RedNotebook, um diário digital para o Ubuntu

Publicado por a 3 de Setembro, 2009
11 Comentários
Categorias: Sem categoria Tags:

Icone do RedNotebookO RedNotebook é um diário digital que permite ao utilizador guardar todas as suas notas e pensamentos de uma maneira bastante organizada. O RedNotebook inclui um calendário para poder navegar pelas várias entradas que o utilizador escrever. Para além disso, disponibiliza uma nuvem de palavras que mostra a palavras mais utilizadas nos seu textos. Tal como qualquer editor de texto permite formatar o texto, adicionar etiquetas e ainda utilizar modelos parar tornar a escrita mais rápida. É, por isso, uma excelente escolha para todos aqueles que gostam de guardar os seus pensamentos diários!

As funcionalidades desta aplicação são muitas e por isso apenas apresentarei as mais importantes, que provavelmente qualquer  utilizador gosta de ter. Exemplo de uma funcionalidade que qualquer utilizador gosta de ter é um modo de auto-completar enquanto que digita os textos (funcionalidade ainda em desenvolvimento).

A inserir conteudo no RedNotebook

Outra funcionalidade interessante desta aplicação é a utilização de variáveis nos modelos que são totalmente personalizáveis. Assim, o utilizador poderá adicionar no título, por exemplo, o dia e a data da entrada que está a escrever sem ter nenhum trabalho, apenas escolhendo um modelo que já tenha incluídas essas variáveis.

O RedNotebook permite, para além de formatar os textos (adicionar negritos, itálicos e/ou sublinhar), adicionar imagens, links e até ficheiros. Esta funcionalidade é muito interessante pois faz com que este programa não seja só um agregador de pensamentos mas, sim, um agregador de informação bastante completo e organizado. Por exemplo, pode ser bastante importante para os alunos, pois podem escrever as suas notas diárias de cada disciplina e, se necessário, podem adicionar fotos da aula ou mesmo pdf‘s disponibilizados pelo professor.

Nuvem de palavras do Rednotebook

Por fim, relativamente às funcionalidades, o RedNotebook vai guardando a informação automaticamente em ficheiros de texto e possibilita a exportação dos conteúdos para ficheiros HTML ou LaTeX.

Apesar de todas as funcionalidades excelentes, esta aplicação, como ainda é relativamente nova, não tem uma apresentação boa das várias entradas. Ou seja, todas essas formatações e imagens que se pode pôr, não são imediatamente visiveis na aplicação. Apenas são visíveis depois de exportar para os ficheiros comuns ou então clicando em “Preview”, não tendo um modo intermédio em que se pode estar a editar e a ver o texto já formatado como acontece com o OpenOffice, por exemplo. Esperemos que este pequeno problema seja trabalhado o mais rápido possível!

Exemplo de uma entrada esportada para HTML


Adicione o repositório da aplicação

Se o seu Ubuntu não é o Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10), então, para ter esta aplicação, deverá adicionar o repositório oficial do RedNotebook. Assim, conforme a versão do seu Ubuntu adicione um dos seguintes repositórios (se não sabe como adicionar repositórios visite esta página):

Repositórios para o Ubuntu Jaunty Jackalope (Ubuntu 9.04)

deb http://robin.powdarrmonkey.net/ubuntu jaunty/

Repositórios para o Ubuntu Intrepid Ibex (Ubuntu 8.10)

deb http://robin.powdarrmonkey.net/ubuntu intrepid/

Repositórios para o Ubuntu Hardy Heron (Ubuntu 8.04)

deb http://robin.powdarrmonkey.net/ubuntu hardy/

Depois de adicionar o repositório, deve adicionar a chave de autenticação para tornar a conexão entre o seu computador e o servidor mais seguro. Para tal, abra o terminal e escreva o seguinte:

sudo apt-key adv --keyserver pgp.mit.edu --recv-key FF95D333 && sudo aptitude update


Instalação

Depois de ter o repositório instalado, e de ter as listas de programas actualizadas, poderá instalar o RedNotebook clicando aqui ou, então, escrevendo no terminal o seguinte:

sudo aptitude install rednotebook

RedNotebook

Referências:

Homepage do RedNotebook;
RedNotebook no SourceForge;


11 Respostas ate agora.

  1. fscosta diz:

    Olha,

    Estou com um problema para baixar as keys aqui do serviço, pois a rede é bloqueada nessa porta do PGP.

    Já pedi para abrirem e eles informaram que nao vao abrir e ponto.

    Tem como baixar as keys offline (em casa) pra eu poder inserir aqui no serviço, via pendrive, por exemplo?

    Abçs,
    .-= fscosta´s last blog ..Helio Schwartsman :: “É difícil separar governo de campanha” =-.

  2. lucasgf diz:

    Estava aproveitando bastante esse aplicativo,porém no meio de uma edição ele travou, apareceu a mensagem “”A janela Rednotebook não está respondendo.”

    Agora quando tento abri-lo fica como está na imagem abaixo
    http://img42.imageshack.us/img42/5483/capturadetelalm.png

    Até o ícone da bandeja está com erro.

    Tentei reinstalar pelo Synaptic, mas não resolveu.

    Alguma outra opção?

  3. [...] RedNotebook, um diário digital para o Ubuntu [...]

  4. Araken diz:

    Não esta traduzido?

  5. [...] RedNotebook, um diário digital para o Ubuntu Ir para o artigo original [...]

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!