GummyJARComo tem sido normal nos dias múltiplos de 10, hoje vou presentear mais um tema para  Ubuntu, desta vez escolhi o GummyJAR criado por Justin Rogers. Este novo tema que apresento tem influências visíveis no tema nativo Dust Sand, mas não se deixem enganar, este é bastante mais agradável à vista e, sem dúvida, mais user-friendly. As cores predominantes são o cinza e branco para as janelas e zonas de escrita, o que agradará a quem tem de utilizar, por exemplo, o Open-Office. Ao ter estas tonalidades é dada ao utilizador a possibilidade de utilizar uma luminosidade mais baixa, o que aumenta consideravelmente o tempo de vida das baterias de portáteis.

Aconselho o leitor a seguir o artigo passo a passo para tornar a instalação mais simples e a não ter possíveis problemas. Após a conclusão deste artigo prometo que terão um tema de deixar água na boca, deixo aqui um exemplo de como deverá ficar no final.

Aspecto final do GummyJAR

Ícones

O pacote de ícones sugerido pelo autor do tema chama-se Hydroxygen criado por deviandark. Para instalar faça download do ficheiro clicando aqui, e copie o ficheiro para a sua Pasta Pessoal (pode ver o link para a página do pacote no final do artigo).

Nota: o ficheiro tem mais de 70Mb de tamanho.

hydroxigen

Depois de ter feito download do ficheiro, abra o terminal e copie as seguintes instruções:

unzip hydroxygen_iconset_by_deviantdark.zip && cd iconset && cp hydroxygen_iconset.tar.bz2 ~/.icons && cd ~/.icons && tar xvf hydroxygen_iconset.tar.bz2

Agora ao instalar o tema os icones serão selecionados automaticamente.


Fonte

O autor não indica nenhuma escolha de fonte para este tema, mas eu pessoalmente recomendo o pacote de fontes Droid Sans, já aqui referidos no artigo “Um visual do Ubuntu bastante mais produtivo”. Para instalar as fontes basta clicar no botão seguinte ou então escrever o seguinte no terminal:

sudo apt-get install ttf-droid

Droid Sans

Versões do Ubuntu anteriores à Jaunty Jackalope necessitam que a instalação seja através de um ficheiro .deb que pode obter clicando aqui.


Tema

Passamos agora a instalação do tema propriamente dito. Comece por fazer download do ficheiro de instalação abrindo este link ou visite a página oficial do tema que se encontra no final do artigo. Após a transferência estar completa, abra a aplicação “Preferências de Aparência” que se encontra em Sistema→Preferências→Aparência e arraste o ficheiro para cima dessa aplicação, tal como pode verificar na imagem seguinte:

A instalar tema

Barra do Gnome

Este é um pequeno pormenor que faz toda a diferença no tema, e sinceramente sem ele o tema fica bastante monótono. Faça o download desta pequena imagem à direita e guarde numa pasta segura, tal como indicado no artigo “Barra do gnome vidrada para o Karmic Koala“.

Depois clique com o botão direito do rato sobre as barras do gnome e selecione “Propriedades”.

Propriedades Painel
Na nova janela, abra o separador “Fundo” e selecione a ultima opção tal como indicado na imagem:

Propriedades Painel - a definir fundo

Wallpaper

Para este tema recomendo wallpapers que não destoem das cores dos temas: branco/cinza/preto. No entanto, devido a coloração dos ícones, wallpapers com alguma cor também fiquem agradáveis à vista.
Deixo então alguns exemplos:

Wallpaper1Predefinido no Ubuntu

B-82 - devianART B-82 – devianARTEl-Nombre - devianART El-Nombre – devianART

Terminal

Tal como tinha sugerido no 1ºTema sugiro que active a funcionalidade para ter um terminal com um fundo transparente. Para isso, basta abrir o terminal e navegar pelos menus: EditarPreferências de PerfilFundo seleccione “Fundo Transparente” e escolha a quantidade a seu gosto.

