Cronograma do Ubuntu 14.04 LTS

Geralmente os eventos das UDS (Ubuntu Developer Summit) trazem novidades interessantes sobre o mundo do Ubuntu. Nas UDS próximas do início de novos ciclos encontramos normalmente ideias que serão implementadas durante os meses seguintes. Nas outras UDS, do final de ciclo, como a que está a decorrer agora em Agosto, normalmente encontramos os produtos finais e vemos que o pessoal já começa a cogitar para o próximo ciclo.

Uma das novidades mais frescas desta UDS de Agosto é o cronograma da próxima versão LTS (Long Term Support) do Ubuntu, a versão Ubuntu 14.04. Este Ubuntu terá o início de desenvolvimento no final de Outubro e será oficialmente lançado no dia 17 de Abril de 2014, em princípio.

Cronograma atual do UBuntu 14.04Apesar de ainda não ter um nome definido, sabemos que este terá como primeira letra da mascote o “T”. Aliás muita gente já especula nomes de animais, nomeadamente Tarântula, Tartaruga, Tiger e até há quem diga Torvalds (o sobrenome do criador do Linux!). Brincadeiras à parte, há várias mascotes que são felinos, mas é improvável que utilizem a mesma mascote de uma das versões do sistema da Apple.

Por outro lado, relativamente à Tartaruga, esta pode ter uma probabilidade maior visto que a sua carapaça protetora pode fazer uma analogia à segurança e estabilidade das versões LTS. De facto se olharmos para os motivos do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin, constatamos que realmente a Tartaruga tem grande potencial. Bom, essa informação provavelmente só a conheceremos em Outubro, muito provavelmente no dia do lançamento do Ubuntu 13.10.

Quanto ao cronograma do Ubuntu 14.04, a proposta inicial pode ser vista aqui, ou na lista abaixo. É altamente improvável que ela seja alterada, visto que normalmente isso não acontece. No entanto, como o pessoal da Canonical refere, pode haver a necessidade de fazer alguns ajustes.

  • Outubro, 24: Envio da Toolchain, os primeiros e mais importantes pacotes para iniciar o projeto.
  • Novembro, 21: Dia limite da definição de novas funcionalidades a implementar;
  • Dezembro, 19: Lançamento do Ubuntu 14.04 Alpha 1;
  • Janeiro, 23: Lançamento do Ubuntu 14.04 Alpha 2;
  • Fevereiro, 20: Dia limite para implementação de novas funcionalidades;
  • Fevereiro, 27: Lançamento do Ubuntu 14.04 Beta 1;
  • Março, 13: Interface finalizada (envio de Wallpapers do concurso, por exemplo);
  • Março, 20: Últimos ajustes da Beta Final, nomeadamente da documentação;
  • Março, 27: Lançamento do Ubuntu 14.04 Beta final;
  • Abril 17: Lançamento da versão final do Ubuntu 14.04.

Tal como referido, a definição deste calendário poderá ainda sofrer algumas mudanças. Aliás, foi discutida a possibilidade de publicar uma semana depois, no dia 24. Não há certezas sobre isso, mas para já a decisão está no dia 17 de Abril.

De ressalvar ainda que houve uma outra data muito interessante que consideraram, que foi o dia 8 de Abril, dia em que o suporte para o Windows XP termina. Seria ótimo que escolhessem este dia, provavelmente teriam uma excelente motivação para marketing, no entanto, essa data seria bastante apertada para o desenvolvimento e foi descartada.

Em todo o caso, provavelmente têm noção que o Unity é demasiado pesado para os computadores da altura do Windows XP. Como infelizmente não estão previstas grandes modificações para o Unity que será utilizado no Ubuntu 14.04, pois o próximo Unity 8 só será lançado no Ubuntu 14.10, espera-se que o Ubuntu 14.04 continue pesado o suficiente para que os utilizadores de comptuadores mais antigos acabem por utilizar outros sabores do Ubuntu.

 

Referências

34 Respostas ate agora.

  1. PIPA diz:

    Pessoal, o Ubuntu é excelente projeto, porem seu grande pecado é a interface Unity que possui muitos efeitos gráficos, que são incompartível com algumas placa gráficas ou com o servidor de video, não tome esta opinião com uma verdade absoluta, mas frutos da experiência de um usuário. Se algum tiver opinião diferente será bem vinda.

