer a última parte graficamente, poderá fazê-lo através do Ubuntu Tweak através deste artigo (ver final do artigo):
http://ubuntued.info/ajuste-fino-para-ubuntu-com-ubuntu-tweak
Abraço e uma boa continuação,
Luís Cardoso