Definir transparencia do terminal

Sombra

Para aceder a esta funcionalidade tem primeiro de instalar o Sistema de Configuração do Compiz, para isso escreva no terminal o seguinte ou clique no botão seguinte:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Abra o programa que se encontra em Sistema→Preferências→Sistema de Configuração do Compiz, seleccione a opção “Decoração da Janela” e escolha a sombra para a janela, eu recomendo o preto e com opacidade no máximo, e raio de cerca de 9px.

A definir a sombra das janelas

Conky

O script que criei para este tema é bastante simples e adapta-se na perfeição a qualquer wallpaper, mesmo nos mais escuros. Para o obter clique neste link de download com a tecla da direita do rato, seleccione a opção “Guardar ligação como” e guarde na sua Pasta Pessoal para ficar logo instalado.

Conky

E assim fica concluída a instalação deste tema. Agora você tem um tema totalmente funcional e pode verificar que não utiliza muitos recursos do seu computador.
Espero que tenham gostado deste artigo, próximo dia 20 estará mais um tema disponível, até a próxima!


Referências:

Tema
Icones
Painel

1.002 Respostas ate agora.

  1. Humberto diz:

    Ta Dando ERRO Na Hora de Instalar o tema que copia e cola no gerenciador de aparencia

    E AGORA :

  2. [...] ícones que este tema utiliza são uma modificação dos ícones hydroxigen já utilizados no tema GummyJAR, poderá obtê-los nesta página (ficheiro com cerca de 60Mb) e no final extraia os ficheiros do [...]

  3. [...] momento, existem oito temas disponíveis no Ubuntued, que são:Carbon Gold;Wave;Blue Night;GummyJAR;MyPink;Catartica (Que é o da imagem ao lado);Soffice Clearlooks;Azenis.Em cada um dos links acima, [...]

  4. [...] prometido no último artigo aqui está mais um tema para personalizar o seu desktop do Ubuntu. Este tema, como poderão [...]

  5. Quanto ao tema de ícones, o humanity é mais bonito… Se combinado com o resto fica melhor.

  6. Magrones diz:

    Muito bom o tema!
    Já estou usando.
    [']s

  7. Victor diz:

    Desse eu gostei, até recomendo usarem o Docky ;D

  8. Cláudio Novais diz:

    Olá Marcel,
    Obrigado pelo aviso! Já está corrigido!

    Abraço.

  9. Marcel diz:

    O conky que você postou é o do Tema 3 – Blue Night e não o que aparece no tutorial acima!!!

  10. Gostei deste tema mas ele não ficou legal quando atualizando os repositórios no gerenciador de atualizações, no synaptic também acontece isso. Pelo que deu para perceber acontece quando executo algum programa com direitos de super usuário.
    Alguma dica para o tema continuar sendo aplicado nestes casos?

  11. SergioJP diz:

    @Glauco Este erro de diretório /.icons, pode ser porque voce não tem esse diretório na sua pasta Home. Para saber se existe digite ctrl+H para mostrar arquivos ocultos e veja se tem caso não tenha crie a pasta .icons, e faça o processo novamente.
    Abraços, espero ter ajudado.

  12. P.Lobo diz:

    @Galuco
    Eu testei os comandos antes de criar o artigo e comigo funcionou na perfeição. Tente criar a pasta .icons na sua pasta pessoal, e executar novamente os comandos no terminal.

  13. Glauco diz:

    Olá… quando copio os ícones para a minha pasta pessoal e executo o comando para descompactar, aparece a mensagem dizendo que que /.icons não é um diretório, o que devo fazer? criar a pasta antes?
    Obrigado.

  14. Nossa! Este tema ficou espetacular. Usarei durante muito tempo… ou até sair o próximo, rsrs…
    .-= Edson Sguizzato´s last blog ..Retrospectiva 2009 =-.

  15. André Nascimento diz:

    Muito bom sim Sr… O efeito útil destes artigos é eu andar todas as semanas a mudar o aspecto do meu ubuntu :)

    Efectivamente para trabalhar no openoffice (o meu caso), este é o melhor.

    Apenas mantive as fontes do tema wave e o conky do 1.º tema. A cairo-dock tb está presente, a substituir a barra inferior ;)

    Continua com o bom trabalho que tens feito, que cá estamos nós para o apreciar e louvar :D

    André

Deixe um comentario