  2. JeffersonCN diz:

    Infelizmente o ubuntu não vai muito com a cara do meu processador AMD A4 :(
    Esquenta que é uma beleza sem nenhuma tarefa e a ventoinha fica sempre muito forte

  3. Reynegton diz:

    meu note é um core2 duo com 4gb de ram e uma ati 4570
    nunca achei o unity pesado, o unity do 12.04 é um pouco mais pesado que os mais novos
    mas nada que atrapalhe, por sinal, ja tentei usar kde, xfce,lxde, openbox, gnome-shell, cinnamon, mate.. e de longe oque mais me agradou foi o unity, e em segundo lugar o gnome-shell
    sinceramente não entendo oque o povo tanto reclama no unity

  4. Guilherme diz:

    O meu Ubuntu e uma maravilha, roda no meu PC DELL "Intel Core2, 2GB RAM, HD 160" sem qualquer travamento tenho vários APPS aqui, inclusive de Editor de Vídeo. não tenho nada a reclamar e só alegria.
    Obrigado Ubuntued pro todas as informações

  5. Tati diz:

    Após quatro felizes anos de Ubuntu, eu estou me preparando para migrar para o Debian. Foi muito bom enquanto durou, aprendi muita coisa sobre o universo Linux. E das seis máquinas pertencentes à minha família, cinco já aderiram ao software livre ao longo desse tempo, graças ao Ubuntu! Os sites Ubuntued, juntamente com o Ubuntu Dicas e o Ubuntu SC, além da página do saudoso André Gondim, foram muito importantes nesse processo! A autonomia que o Linux proporciona é viciante e nos instiga a experimentar mais e conhecer muito mais. Agora, rumo ao software 100% livre! Valeu Ubuntu! Valeu Ubuntued!

  6. sandro diz:

    Meu computador é um Celeren, tenho 2GB de memoria, a partição onde o ubuntu esta instalado é de 15 GB e não tenho problema com lentidão, Muito pelo contrario, é super rápido.

  7. Ubuntu não é lento, ocorre que ao irmos instalando aplicativos, muitos se colocam como serviços ou ativam serviços que não pedimos, e ai tudo que ele vai fazer depende da leitura desses serviços antes…..no caso é so remover tudo que voce acha que não vai usar constantemente…No GNU/Linux KDu eu filtro tudo que precisa ser ativado realmente e ai ele roda em maquinas menores com todos os recursos( não sei quanto a usabilidades com IDEs apps , mas acho que deve melhorar tb ), e nossa ficam centenas de serviços de prontidão para quando se precisar bastando reativá-los, a exemplo teamviewer, vmware , virtualbox, e muitos outros ……se você já usou e quase não usa mais , desative os serviços, vai sobrar time Boot e mais memoria para os restantes….

  8. Tobias Monteiro diz:

    Espero que o 14.04 traga melhorias a interface gráfica. O Ubuntu é um excelente sistema operacional.

  9. Pierre diz:

    tenho um amd x4 3.0 e não vejo essa lentidão que vcs falam … não, não uso ferramentas de desenvolvimento mas uso várias vbox com win 8 win 7 e mac snow leopard e não sinto essa lentidão … tenho 8 gb de ram … 250 gb de hd + outro hd de 1T com o win 7 em dual boot com o ubuntu … não chamaria milisegundos de diferença de lentidão, mas recomendaria fortemente o AMD, por se um processador ao que parece mais flexível … o "T" pode ser tatú, Taurus … entre outros … abçs …
    Pierre. (simples usuário).

  10. Elielson diz:

    Ainda não tive Quaisquer problemas com o Ubuntu 13.04… Uso um pc com três monitores conectados em apenas uma placa de vídeo e não tive problema algum com relação a velocidade… Uso uma placa de vídeo Nvidia Que está com uma versão bem recente da tecnogia TEGRA.

  11. Fernando diz:

    Sabe quando o meu Ubuntu ficou literalmente rápido?

    Quando eu abandonei o Chrome e fui para o Firefox!

    Antes disso a máquina ficava quase sempre em SWAP – pois sou desenvolvedor e preciso usar ferramentas como o Eclipse, por exemplo – com um uso de SWAP de quase 2 GB, provocando a lentidão no PC.

    Depois que mudei para o Chrome, agora a memória RAM do meu PC chega a…sobrar, dos 4 GB de RAM, cerca de 2 GB estão quase sempre liberados.

    E o Unity? Bom, nunca tive problemas de performance com ele. ;)

    Absç.

    PS: Specs da máquina: Core i5 650, 4 GB de RAM e HD de 1 TB.

