Gimp

Procura um editor de imagem potente para o seu Ubuntu? Então não tenha dúvidas, utilize o Gimp! O Gimp é uma excelente ferramenta, completamente livre, que permite produzir quase qualquer efeito/alteração conhecido a uma imagem.

Para além das funcionalidades básicas de recortar imagens e redimensionar que qualquer simples editor de imagem tem, este potente editor de imagem que é o Gimp, permite guardar (converter) em muitos formatos de imagem, editar cores, remover cores, utilizar camadas, tirar olhos vermelhos, desfocar fundos das fotografias, entre muitos muitos outros efeitos que pode encontrar normalmente em programas proprietários como o PhotoShop ou o Corel PhotoPaint.

A ajustar cores de uma imagem

Este artigo, tem o simples objetivo de dar a conhecer aos utilizadores iniciantes que existe esta excelente aplicação que, à primeira vista, parece não ter grande potencial e ser confusa. O funcionamento desta aplicação, para os que estão habituados aos softwares proprietários referidos no parágrafo anterior, é realmente diferente, no entanto, isso não significa que seja pior.

Na verdade, e isto deve ficar claro, o Gimp não tem todas as funcionalidades profissionais que o PhotoShop tem. No entanto, a cada nova versão, o número de funcionalidades aproxima-se cada vez mais ao número de funcionalidades do PhotoShop. Para além disso, algumas funcionalidades que não existem no Gimp, podem ser feitas com algum trabalho a mais, mas que resultam no mesmo efeito.

A desfocar a imagem de fundo

Exemplo do que é referido no parágrafo anterior, é fazer uma seleção de uma zona de uma imagem através de uma ferramenta semelhante a uma borracha de apagar (no Corel PhotoPaint chama-se “Brush mask”). No caso do Gimp, não é possível, no entanto, a utilização de camadas duplicadas permite realizar exatamente o mesmo!

A alterar a cor da flor

Instalação

Outrora o Gimp estava presente por padrão no Ubuntu. Atualmente o Gimp não vem instalado por padrão e, por isso, precisa de o instalar. No entanto, a instalação do Gimp é simplicíssima pois apenas precisa de clicar no botão seguinte ou escrever o seguinte no terminal:

sudo apt-get install gimp

 

Conclusão/Opinião

Não se deixe enganar pelo aspeto estranho que o Gimp tem (utilização de 3 janelas distintas). Na verdade, apesar de esse aspeto não ser comum, a produtividade é praticamente a mesma. Você apenas precisa de algumas horas de trabalho no Gimp.

Por experiência própria, recomendo vivamente a utilização do Gimp, desde que estude o software durante algum tempo. Depois de ter experiência verá que poderá fazer os mais variados efeitos e sem ter de pagar licenças! Todas estas imagens dos artigos do Ubuntued, por exemplo, são sempre feitas em Gimp! ;)

 

Referências:

Homepage do Gimp;
Wikipédia: Gimp (Se quer saber mais sobre este programa, veja este link!)

24 Respostas ate agora.

  1. Esse eu usava na escola, só tinha esse instalado nos laboratórios. rsrs

  2. [...] Gimp é conhecido por ser uma excelente ferramenta para edição de imagem, pois tem muitíssimas [...]

  3. Olha eu uso o Gimp há anos e nunca me incomodeu muito com a questão das janelas separadas, falta de recursos, etc. Mas eu precisei utilzar o photoshop aqui na empresa pra criar uma coisa que eu não conseguia de jeito nenhum com o Gimp e vou lhes falar, falta muito ainda pro Gimp alcançar o cara.

    Acho uma pena, pois sempre utilizei e sempre vou utilizar o Gimp, tanto que no meu Ruindows eu o uso, mas cá entre nós, por ser o melhor editor opensource de imagens existente, deveriam ter mais pessoas trabalhando e pensando nas melhorias dele, é triste ver um software tão maravilhoso quanto ele perdido assim.

  4. O que me deixa triste no Gimp é saber a sua importância para o SL e saber que pouca gente está interessada em ajuda-lo a desenvolver.

    As últimas notícias que li era que só havia duas pessoas trabalhando diretamente no Gimp e que não ia bem das pernas!

    É decepcionante ver num grupo que se chama de comunidade e prega ajuda mútua uma situação dessa, principalmente com algo da importância do Gimp.

    Lamento o desabafo…

  5. As janelas multiplas do GIMP são horriveis .

  6. Márcio diz:

    Como edito as imagens assim? Meio tortas e com sombras?

  7. Márcio diz:

    Eu também fui assim, mas sabe de uma coisa?
    Uso o GIMP no Windows e no Ubuntu, e as imagens do meu Blog são todas feitas/editadas nele!!!!!!!!!
    Diga não ao photoshop(ou a programas privados)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Para quem é ilustrador digital e quer fazer muita coisa boa usando o GIMP, não deixe de visitar o http://blogdodesenhador.blogspot.com e http://www.ramonmiranda.com/search/label/Gimp além de assistir aos videos tutoriais em http://www.youtube.com/user/TheShockito no You Tube, onde vai aprender muito sobre gimp e sobre o pacote GImp Paint Studio que é uma série de presets que torna o programa uma central de arte digital muito robusta.

Deixe um comentario