Drawers - No Ubuntu 13.04

Os Drawers são uma aplicação que permite adicionar sub-menus ao Unity, a interface gráfica do Ubuntu. Ao você instalar o Drawers, você fica com a possibilidade de poder adicionar sub-menus à barra lateral esquerda, tal como pode ver pela imagem acima.

O Drawers é uma aplicação open-source que está disponível na Central de Programas do Ubuntu de forma paga. Mas, sendo ela open-source, você pode instalar livremente e legalmente. A aplicação permite adicionar menus personalizados e até menus com conteúdos de pastas que se atualizam dinamicamente.

Tal como referido, a aplicação Drawers é disponibilizada na Central de Programas do Ubuntu de forma paga. Se você experimentar instalar através da Central vai reparar que ela tem um valor monetário de US$ 2.99. No entanto, o programador desta aplicação disponibiliza um repositório para quem quiser instalar e não pagar nada. Se você acha que o desenvolvedor do Drawers merece algum crédito, então compre a aplicação. Se quiser, simplesmente siga o procedimento explicado neste artigo e instale-a livremente. A aplicação Drawers é open-source.

Relativamente à aplicação Drawers, ela não está 100% funcional. Apesar de já estar a ser comercializada há vários meses (talvez anos), ela ainda apresenta um ou outro bug quando estamos a criar manualmente os menus, no entanto parece tudo relativamente funcional depois de configurado. Um outro pormenor a ter em consideração é que estes sub-menus não conseguem detetar em que localização da barra lateral esquerda você clica (pois o Unity não tem permitivas que indiquem tais informações), por isso a posição dos sub-menus é algo feito manualmente por você. Não é nada de especial, só requer alterar uma única vez, mas é um ponto negativo também.

LibreOffice no Unity através dos DrawersQuicklists do Unity através do Drawers

Quanto a pontos positivos, esta aplicação faz praticamente tudo o que ela devia fazer: disponibiliza um submenu, com um visual semelhante à interface do Ubuntu e com conteúdos diversificados conforme o que você quiser. Por cada menu, você tem também acesso aos programas via quicklists do Unity (ver imagem acima à direita). O Drawers permite criar menus e sub-menus e permite inclusive menus que apresenta os conteúdos de uma pasta em específico, tal como pode ver pela imagem abaixo:

Drawers mostra o conteúdo das aplicações Também

Se você procura uma funcionalidade que dê esta vantagem ao Unity, recomendamos que experimente esta aplicação, ela parece ser ótima para quem procura ter sub-menus. Antes de mostrarmos como instalar, recomendamos que veja o vídeo seguinte que se mostra a instalação (não paga) e ainda mostramos como são os primeiros passos desta aplicação:

 

Como instalar o Drawers

Apesar do Drawers estar disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu, esse caminho requer um pagamento de 2.99 dollars. Se você não quer pagar por este software, como ele é open-source, você pode instalar de outra maneira: através do repositório oficial do desenvolvedor do Drawers.

Assim, comece por executar o comando seguinte no terminal que irá adicionar automaticamente o repositório referido:

sudo add-apt-repository ppa:ian-berke/ppa-drawers -y && sudo apt-get update

Quando o processo de adição terminar, você apenas precisa de executar o comando seguinte para instalar os Drawers:

sudo apt-get install -y drawers

 

Como utilizar os Drawers?

Depois de você ter esta aplicação instalada, o primeiro passo que você tem a fazer é abrir a aplicação. Para isso, escreva no Unity o nome da aplicação. Tal como pode ver pela imagem, o nome da aplicação foi traduzida para “Gavetas”, visto que são submenus como se fossem gavetas. A tradução podia não ter sido feita, no entanto, você já fica sabendo que a aplicação “Gavetas” que aparece no seu Unity é o Drawers.

A abrir o Drawers

Quando arrancar a aplicação, você vai reparar que ela se resume apenas a uma pequena janela com 3 funcionalidades, que são respetivamente:

  • A primeira permite criar menus manualmente, ou seja, você cria um menu e depois arrastas as aplicações que quiser para lá;
  • A segunda cria automaticamente um menu com os conteúdos clássicos dos menus usuais, ou seja, com as várias categorias de programas e com os respetivos programas (o menu que se apresenta na primeira imagem deste artigo);
  • A última funcionalidade permite você criar um submenu que irá apresentar dinamicamente os conteúdos de uma pasta que você pode escolher.

Configuração do Drawers

Quando você clica numa destas opções, é apresentada uma janela (ver imagem acima) onde você pode personalizar esse submenu. Depois, quando você clicar em fechar, esse submenu é adicionado automaticamente ao Unity. Por exemplo, eu fiz um menu com as aplicações do MS Office e ficou assim:

Entrada do Drawers Personalizada

7 Respostas ate agora.

  1. mbrainiac diz:

    Era oque faltava deu toque excelente ao Unity!

    Não entendi estes aplicativos M$ eles rodam do wine?

    Ou estão funcionando fora do Wine de alguma forma?

  2. PBS diz:

    se vermos bem, torna-se semelhante ao Ubuntu Netbook Edition, não acham?

  3. Luis diz:

    Ubuntu abandona os menus do Gnome 2.xx e agora inventam menus para o Unity. É como sair de casa para comer comida caseira em restaurante.
    Unity serve só para deixar um PC com cara de Telefone Celular, ou seja, nada de prático, um retrocesso.

  4. JoãoDamasceno diz:

    Ora Ora… Eu havia "pensado" em algo exatamente como esse programa faz teeeeempo. Sempre fiquei pensando que no caso do OpenOffice/LibreOffice por exemplo, seria interessante que ao selecionarmos algo em um único ícone do Dash, ele "abrisse" uma "lista" com os programas disponíveis por "área". Enfim… muito legal.

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!