    PS 2: Desligar alguns serviços também ajuda, mas não tanto quanto parar de usar o Chrome. =)

  12. Gramathur diz:

    Tartaruga? :/
    Má escolha!

    O Mint então será o coelho…!?

  13. Daniel diz:

    tartaruga = lentidão

  14. Davis diz:

    No meu PC o Ubuntu roda sem maiores problemas e sem essa lentidão toda que o pessoal comenta. Nem todo mundo vive com máquinas do começo do século. É justo que o sistema operacional ofereça mais recursos gráficos acompanhando a evolução natural da informática. E mesmo em máquinas nem tão modernas, o Ubuntu 13.04 se comporta bem.

    Para quem tem máquinas mais antigas, use outro SO, mas não critique o Ubuntu baseando-se em seu hardware obsoleto.

    • Claudinei diz:

      Você que deve estar usando o Ubuntu apenas para ler e-mails e navegar, porque mesmo em maquinas como Intel i7 com 16 GB de RAM o Ubuntu trava e causa lentidão quando utilizado com ferramentas de desenvolvimento de software, por exemplo.

      • Cláudio Novais diz:

        Olá Claudinei,

        Sinceramente não acho que seja assim tão pesado. Ele realmente é pesado comparativamente com todos os outros ambientes gráficos, mas esse peso é dificil de o ver em computadores atuais. Nos computadores modernos (potentes) o problema da performance do UNity só pode ser encontrado na bateria, que é descarregada mais depressa. De resto ele não é lento, mesmo! E sim, uso programas de desenvolvimento.

        Se você acha que é lento no seu computador, é altamente provável que você não tenha alguns drivers instalados corretamente!

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Davis, na verdade, apesar de em computadores rápidos não se sentir a velocidade a abrandar com o uso do Unity, na verdade quem tem laptops sente bem a diferença na bateria.

      E esta diferença na bateria é tão notória que prova que há um processamento muito superior no caso do Unity. Este processamento superior poderia ser associado aos efeitos gráficos do Unity, no entanto, ele não tem efeitos praticamente nenhuns, tem apenas um dash transparente. Se comparar com o Elementary, este se calhar até tem mais pormenores gráficos e é consideravelmente mais rápido!! E comparar com um ambiente KDE, isso nem se fala! O sistema é super complexo em termos de efeitos visuais e continua a ser muito mais leve que o próprio Unity.

      Em todo caso, apesar de ser pesado, uso-o diariamente porque simplesmente acho-o de longe o mais prático, o que tem a melhor usabilidade, pelo menos para os meus gostos sim! ;)

      • Guilherme diz:

        Tenho um netbook Asus 1215B, equipado com AMD C-50, 2 GB de RAM e vídeo onboard de 256 MB. Pelos exaustivos testes, o Unity é o ambiente mais rápido, mesmo em um máquina fraca, que não aguenta direito nem o sistema padrão, Windows 7 Starter. Tanto Gnome, quanto KDE se mostraram mais pesado e maiores consumidores de bateria.

        • Você é a primeira pessoa a dizer isso. Não vou dizer que está errado, se fez os testes, tudo bem, mas é algo raro o que me está a contar. Em todo o caso, convido-o a fazer uma gravação de um vídeo nos vários ambientes a ver qual o que consegue ter mais FPSs. No Unity claramente se sente que é mais pesado, se bem que no no Ubuntu 13.04 esse diferencial negativo desceu consideravelmente!

          • Neto diz:

            O problema real do Unity é ele ser um plugin rodando em cima do Compiz, assim a "agilidade" percebida da interface depende mesmo é do processamento da GPU, que varia muito de máquina para máquina. Este deve ser um dos motivos da pressa da Canonical em implementar o Mir.

            Fora isso, há muita coisa na infraestrutura do Unity e de quaisquer outros ambientes que não se relaciona com a parte gráfica e que pode ser configurado diferentemente (indexação, etc.), e isso também pode gerar resultados muito diferentes de máquina para máquina.

  15. Nathan dos Santos diz:

    Cá entre nós, quando nos lembramos de uma tartaruga, não é o seu casco protetor que vem em mente, e sim, a sua "lentidão". Em nome do marketing, escolham outro animal (nem precisa ser um animal, Torvalds já é bem criativo!)

  16. É sempre uma tristeza ler o quanto o Ubuntu ficou pesado e lento com o tempo. Lembro que comecei a usar ele justamente por ser leve e ágil

  17. Claudinei diz:

    Tartaruga cairia realmente como uma luva devido a lentidão do Ubuntu com Unity. Infelizmente.

Deixe um comentario