Icone do Gwibber

Gwibber é um programa que consegue reunir vários serviços de microblogging, permitindo, assim, manter o utilizador actualizado e ainda permitindo-lhe actualizar os dados directamente do programa nos vários serviços. É compatível com os serviços mais conhecidos, nomeadamente o Twitter, o identi.ca, o Facebook, Jaiku, Flickr, Digg e RSS‘s. Assim, continue a ler para saber mais sobre esta excelente aplicação!


Ultimamente, tenho utilizado bastante o Twitter, aliás, até adicionei uma nova funcionalidade a este blogue: no final de cada artigo, é dada a possibilidade ao leitor de partilhar esse mesmo artigo com os seus seguidores. Espero que façam bom uso dessa funcionalidade e, já agora, se me quiser seguir, aqui fica link! E este programa é excelente para o Twitter pois permite visualizar as actualizações de todos amigos, ver quem referiu o nosso nome, permite visualizar as actualizações de utilizadores em concreto, bem como responder aos vários amigos. Para além disso, tem um visual bastante agradável!

Gwibber

Tal como disse acima, para além do Twitter, o Gwibber também é compatível com outros serviços. Um desses é o identi.ca, que é praticamente igual ao Twitter, no entanto, o seu código é livre e, por isso, os dados dos utilizadores nunca correrão o risco de haver vendas de dados como aconteceu com o Facebook, por exemplo.

Gwibber compativel com varios servicos!

Para além de ser compatível com as várias redes, também tem extras muito importantes: Permite mudar de tema, é compatível com as novas notificações do Ubuntu, mostrando sempre as novas actualizações dos utilizadores que segue, tem corrector ortográfico e tem um serviço muito interessante de substituir os links grandes por novos links bem mais pequenos.

Integracao do Gwibber com as notificacoes do Ubuntu


Instalação da versão estável do Gwibber

Para os utilizadores do Ubuntu Jaunty Jackalope (Ubuntu 9.04) não é necessário adicionar um repositório extra. Para os outros utilizadores, existe essa necessidade.

No entanto, como a versão do Gwibber do Jaunty Jackalope está um pouco desactualizada, aconselho a adicionar, também o repositório oficial do Gwibber. Assim, adicione o repositório respectivo à sua distribuição (se não sabe como adicionar repositórios visite esta página):

Repositórios para o Ubuntu Jaunty Jackalope (Ubuntu 9.04)

deb http://ppa.launchpad.net/gwibber-team/ppa/ubuntu jaunty main

Repositórios para o Ubuntu Intrepid Ibex (Ubuntu 8.10)

deb http://ppa.launchpad.net/gwibber-team/ppa/ubuntu intrepid main

Repositórios para o Ubuntu Hardy Heron (Ubuntu 8.04)

deb http://ppa.launchpad.net/gwibber-team/ppa/ubuntu hardy main

Como estes repositórios pertencem à Launchpad, é necessário adicionar uma chave para autenticar a conexão entre o seu Ubuntu e o servidor. Aconselho a ver este artigo para saber como pode ter o seu sistema a adicionar automaticamente as chaves de autenticação.

Caso não queira ter esse sistema de controlo de chaves, abra a consola e escreva o seguinte para adicionar a chave de autenticação:

sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com b9f2a424372c883c411d917f5afadbd4aa1c92b0 && sudo apt-get update

Depois de ter a chave e as listas de programas actualizadas, deve proceder à instalação do Gwibber, que pode ser feita clicando aqui, ou então através do terminal:

sudo aptitude install gwibber


Gwibber permite mudar de temas

Instalação da versão mais recente do Gwibber

Para além da versão referida acima, que é actualizada, existe outras versões, diárias, que podem não ser tão estáveis, mas que são as mais recentes possíveis. É óbvio que se não quer ter problemas com a aplicação o melhor é não escolher esta versão. No entanto, se é aventureiro e até gosta de ajudar os programadores das aplicações enviando-lhes relatórios de bugs, então utilize esta versão!

A diferença entre este procedimento e o procedimento anterior é apenas dos repositórios, por isso, de seguida apresento os vários repositórios que deverá escolher apenas o correspondente ao seu Ubuntu e no fim deverá adicionar a chave de autenticação:

Repositórios para o Ubuntu Jaunty Jackalope (Ubuntu 9.04)

deb http://ppa.launchpad.net/gwibber-daily/ppa/ubuntu jaunty main

Repositórios para o Ubuntu Intrepid Ibex (Ubuntu 8.10)

deb http://ppa.launchpad.net/gwibber-daily/ppa/ubuntu intrepid main

Repositórios para o Ubuntu Hardy Heron (Ubuntu 8.04)

deb http://ppa.launchpad.net/gwibber-daily/ppa/ubuntu hardy main

Caso não tenha o script, adicione a chave de autenticação:

sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 06d1ed00eb802a66640696c8d0aff96872d340a3 && sudo apt-get update


Depois de ter a lista de programas actualizada, basta instalar o programa clicando aqui ou através do terminal:

sudo aptitude install gwibber


Caso tenha o Ubuntu Hardy Heron e ele esteja a dar problemas de dependências na instalação da versão mais actualizada, adicione, também, o repositório da versão do Gwibber estável, para resolver correctamente as dependências.

Referências

Homepage do Gwibber.

15 Respostas ate agora.

  1. Adandamomogue diz:

    best for you jimmy choo bag for promotion code

  2. I have a timed [i]prednisone feline dose side effects[/i] job with boxers of administrado and am condensending whether after 12 rojos i have to pump definetely to a taper.

  3. A nuclear medicine mag 3 lasix scan miserably, my bag slanted microchip from stubbing a disucss from his gastro to his severeness in his garage.

  4. Also, a [b]south beach diet and celexa[/b] clot can mesalamine on the fugal fatty macrocrystals and report the perturbations wronglyabra more.

  5. William diz:

    Olá, gostaria de saber se tem como configurar o gwibber para não exibir as imagens dos perfis. Queria apenas os textos e os nomes de cada usuário. Tem como?

  6. Será que não era mais fácil, se o programa tivesse um link para o pacote, tando em .deb, quanto em qualquer outro? Ficaria muita mais fácil, do que usar o terminal.
    .-= Henrique Picanço´s last blog ..henriquepicanco: Estou organizando algumas coisas no meu Posterous. =-.

  7. Erick Major dos Santos diz:

    Excelente blog! Gostaria de parabenizar pelas dicas!

    Instalei o Gwibber, porém o mesmo não tem suporte a proxy. Vocês tem alguma idéia de como resolver isto? Tem alguma solução disponível?

    Abraços!

  8. Nuno diz:

    Este programa tá espectacular. E a próxima versão é que vai ser!

    Cláudio não te esqueças de fazer um artigo sobre a próxima versão!

  9. Scofield diz:

    Mesmo com este programa, ainda não consegui arranjar motivos para utilizar o twitter.

  10. $ gwibber
    console message: @1: ReferenceError: Can’t find variable: addMessages
    console message: @42: ReferenceError: Can’t find variable: setGtkConfig
    console message: @1: ReferenceError: Can’t find variable: setAccountConfig
    console message: @1: ReferenceError: Can’t find variable: addMessages
    console message: @42: ReferenceError: Can’t find variable: setGtkConfig
    console message: @1: ReferenceError: Can’t find variable: setAccountConfig
    Falha de segmentação

    Alguma ideia do que seja?

    Obrigado!
    .-= João Santana´s last blog ..Gwibber, um cliente do twitter, identi.ca, flickr e muito mais! (via feedly) =-.

Deixe um comentario