Apesar de muitas vezes existir alguma discórdia relativa a certas decisões do Ubuntu, na verdade ele é altamente comunitário. Um dos motivos desta afirmação é o facto de apresentar regularmente eventos de discussão de novos objetivos e de análise dos já alcançados. Os eventos mais conhecidos chamam-se os Ubuntu Developer Summit, ou simplesmente o acrónimo UDS.
O próximo Ubuntu Developer Summit decorrerá na próxima semana entre os dias 27 e 29 de Agosto. Atualmente ainda estão a organizar os vários assuntos a serem debatidos, mas já existe algumas confirmações, na sua maioria relativas à área de servidores (nuvem).
Inicialmente estes eventos chamados de Ubuntu Developer Summit decorriam um pouco por todo o mundo e normalmente de 6 em 6 meses. Houve muitos utilizadores do Ubuntu que tiveram a sorte de poder participar gratuitamente nesses eventos. No entanto, muitos outros utilizadores acabavam por não poder assistir.
Por esse motivo, a Canonical resolveu tornar estes eventos completamente virtuais, onde as discussões/apresentações são feitas publicamente para todo o mundo, via Hangouts da Google. Com esta alteração, a Canonical resolveu encurtar também a janela temporal de 6 meses para 3 meses. Quer isto dizer que de 3 em 3 meses ocorrem estes eventos.
No último evento, em Maio, houve um foco claro na definição de objetivos a serem implementados nos meses seguintes para o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander. Agora, passados 3 meses, este evento será focado na análise do que já foi desenvolvido até ao momento relativamente a esses objetivos. De uma forma geral, este evento centra-se na análise do estado atual do Ubuntu 13.10.
Se analisarmos o cronograma do Ubuntu 13.10, vemos que no dia 29 de Agosto existe a chamada “Feature Freeze”, traduzindo de forma literal é o congelamento das funcionalidades. Este dia obriga que não se implemente mais nenhuma nova funcionalidade. A partir deste dia os programadores têm de se focar apenas na correção de bugs para tornar o software o mais estável possível.
Se você estiver atento vai ver que este dia 29 coincide com o último dia da UDS. Provavelmente isto é propositado visto que a UDS irá centrar-se na análise do que foi feito e, caso haja algum objetivo que não tenha sido alcançado provavelmente vai ser descartado. Um exemplo disso foi as lentes inteligentes que eram para ser usadas por padrão no Ubuntu 13.04 e foram descartadas/adiadas para o Ubuntu 13.10.
Mas uma UDS não se centra apenas na análise do que está feito, aliás a última foi praticamente uma abordagem do que se podia implementar para o Ubuntu 13.10. Nesse sentido, esta UDS tem já uma lista de objetivos a serem abordados, atualmente 18 confirmados, dentro de 27.
Ao contrário do que se imaginava, atualmente existe um foco claro na área de servidores, mais precisamente na nuvem. Claro que ainda faltam alguns dias para a definição de todos os aspetos a serem abordados, o que significa que o Ubuntu Touch, como era de espera seja também bastante abordado. Aliás, existe já algumas blueprints sobre o Ubuntu Touch que você pode ver no link acima.
Ainda sobre a questão de haver vários aspetos relativos à área de servidores, segundo um mail escrito por Daviey Walker, na UDS não será feita uma discussão a 100% mas, sim, uma espécie de apresentação do que foi desenvolvido nos últimos 3 meses depois de terem definido os objetivos. Isto ocorre porque já houve essa discussão ao nível interno, na Canonical, e agora vão fazer algo similar mas publicamente.
Um dos aspetos que achei bem interessante a ser discutido, foi registado por Evan Dandrea e basicamente centra-se na análise de como serão abordados os relatórios de erros dos pacotes “Click” que têm claramente o objetivo de disponibilizar software proprietário. Ora, os relatórios de erros normalmente trazem informações especificadas do código fonte onde ocorreu o erro, no entanto, ao ser proprietário isso estará ofuscado. Certamente será uma discussão bem interessante de se acompanhar.
Por fim, não posso deixar de abordar o tema “Ubuntu Edge”, a campanha de pedido que fundos que está a poucas horas de terminar e que em princípio não será bem-sucedida, visto que ainda vai em cerca de 12 Milhões de investimento e precisa de 32 Milhões para que realmente receba o dinheiro. Acredito que o pessoal da Canonical tivesse em vista algumas apresentações na UDS que provavelmente vão acabar por ficar na gaveta.
Onde posso acompanhar a UDS?
Tal como referido a UDS decorrerá nos dias 27, 28 e 29 de Agosto de 2013. Ainda não existe um horário definido, mas normalmente os dias ficam preenchidos, ou seja, há sessões de manhã e de tarde. Todas as discussões serão públicas através dos Hangouts do Google. Quando os horários forem publicados, você apenas precisa de clicar na discussão que quer acompanhar e será redirecionado para o Youtube para ver em direto ou então ver o vídeo das discussões que já foram realizadas.
Para mais informações e inclusive o horário para poder aceder aos Hangouts, veja a página oficial do evento: